Cachorro
5 min
Como saber se o cachorro está com febre é mais fácil do que parece. Os cães, assim como nós humanos, podem sofrer com o aumento da temperatura corporal, e as causas mais comuns são bem parecidas.
Claro que uma simples “mão na testa” não é o suficiente para diagnosticar um cachorro com febre. Mas, calma, alguns sinais de comportamento já indicam que o pet não está muito bem e, por isso, precisa de uma ida ao médico-veterinário.
Continue a leitura e veja tudo o que você precisa saber sobre febre em cachorro, os principais sinais, causas mais comuns e como ajudar o seu filho de quatro patas a melhorar o quanto antes. Vamos lá?
A princípio, a aferição da temperatura dos cães é feita com termômetro via intrarretal. Por esse motivo, não é indicado que você faça isso em casa sem a ajuda de um profissional.
Além de ser um momento desconfortável, se feito da forma errada, pode causar ainda mais problemas. Por isso, o diagnóstico prévio é feito com base em alguns dos sintomas, que são:
Reparou na semelhança dos sinais? Basicamente, um cachorro com febre age de maneira parecida com uma pessoa em estado febril, que tem dificuldades para se levantar da cama e não sente fome ou sede.
Caso o seu pet apresente algum desses comportamentos, o recomendado é levá-lo ao médico-veterinário para um check-up. Apenas o profissional poderá fazer um diagnóstico preciso sobre o estado de saúde dele.
A temperatura normal dos cães varia entre 38,3 ° C e 39,2° C. Acima disso já é considerado febre. Ao ultrapassar 41° C, o cãozinho pode ter seu organismo afetado e, consequentemente, correr sérios riscos de vida.
Os cães regulam a temperatura corporal por meio da língua, do focinho e dos coxins (as almofadinhas das patas). Portanto, por meio do focinho e das orelhas quentes também é possível saber se o cachorro está com febre.
Quando a temperatura corporal está mais alta, é comum que o pet fique com o focinho seco e mais quente que o normal, além de respirar de maneira mais ofegante.
Porém, vale lembrar que o nariz e as orelhas podem esquentar por conta de outros motivos, como cansaço após uma atividade física ou simplesmente pelo calor.
Logo, se o focinho e as orelhas do seu filho de quatro patas estiverem quentes, mas ele não apresenta nenhuma mudança de comportamento citada acima, dificilmente ele estará em estado febril.
A febre não é uma doença, mas sim uma reação do organismo canino a alguma anomalia. Em outras palavras, ela é apenas um sintoma de um outro problema de saúde.
Mas o que pode causar febre em cachorro? Infecções por bactérias, fungos ou vírus são as causas mais comuns. Porém, algumas doenças também podem elevar a temperatura corporal do pet, como otite, cinomose, parvovirose, entre muitas outras.
Isso aumenta ainda mais a importância de levar o cãozinho ao médico-veterinário. Afinal, a febre quase sempre está atrelada a um outro problema de saúde que pode precisar de um tratamento específico.
Seu cachorro tomou vacina e aparentemente está com febre? Saiba que isso é considerado normal, já que o aumento da temperatura corporal é apenas uma resposta do organismo canino à substância injetada.
Porém, a febre após a vacina só é considerada normal no máximo até 48 horas após a injeção. Portanto, se o seu pet tomou vacina há mais de dois dias e ainda apresenta sinais de febre, o ideal é levá-lo para uma avaliação em um médico veterinário.
Um cachorro com febre precisa se manter muito bem nutrido e hidratado, para que o seu organismo se recupere o mais rápido possível.
Você deve estimular o seu pet a comer e tomar água normalmente durante o dia. Use petiscos e rações úmidas a seu favor, além de frutas e outros alimentos que ele gosta.
É importante seguir a prescrição do médico-veterinário à risca. Afinal, os medicamentos são fundamentais para acelerar a recuperação do seu peludo.
Os tratamentos variam de acordo com cada problema. Se o seu pet teve uma reação à vacina, por exemplo, o profissional poderá prescrever um antitérmico e sugerir suplementos e vitaminas. Em casos de infecção, remédios antibióticos podem ser a solução.
Por esse motivo, a ida ao profissional deve ser feita logo ao notar os primeiros sinais. O tratamento logo no início é fundamental para manter a saúde do pet em dia, pois a febre em estágio avançado pode causar desidratação e, por consequência, diversos problemas de saúde.
Manter o seu pet nutrido e bem hidratado é a melhor forma de baixar a febre no cachorro, assim como passar uma toalha molhada em água gelada nas patas e atrás das orelhas.
Se possível, evite medicar o seu cachorro por conta própria, combinado? Isso porque oferecer medicamentos sem prescrição numa dose elevada pode causar lesões, infecções e até intoxicações.
A melhor forma de prevenir a febre em cachorro é levando-o com frequência ao médico-veterinário. Os check-ups, que devem ser feitos ao menos uma vez por ano, servem para garantir que qualquer problema de saúde seja diagnosticado o mais rápido possível.
Veja a seguir outras dicas para manter o seu peludo bem longe da febre:
A carteirinha de vacinação do seu cachorro está em dia? Se sim, perfeito! Esse é o primeiro passo para prevenir uma série de problemas de saúde (incluindo a febre). Agora, caso a resposta seja negativa, o ideal é atualizá-la o quanto antes.
Portanto, manter a carteirinha de vacinação em dia vai proteger o seu peludo contra doenças infecciosas, além de ser um item necessário, como em viagens com o pet.
A alimentação é um dos pilares para oferecer uma vida saudável ao seu cãozinho. Uma dieta balanceada com todos os nutrientes necessários para o organismo dele, além de água fresca à vontade, vai contribuir para a prevenção de diversos problemas de saúde.
O ambiente do seu pet precisa ser limpo e higienizado com frequência. Essa é uma forma de evitar a presença de parasitas no local. Mas cuidado com o uso de produtos de limpeza, pois o cheiro pode causar incômodo no animal.
Em dias mais quentes, sombra e água fresca! Em dias frios, uma cama quentinha e uma roupinha para os passeios. Lembre-se: o cuidado com as temperaturas diárias é muito importante para manter o pet saudável.
Por último, mas não menos importante, o uso de um bom antipulgas e carrapatos regularmente é uma das melhores maneiras de prevenir parasitas que podem causar febre, mal-estar e doenças graves.
No pet shop online da Tudo de Bicho, você encontra diversas opções de antipulgas e carrapatos para deixar o seu amiguinho peludo sempre protegido. É só clicar no banner aqui embaixo e conferir!
Somos uma equipe apaixonada por animais! Buscamos ajudar os tutores de pets em diversos cuidados e necessidades. Por isso, nos dedicamos para oferecer os melhores conteúdos e produtos para cachorros, gatos, aves, roedores, peixes e outros bichinhos! 🐶🐭🐱🐰🦜😍
Cachorro
5 min
Destaques
3 min