Cachorro
2 min
Você sabia que as cadelas podem passar por uma prenhez que só acontece na mente delas? Isso se chama “gravidez psicológica em cachorro” e é mais comum do que se imagina.
Mesmo sem ter cruzado com um macho e sem filhotes a caminho, a cadela pode achar que vai ser mamãe. Ela começa a agir como se estivesse esperando bebês, cuidando de brinquedos como se fossem seus filhotinhos e, inclusive, até pode produzir leite materno!
Apesar de parecer inofensivo, é importante ficar de olho, pois a condição pode trazer problemas sérios para a saúde do pet.
A seguir, veja tudo o que você precisa saber sobre o tema: os principais sintomas, as causas mais comuns e, claro, o que fazer quando a cachorra está com gravidez psicológica. Confira!
A gravidez psicológica em cachorro, também conhecida como pseudociese ou pseudogestação, nada mais é do que um um distúrbio hormonal que pode acontecer com qualquer cadela que não seja castrada.
Imagine o corpo do bichinho como uma fábrica de hormônios. Às vezes, essa fábrica se confunde e envia sinais errados, fazendo a cadela acreditar que está grávida. Então, ela começa a preparar um ninho, fica mais carinhosa ou até mesmo um pouco protetora, como se estivesse se preparando para cuidar de seus filhotes.
Esse distúrbio afeta diretamente o instinto materno que todos os cães têm naturalmente. Para se ter uma ideia, existem casos de gravidez psicológica em cadelas que chegam a produzir leite materno!
Saiba que esse problema nunca deve ser ignorado, pois, dependendo da intensidade, pode provocar complicações um pouco mais sérias. Por isso, é preciso investigar ao notar os sinais.
Quando uma cadela passa pela gravidez psicológica, ela mostra vários sinais que indicam que ela está esperando filhotinhos. Aqui estão alguns sintomas para ficar de olho:
Alterações físicas | Inchaço nas mamas e na região abdominal, produção de leite, aumento de peso e secreção vaginal. |
Comportamento maternal | A cadela começa a tratar brinquedos ou objetos como se fossem seus filhotes, carregando-os para todo lado e até “ninando”. |
Mudanças no apetite | Ingestão de comida inferior ou superior ao habitual, assim como enjoos. |
Ninho | O animal começa a criar um cantinho especial na casa, como se estivesse preparando um lugar aconchegante para os filhotes. |
Alterações no comportamento | A carência aumenta, e a cadela procura mais carinho e atenção ou, em alguns casos, fica mais isolada e quieta. |
Se você notar os sintomas de gravidez psicológica em cadelas, é uma boa ideia levá-la ao médico-veterinário. O profissional pode realizar o diagnóstico e dar dicas de cuidados nesse período.
A gravidez psicológica acontece por conta de uma “confusão” hormonal. Depois do cio, o corpo da cadela se prepara para uma possível prenhez e, mesmo sem filhotes a caminho, os hormônios, como a progesterona e a prolactina, podem continuar agindo como se ela estivesse prenhe.
Esses hormônios são os responsáveis por preparar o útero e as mamas para os filhotes. Quando estão em níveis altos, podem enganar o corpo da cadela.
A partir disso, além das alterações físicas, esse distúrbio hormonal afeta diretamente o psicológico, aflorando o fortíssimo instinto materno delas.
A única causa aceita até o momento pela medicina veterinária é ligada aos hormônios. Portanto, não existem raças de cães propensas a desenvolver esse problema ou qualquer outro fator que desencadeie a prenhez psicológica.
Embora a gravidez psicológica em cadelas seja um fenômeno natural, não podemos esquecer que, em alguns casos, pode trazer riscos sérios para a saúde delas, como:
Lembre-se: cuidar da saúde dos pets é um ato de amor e carinho. Por essa razão, ficar de olho aos sinais é o melhor jeito de garantir a saúde e longevidade dos bichinhos.
A gravidez psicológica em cachorro dura normalmente entre duas e três semanas. No entanto, em alguns casos, esse problema pode se estender um pouco mais.
Geralmente, a partir da segunda semana, o corpo da cadela vai perceber que não há filhotinhos a caminho e, aos poucos, volta ao normal. Porém, é importante dar muito carinho ao pet e ficar de olho para ter certeza de que ela está se sentindo bem.
Se perceber que a gravidez psicológica está durando mais do que o normal, é uma boa ideia conversar com o seu médico-veterinário de confiança. Ele pode ajudar a entender o que está acontecendo e a encontrar a melhor forma de ajudar a cadela durante esse período tão difícil.
Primeiro, é importante dar muito amor e atenção. Isso significa carinhos extras, brincadeiras e passeios. Essas atividades ajudam a liberar energia e a esquecer um pouco da ansiedade pela condição.
O médico-veterinário pode prescrever medicamentos inibidores hormonais e ansiolíticos como tratamento. Contudo, normalmente esse problema é resolvido de maneira natural, sem a necessidade do uso de remédios. Ainda assim, a consulta com o profissional jamais deve ser descartada, combinado?!
A castração é a melhor maneira de prevenção. Esse procedimento veterinário remove os órgãos reprodutivos da cadela. Isso significa que ela não entrará mais no cio e, consequentemente, não terá mais a gravidez psicológica.
Além de evitar a gravidez psicológica em cachorro, a castração traz outros benefícios para a saúde dos pets, como a redução do risco de doenças e problemas comportamentais. É um ato de cuidado que pode contribuir para uma vida mais saudável e tranquila para a sua filha de quatro patas.
A melhor maneira de evitar essa situação é por meio da castração, que não só evitará a prenhez psicológica, mas também vai proteger contra doenças sérias, incluindo cânceres e tumores no ovário, útero ou nas mamas da sua cadelinha.
Ao perceber que a cadela pode estar passando por uma gravidez psicológica, é hora de buscar ajuda profissional, a fim de entender o melhor tratamento.
Dar remédio por conta própria não é seguro, muito menos optar por um tratamento caseiro para gravidez psicológica em cães, o que pode piorar ainda mais a situação.
O médico-veterinário receitará medicamentos para interromper a produção de leite, além de indicar alguns cuidados no dia a dia, como colocar compressa quente para aliviar o inchaço nas mamas e na região abdominal e não deixar a cadela tem contato com brinquedos que ela pode “adotar” como suas crias.
É possível, ainda, que esse profissional indique alguns florais para aliviar as dores decorrentes da condição e aumentar a sensação de bem-estar do bichinho.
No pet shop online da Tudo de Bicho, você encontra diversas opções de florais para as cadelinhas. Basta clicar no banner abaixo e conferir!
Somos uma equipe apaixonada por animais! Buscamos ajudar os tutores de pets em diversos cuidados e necessidades. Por isso, nos dedicamos para oferecer os melhores conteúdos e produtos para cachorros, gatos, aves, roedores, peixes e outros bichinhos! 🐶🐭🐱🐰🦜😍
Cachorro
2 min
Destaques
< 1 min