Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Incontinência urinária canina: causas e tratamento

Incontinência urinária canina é uma condição que acomete geralmente cães idosos, porém pode ocorrer com os mais jovens também em razão de algumas doenças.

Administrar essa situação pode ser um pouco frustrante para o tutor, afinal encontrar xixi em locais variados e precisar limpar não é algo positivo.

Mas aqui está a boa notícia, nesse post você encontrará todas as informações que necessita para verificar se seu cãozinho tem incontinência e como fazer para ajudá-lo.

O que é incontinência urinária em cães?

A incontinência é caracterizada pela perda involuntária de urina, portanto isso significa que o cão não está ciente do fato de que está urinando. Essa incontinência ocorre frequentemente em locais onde o bichinho está descansando (como na cama ou no sofá) e tende a ser uma quantidade normal ou grande de urina.

Quais são as causas?

Existem muitas causas de incontinência em cães, mas primeiro você deve analisar se encontra urina em locais inadequados. É importante observar seu cão enquanto ele está urinando, assim obterá mais pistas pistas sobre a natureza do problema.

Várias condições médicas podem resultar em micção inadequada ou incontinência urinária em um cão:

  • Infecção do trato urinário;
  • Urólitos (pedras na bexiga urinária);
  • Beber água em excesso (que pode ser causado por diabetes mellitus, hiperadrenocorticismo ou doença de Cushing , diabetes insípido e insuficiência renal);
  • Doença ou dano à medula espinhal (inflamação, trauma, dor, anormalidade vertebral, paralisia, câncer);
  • Ureteres ectópicos e outras anormalidades anatômicas (um defeito físico nos tubos que transportam a urina do rim para a bexiga; mais comumente encontrados em cães jovens);
  • Esfíncter da bexiga fraco (sensibilidade reduzida dos receptores no esfíncter)

Como diferenciar incontinência da eliminação inadequada?

Algumas outras condições se assemelham à incontinência, porém são denominadas por eliminação inadequada. A maioria dos casos de eliminação inadequada é algo voluntário, ou seja o cachorro está ciente da sua ação mas perde o controle. Confira as principais:

  • Micção submissa ou de excitação: esta é uma micção voluntária que tem um componente comportamental. A micção submissa geralmente envolve uma pequena quantidade de urina e só acontece quando seu cão está perto de uma pessoa ou animado com um evento;
  • Falta de treinamento: esse caso ocorre com cães que não foram treinados de forma consistente e positiva para urinar nos locais corretos. Geralmente é uma quantidade normal de urina e o cachorro costuma a fazer perto de uma porta ou próximo ao local onde come, dorme e brinca;
  • Mudanças cognitivas: animais mais velhos podem experimentar mudanças cognitivas que alteram sua capacidade de reconhecer locais apropriados para urinar. Você encontrará uma quantidade normal de urina em qualquer lugar da casa;
  • Dor: a dor também pode levar à eliminação inadequada, dependendo da situação o cachorro pode ter dificuldade para se posicionar ou mover-se fisicamente para o local correto.

Qual o tratamento?

Se você suspeitar que seu cão está com incontinência urinária, leve-o ao veterinário para exames detalhados, diagnóstico e tratamento adequado.

O médico fará um exame físico para observar as alterações no corpo do seu animal, bem como alguns testes. Geralmente é feito um exame de urina e exames de sangue que irão detectar as causas médicas das alterações na micção. Outros exames podem ser necessários dependendo do resultado dos anteriores.

Assim que o seu veterinário entender mais claramente qual é a condição médica, ele poderá abordá-la especificamente, como por exemplo:

  • Infecção do trato urinário: para limpar uma infecção do trato urinário usualmente são indicados antibióticos;
  • Pedras na bexiga: dieta e medicamentos podem ajudar com algumas pedras na bexiga. Pode ser indicado tratamento para diminuir a dor e em caso de muitas pedras na bexiga, a intervenção cirúrgica é indicada;
  • Diabetes e doença de Cushing: problemas de urina causados ​​por diabetes e doença de Cushing podem melhorar ao se tratar a condição primária;
  • Ureteres ectópicos: nesse caso a intervenção cirúrgica é recomendada se ureteres ectópicos forem encontrados;
  • Bexiga fraca: são receitados medicamentos e em alguns casos é necessária ou cirurgia.

Incontinência urinária causada por envelhecimento

A incontinência pode ser causada por um simples envelhecimento dos músculos ao redor do sistema urinário e pela falta de controle sobre esses músculos. 

Esta condição é a causa mais comum de incontinência urinária em cadelas esterilizadas, em meia-idade ou já idosas. Algumas raças possuem maior predisposição para desenvolver a incontinência, como por exemplo: boxers, dobermans, schnauzers e pastor alemão.

Acredita-se que vários fatores contribuam para a incontinência por envelhecimento, incluindo posicionamento anormal da bexiga, deficiência ou declínio de estrogênio, obesidade, genética ou alterações nas estruturas físicas genitais.

Existem vários tratamentos para aumentar a qualidade de vida do cãozinho, dentre elas podem ser indicados medicamentos, reposição de hormônios e até mesmo terapia cirúrgica.

A cirurgia pode incluir um procedimento denominado colpossuspensão, ou injeção de agentes de volume, como colágeno, na uretra, ou terapia com células-tronco.

Muitos cães respondem bem à terapia. Estes animais podem ter uma boa qualidade de vida e desfrutar de muitas atividades normais com a família. Normalmente, depois de iniciar a medicação, o cão permanecerá em uma dose vitalícia. Às vezes, é necessário alterar a dose ou adicionar um segundo medicamento.

Fraldas para cães podem ser ferramentas eficazes para ajudar a controlar a limpeza, mas você precisará monitorar cuidadosamente se há queimaduras na urina ou infecções de pele. Isso pode acontecer se a urina ficar muito tempo encostada na pele do cão. Esse ambiente úmido pode ser desconfortável para seu bichinho ou permitir o desenvolvimento de uma infecção.

Lembre-se: o acompanhamento junto ao médico veterinário é imprescindível!

Gostou das dicas? Contra aqui pra gente!

Publicitária, pedagoga, apaixonada pela vida e extremamente curiosa.

Leitora voraz de vários assuntos, vidrada em tecnologia e desbravadora do mundo pet.

3.62 avg. rating (73% score) - 8 votes

    Comentários

    1. Fabiano disse:

      Muito interresante essas Informações, meu Animal esra com esses sintomas , me esclareceu muitas duvidas obrigado

      1. Luana Maciel disse:

        Olá, Fabiano! Tudo bem?
        Que bom! Ficamos felizes em saber disso 😀
        Acompanhe nosso blog, toda semana saiu novo conteúdo!

    2. Vanderlea disse:

      Minha cadelinha tem 5 meses e ela dorme nos pés da minha cama !! So que ela dormi e faz xixi dormindo , geralmente quanto tem alguma coisa no quintal que ela brinca ou come demais

      1. Dra. Verônica Delpino disse:

        Olá, Vanderlea! Tudo bem?
        Se ela está fazendo xixi enquanto dorme precisa investigar a causa dessa incontinência, pois não é normal. A recomendação é levar em consulta com um veterinário para que ele possa verificar.
        Desejo melhoras para sua cachorrinha.
        Abraços,
        Verônica Delpino
        Médica Veterinária
        CRMV-SP 33925

    3. Caroline disse:

      Ola, tenho uma chow chow que já tem quase 14 anos faz um tempo que ela começou com incontinência urinária.
      Como podemos ajudar? Existe alguma medicação que ela possa tomar?
      Sei que ela já está bem velhinha, mas se tiver algo que possamos fazer para ajudar.

      1. Dra. Verônica Delpino disse:

        Olá, Caroline! Tudo bem?
        Recomendo levar em consulta com veterinário para descobrir a causa da incontinência e instituir o melhor tratamento.
        Desejo melhoras pra sua cachorrinha.
        Abraços
        Verônica Delpino
        Médica Veterinária
        CRMV-SP 33925

    4. MARIA DE FATIMA CALABRESE CARLOS disse:

      Minha Chow Chow tem 8 anos qndo tinha 7 meses teve q retirar útero e trompas por conta de um tumor porém de uns meses para cá ela faz xixi involuntariamente, gostaria de saber se tem alguma relação a essa cirurgia feita lá no começo

      1. Dra. Verônica Delpino disse:

        Olá, Maria! Tudo bem?
        Fica difícil saber se tem ligação com a cirurgia, pode ser também um problema comportamental.
        Recomendo que leve sua cachorrinha em veterinário para que possa verificar e indicar a melhor solução.
        Abraços,
        Verônica Delpino
        Médica Veterinária
        CRMV-SP 33925

    5. Glória Baldow disse:

      Minha auau, fez quimio injetável e depois via oral, no início soltava xixi, depois parou, agora no final do tratamento (terminou 10 de agosto) está soltando direto, mas o não entendimento é que isso acontece no cair da tarde e durante a noite, continua bebendo a mesma quantidade de água (sempre bebeu bastante ). Estamos numa bateria de exames, aguardando resultado.
      Deu para perceber que a partir do momento que isso se tornou frequente (não brigo) mas quando vou limpar fica cabisbaixa e recolhe num canto. Trato dentro da normalidade e com carinho. Espero conseguir um tratamento que dê certo, minha paixão minha filhota de 13 aninhos, muito sapeca e brincalhona.

      1. Dra. Verônica Delpino disse:

        Olá, Glória! Tudo bem?
        Como a cachorrinha passou por tratamento, o ideal é mesmo procurar um veterinário de confiança pra entender se esta situação está ligado a alguma medicação que ela tomou ou ao problema que ela enfrenta. Com os resultados em mãos o médico irá orientá-la da melhor forma.
        Desejo melhoras!
        Abraços,
        Verônica Delpino
        Médica Veterinária
        CRMV-SP 33925

    6. Thaiane disse:

      Bom dia, castrei a minha cachorrinha a uma semana atrás, e ela está perdendo xixi sem perceber, já estou preocupada com ela.

      1. Luana Maciel disse:

        Olá Thaiane!
        Como sua cachorrinha passou por um procedimento cirúrgico, é necessário realizar um acompanhamento com o médico veterinário

    7. Márcio disse:

      Boa tarde, meu cão de três anos é acostumado a urinar na rua de manhã e a noite, mas foi feito uma castração nele e ele urinou algumas vezes dentro de casa, será que é da cirurgia recente ou da medicação ou ??

      1. Sarah disse:

        Oi, Márcio!

        Essa alteração no comportamento para urinar do seu cachorrinho pode ser sim por conta da castração.
        É importante relatar ao médico veterinário ainda no pós operatório, assim saberá ao certo o que fazer.

        Boa recuperação para ele 🙂

    8. Flaviano Oliveira disse:

      MINHA CADELINHA E VELHINHA, NAO CASTRADA MAS ESTA A UNS DIAS COM DIFICULDADES PARA REALIZAR AS NECESSIDADES, LEVEI AO VETERINARIO E ESSE FEZ EXAMES DE SANGUE, ULTRA SOM E DISSE QUE NADA TEM DE ERRADO. Contudo ela continua com dificuldades, fazer xixi ela demora e se espreme toda, e mesmo assim ela não consegue segurar pequenas quantidades, faz a casa ficar toda suja pois fica pingando o tempo todo, e de da dó.
      o que pode ser? o que fazer por ela?

      1. Sarah disse:

        Olá, Flaviano!

        Recomendamos que leve sua cachorrinha novamente ao médico veterinário para realizar uma nova investigação sobre o quadro de saúde dela.

    9. Miguel Borges disse:

      Minha mel tem 11 anos e de uns meses pra cá percebo que ela vem fazendo xixi deitada no sofá, na cama, em qlq lugar… Até no meu colo já fez… Imaginei que fosse incontinência urinária, mas pensei que fosse apenas por questão da idade.
      Será que é apenas por idade?
      Pq ela não apresenta nenhum sintoma, nem dor.?!

      1. Sarah disse:

        Olá Miguel,

        Esse comportamento de urinar no lugar errado ou em qualquer lugar pode ser sintoma de alguma doença e até mesmo questão de idade.
        Neste caso é essencial levá-la ao médico veterinário, para saber a causa deste comportamento e verificar o quadro de saúde da Mel.

    10. Priscila Amorim disse:

      Minha cachorrinha (Lhasa Apso) tem 17 anos e 8 meses. Faz xixi na cama desde os 16 anos.
      É um condição da idade mesmo?
      Forro a caminha com tapetes higiênicos não gosto das fraldas.

      1. Olá Priscila! Tudo depende, na verdade, a incontinência urinária pode iniciar por causa de outras doenças – diabetes, doenças renais, infecção urinária,desequilíbrio hormonal e etc. O ideal é levar ela ao veterinário para que seja feito o diagnóstico correto mediante a exames específicos como radiografia, ultrassom e exames de urina.

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo