Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Insuficiência renal em cachorros: sinais, causas e tratamento

Você notou o seu cãozinho mais apático, sem apetite, com urina forte e eventualmente vomitando? Bom, esses são sintomas de inúmeras doenças, como a insuficiência renal em cachorros, enfermidade que pode acometer peludos de todas as idades, raças e gêneros. 

A doença é considerada grave, já que compromete os rins do cão e toda a filtragem de toxinas do sangue. Apesar disso, com o tratamento adequado, é possível que o animal tenha uma boa qualidade de vida. 

Quer saber mais sobre o que é a insuficiência renal em cães, quais são as causas que levam à doença, assim como possíveis tratamentos? Leia o post até o final e confira tudo a respeito do tema. 

Vamos lá? Boa leitura! 

O que é a insuficiência renal em cachorros? 

Assim como os humanos, os rins dos cachorros atuam na remoção de toxinas, no equilíbrio de eletrólitos, na regulação da temperatura corporal e também na filtragem de impurezas no sangue. 

Quando esse órgão vital está danificado, todas as outras funções corporais ficam comprometidas . A insuficiência renal, portanto, surge quando os rins não conseguem realizar suas funções integrais, causando diversos desequilíbrios no organismo. 

Na prática, a insuficiência dos rins é caracterizada pela perda de boa parte das microestruturas responsáveis pela filtragem do sangue no corpo do cão, chamadas de néfrons

Conhecido como a “unidade funcional do rim”, os néfrons são responsáveis pela formação da urina e estão localizados no córtex e na medula renal dos cães.

São cerca de 450 mil néfrons no organismo de um cachorro saudável. A insuficiência renal em cachorros é diagnosticada quando 75% dos néfrons “morrem”. 

A imagem mostra um cachorro da raça pastor alemão sendo examinado pelo médico-veterinário.
A insuficiência renal em cachorros só pode ser diagnosticada por meio de exames. 

Sintomas da insuficiência renal em cachorros

Antes de tirar qualquer conclusão precipitada sobre a doença, é importante saber que ela tem dois tipos: a insuficiência renal aguda (IRA) e a insuficiência renal crônica (IRC), que são semelhantes nos seus sintomas, mas diferentes no diagnóstico e no tratamento. 

Insuficiência renal aguda (IRA)

É o tipo mais brando da doença, que, dependendo do estado que o pet se encontra, pode ser revertido. Os sintomas da insuficiência renal aguda são muito parecidos com o de outras doenças, o que exige levar o cãozinho ao médico-veterinário para um diagnóstico preciso. 

De modo geral, cachorros acometidos pela insuficiência renal aguda podem sentir: 

  • Hálito com forte odor
  • Aumento na sede
  • Aumento ou diminuição considerável na quantidade de urina
  • Diarreia
  • Apatia
  • Vômitos constantes
  • Febre

Insuficiência renal crônica (IRC)

Este é o tipo da doença mais grave e irreversível, ou seja, cães que tiverem sido acometidos pela IRC (Insuficiência renal crônica) terão que conviver com a enfermidade pelo resto da vida, à base de tratamentos e um novo estilo de vida. 

Geralmente, o grupo de maior risco ao tipo crônico da doença são cachorros idosos, a partir dos 7 anos de idade, momento de transição da fase adulta para a velhice, o que acaba modificando o funcionamento de diversos órgãos, como os rins. 

Os sintomas da IRC em casos crônicos são bem parecidos com a fase aguda, com alguns agravantes: 

  • Mudança na coloração da urina
  • Perda de peso
  • Convulsões
  • Úlceras na boca e focinho
  • Convulsões

Insuficiência renal em cães: quais são as causas? 

São várias as causas que levam cachorros a serem acometidos pela doença, sejam elas evitáveis e decorrentes de maus hábitos de vida ao longo do tempo, genéticas — quando o filhote já nasce com essa predisposição —, e naturais, quando o desgaste dos órgãos pelo tempo faz com que a insuficiência renal se desenvolva. 

Independentemente da origem, é importante ficar de olho em qualquer alteração comportamental e física do cachorro, principalmente após os sete anos de idade. Quanto antes a doença for identificada, mais chances de reversão ela terá. 

As causas mais comuns para a insuficiência renal em cães são: 

Envelhecimento natural 

Como já comentamos, a transição da fase adulta para a idosa é um momento muito complicado para a maioria dos cães. Nesse momento, esses peludos já não têm tanta energia e disposição como em outros tempos, e seus órgãos já não conseguem trabalhar a todo vapor. 

É comum que algumas doenças surjam nessa fase, como a displasia de quadril, a obesidade, o tártaro, a dermatite e também a insuficiência renal

Invista em bons hábitos de saúde ao longo da vida do animal, pois quanto mais saudável ele chegar na velhice, melhor será sua resposta aos tratamentos. 

Foto de um cachorro idoso marrom sentado no gramado.
Cães idosos estão mais suscetíveis a doenças como a insuficiência renal. 

Má alimentação

Rações de baixa qualidade, comida de humanos e petiscos muito condimentados são grandes fatores de risco para a doença em cães. Nessas circunstâncias, os rins do cachorro sentem muita dificuldade em fazer a filtragem das impurezas desses alimentos, sofrendo um desgaste ao longo do tempo. 

O cuidado com a alimentação dos peludos é um ponto negligenciado por parte dos tutores, que acham que qualquer comida é suficiente para nutrir o animal. 

Rações de péssima qualidade causam um grande estrago a longo prazo, sobrecarregando os rins, aumentando as taxas de açúcar no sangue e desregulando as funções vitais do pet. 

Predisposição genética

Você sabia que existem raças com predisposição genética a algumas doenças? No caso da insuficiência renal, isso também acontece, e alguns cãezinhos têm o azar de serem acometidos pela doença pelo histórico familiar. 

Conheça algumas das raças com tendência genética à doença: 

Não quer dizer que todo cachorro de uma raça predisposta será acometido pela doença, mas saiba que ele tem uma tendência maior que outras raças. Por essa razão, faça desde filhote um acompanhamento junto ao médico-veterinário.

Infecções e intoxicações

Infecções bacterianas ou virais, assim como a ingestão de substâncias tóxicas ao longo da vida, podem desencadear a insuficiência renal no cachorro, seja ela aguda ou crônica.

Além disso, você sabia que existem plantas extremamente tóxicas aos cães, a ponto de deixá-los com alergias e causarem inflamações internas? Clique aqui para ver a lista e evite deixá-las dentro de casa, principalmente nos espaços que o pet transita.  

Como diagnosticar a insuficiência renal canina? 

O primeiro passo para diagnosticar a doença é fazer uma consulta ao médico-veterinário — de preferência, o profissional que já acompanha o cãozinho desde filhote. 

Na clínica, após a avaliação prévia do profissional veterinário, serão feitos exames de urina, sangue e ultrassom abdominal, com o objetivo de identificar a concentração de ureia no organismo do cão. 

É provável que em poucos dias já haja um diagnóstico se de fato trata-se da insuficiência renal e, em caso afirmativo, se é do tipo aguda ou crônica. 

Como tratar a insuficiência renal em cães? 

O tipo de tratamento ideal para cachorros com insuficiência renal vai depender do tipo e da gravidade da doença. Em casos crônicos muito graves, é necessária a internação hospitalar do pet para tratamentos intensivos por meio de soro intravenoso, remédios e suplementação. 

Em casos controláveis, existem tratamentos diversos para diminuir os efeitos da doença: 




Dieta especial

O médico-veterinário pode recomendar uma modificação da dieta do animal de estimação, com a inclusão de mais nutrientes e fibras e a diminuição de proteínas e fósforo, visando tirar a sobrecarga dos rins. 
Rações úmidas são alternativas para cãezinhos nessa condição, uma vez que rações duras podem exigir muito dos rins do pet, principalmente quando já estão sobrecarregados. 



Terapia de fluidos

Alguns cachorros podem exigir fluidos via oral, intravenosa e subcutânea, com a possibilidade de serem aplicados na clínica veterinária ou em casa. O procedimento busca limpar os rins e ajudar na eliminação das toxinas. 




Medicação

Serão aplicadas medicações voltadas à saúde dos rins, mas também para controlar os efeitos nocivos da doença, como vômitos, dores abdominais e diarreia. O tipo de medicação também depende se o cãozinho é alérgico a alguma medicação e do estado de saúde que ele apresenta. 

Quais as chances de um cachorro com insuficiência renal sobreviver?

Um cachorro com insuficiência renal sente dor e pode ter diversos problemas decorrentes da doença, mas ele pode sobreviver? 

A resposta para essa pergunta depende diretamente do tipo e do estágio da doença. Casos agudos são totalmente reversíveis, enquanto cães com insuficiência renal crônica podem ter uma dificuldade bem maior para se manterem saudáveis. 

O principal sintoma da fase terminal da insuficiência renal em cães é a falência total dos rins, podendo levar à morte. 

A imagem mostra um cachorro branco e preto tomando injeção aplicada por um profissional veterinário.
Infelizmente, casos graves da doença podem levar o cachorro ao óbito. 

Como prevenir a insuficiência renal em cachorros? 

Se você deseja manter o funcionamento dos rins do seu amigo peludo saudáveis e duradouros, mãos à obra! A participação dos tutores nesse processo é fundamental. Veja as melhores formas de prevenir a insuficiência renal em cachorros: 

⚠️ Mantenha substâncias tóxicas distantes

Existem coisas que não são tóxicas para os humanos, mas são extremamente nocivas para os cães, como produtos químicos, medicamentos, alguns alimentos e alguns tipos de plantas. 

Mantenha tudo o que pode intoxicá-los longe do alcance, evitando que essas substâncias entrem em contato com o organismo do peludo e possam comprometer a sua saúde. 

Isso implica em tirar produtos de limpeza do chão e não deixar armários e portas abertas, a fim de evitar que ele vá bisbilhotar por ali. 

💧Incentive o consumo de água

Quanto mais hidratado o cão estiver, melhor será o funcionamento dos seus rins. Por isso, sempre deixe o pote de água cheio e o incentive a tomar. Você pode também inserir outros bebedouros pela casa.  

Lembre-se que não pode ser qualquer água! Se você toma água filtrada, por que os animais deveriam tomar qualquer outra? Infecções e intoxicações presentes na água também podem ser prejudiciais aos pets. 

📝 Faça exames regulares

Crie uma rotina de exames de sangue regulares, assim como idas frequentes ao médico-veterinário. Assim, você consegue se antecipar e agir assim que qualquer modificação na sua saúde do pet aparecer. 

É importante também ficar atento aos sinais cotidianos que o pet dá: ele parou de beber água? Sua urina está mais amarela e com cheiro mais forte? Ele está mais apático e sem vontade de brincar? 

Investigue e fique de olho em mudanças de hábitos muito repentinas. 

🍲Invista em uma boa alimentação

Não há nada mais saudável aos cães que o consumo regular de rações de qualidade, repletas de nutrientes e livres de corantes, conservantes e transgênicos — aditivos extremamente nocivos aos rins do pet. 

Rações úmidas são boas escolhas para preservar a vida útil dos rins caninos. Rações renais também são ótimas opções, já que foram formuladas exatamente para cães com problemas nos rins. 

No pet shop online da Tudo de Bicho, você encontra inúmeras opções de rações saudáveis para o seu cãozinho. São marcas que oferecem os nutrientes perfeitos para cachorros com os rins fragilizados. Basta clicar no banner abaixo e conferir! 

O banner diz: Ração renal para cachorros; Comprar com 10% de desconto*; *Válido para a primeira compra a partir de R$ 149; Use o cupom BLOG10.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo