Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Comportamento canino

Quando o cãozinho late, abana o rabo ou fica te olhando com aquela carinha e olhinhos brilhantes, ele sempre sempre quer dizer algo! Mas às vezes, com tantos comportamentos diferentes, fica complicado decifrar e diferenciar um recado do outro né?! 

É extremamente importante compreender nossos aumiguinhos, porque além de saber lidar com as necessidade dele, a sintonia da dupla pet e tutor fica imbatível. Por isso, estamos aqui para te ajudar nessa missão. 

Começando pela comunicação corporal do cãozinho. Por exemplo, quando ofegante, não quer dizer que ele está cansado, mas sim tentando amenizar o calor e equilibrar a temperatura do seu próprio corpo. Enquanto nós suamos, cachorros liberam o calor do corpo pela boca. 

E aquela mania de arrastar o bumbum no chão? 

Cachorros fazem isso quando sentem coceira ou desconforto na região anal. Uma das causas mais comuns é a saturação das glândulas, que são esvaziadas após o cachorro fazer suas fezes. Mas em alguns casos, esse esvaziamento não é muito eficiente, e essas glândulas vão ficando cheias e incomodando os bichinhos. Em caso de coceira em excesso, procure o veterinário!  

Coceira indica pulga, certo? 

Não necessariamente. Cães podem se coçar por necessidade fisiológica, sem que isso indique a presença de parasitas ou de doenças, sendo um hábito norma. A preocupação deve surgir quando eles passam a fazer isso com maior frequência e por muito tempo.

Nesse caso, procure um médico veterinário para constatar se é alguma alergia ou as temidas pulgas e carrapatos. Ele irá receitar o antipulgas ou medicação adequada para o porte e o peso do seu pet.

Lembrando que em nosso site, você encontra diversos medicamentos para tratamento de alergias, para a pele e claro, uma variedade de antipulgas. Tudo para garantir a saúde do seu AUmigo. 

Ah, sabe aquelas famosas lambidinhas de amor? Quando os cães costumam lamber o rosto das pessoas? Pois é, muitos pensam que essa é uma forma de demonstrar afeto. Mas, não é!

Essas lambidinhas no rosto dos tutores são na verdade para descobrir o que eles comeram naquele dia. 

A conexão real entre cães e seus tutores se dá através do olhar. Por exemplo, quando seu cachorro começa a te encarar, é a maneira que ele encontrou de demonstrar que está esperando algo, seja comida, carinho, atenção ou até mesmo uma brincadeira.

Já aquele olhar fixo para pessoas ou para outro cão, representa dominação ou agressividade, junto com o arrepio do pelo e o movimento do corpo para frente. 

Um olhar atento é bem diferente de um congelado. Os cães costumam piscar para mostrar que são amigáveis e desviam o olhar quando estão inseguros.

E as orelhas?

Bom, quando estão em pé representam atenção e alerta. Para trás acompanhando um rabinho balançando, indicam uma atitude amiga. 

Atenção ao pescoço e costas

Cães confiantes deixam o pescoço reto e ereto, assim como as costas. Logo, cães inseguros deixam o pescoço abaixado e as costas curvadas, passando a ideia de submissão e de que não são perigosos. 

Mas e a cauda?

Ah, essa é o principal indicador de humor canino. Quando confiante, o bichinho mantém a cauda ereta. Já quando a coloca entre as pernas, demonstra medo e estado de submissão. Agora, balançar a cauda rápido, significa alegria e excitação. Deixá-la ereta com movimentos lentos demonstra confiança cuidadosa, aquela com uma “patinha atrás”. 

Já quando parada, esticada e sem nenhum movimento, significa algum problema, e é melhor se afastar.

Além de tudo, quem tem um cãopanheiro em casa, já notou que ele é muito intuitivo, do tipo capaz de perceber se o tutor está triste ou se sentindo mal. 

Bom, agora vamos mais a fundo quanto a comunicação verbal, essa, apresenta uma infinidade de sons, como: 

  • Uivo: usado para sinalizar presença de um cão aos outros e para afastar possíveis ameaças. Alguns doguinhos também uivam quando estão sozinhos, demonstrando tristeza, por exemplo quando o tutor sai para trabalhar. 
  • Grunhido: um rosnado baixo e meio rouco indicando satisfação e prazer quando recebem carinho. 
  • Latido: pode ser usado como alerta, pedido de atenção ou demonstração de excitação.
  • Ganido: os filhotes costumam ganir para receber atenção de suas mamães. Já os adultos também emitem esse som alto e constante para pedir atenção do tutor quando querem comida, passeios ou mimos. 
  • Grito: essa é a reação do cão a dor, como uma pisada na pata, por exemplo. Eles também gritam quando estão muito ansiosos.  
  • Rosnado: é um aviso do cão antes de ter uma atitude mais agressiva. Mas também pode ser relacionado a uma brincadeira mais “intensa” com outros cães ou com o tutor. 

Com essas dicas, o entrosamento entre você e seu AUmigo vai melhorar muito!

E se você gostou do post ou tem alguma dúvida, deixe um comentário e nossa veterinária parceira Verônica Delpino irá responder.

Texto revisado por Verônica Delpino, veterinária parceira da Tudo de Bicho. CRMV SP. 33.925

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

    Comentários

    1. Alexandre Castro disse:

      Dicas muito legais, com texto bem leve e coloquial. Aguardo novas dicas! Valeu!

    2. Sarah Castro disse:

      Obrigado pelo carinho Alexandre! Continue acompanhando nosso Blog, estamos sempre postando novas dicas!

    3. Karin disse:

      Adorei o teste e dicas aguardo sempre mais eu msm é a primeira vez que tenho esse grande amigo e. Está me ajudando e muito eu msm tho depressão essa cachorrinha está me ajudando só tenho que agradecer a Deus por ela está em mha vida hj

      1. Sarah Castro disse:

        Olá Karin, tudo bem?
        Os bichinhos aquecem nosso coração e trazem muito significado para a vida não é mesmo? Ficamos muito felizes em saber o bem que sua cachorrinha te faz e em poder te ajudar nos cuidados dela com as dicas no blog 🙂
        Continue acompanhando as novidades aqui!

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo