Destaques
6 min
Você já parou para pensar porque o cachorro tem bigode no focinho?
Eles podem existir em maior ou menor quantidade e volume, dependendo da raça. Geralmente, são fios longos e grossos que estão no focinho, mandíbulas e acima dos olhos.
Os bigodes são importantes para a vida dos cachorros pois servem como proteção para eles. Além disso, funcionam como um órgão sensorial que auxilia a visão, em condições de pouca luz, e o faro dos cachorros.
Na ponta de cada bigode existem folículos repletos de terminações nervosas sensoriais que enviam mensagens para o cérebro dos cachorros, como forma de aviso ou alerta de algo.
Você sabia que o nome científico do bigode é vibrissas? E que os filhotes já nascem com eles? Esses bigodes ajudam o animal a se localizar no ambiente antes que sua visão e audição estejam desenvolvidas, já que os cães nascem com os olhos e ouvidos fechados.
O olfato canino é extremamente poderoso, podendo ser até 100.000 vezes mais sensível que o nosso. Dizem que um cão seria capaz de farejar uma única gota de sangue em uma área tão grande quanto uma piscina olímpica!
Por essa razão o olfato é crucial para ele se comunicar, explorar e avaliar tudo que está ao seu redor. Apesar de ser muito importante para o sensorial dos animais, muitos tutores acabam cortando os bigodes dos cachorros, até mesmo por desinformação. Esta é uma prática que deve ser sempre evitada, para o bem do seu animal.
Você já reparou que o seu cachorro tem bigode? Comenta aqui pra gente!
Publicitária, pedagoga, apaixonada pela vida e extremamente curiosa.
Leitora voraz de vários assuntos, vidrada em tecnologia e desbravadora do mundo pet.
Destaques
6 min
Cachorro
3 min