Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Quantos filhotes um cachorro pode ter?

Caso você tenha uma cachorrinha grávida em casa ou esteja pretendendo colocá-la para cruzar, necessita cuidar dos preparativos para receber uma ninhada e cuidar da saúde e bem estar da futura mamãe. Mas você sabe quantos filhotes em média nascem? 

Trouxemos neste post muitas informações para te ajudar nesse momento tão bonito e delicado também.

Mas então, quantos filhotes um cachorro pode ter?

O número de filhotes que uma cachorrinha vai gestar depende muito do seu porte, idade e estado de saúde, não há como afirmar um número exato de filhotes por gestação. Porém existem algumas estatísticas que levantam uma média.

Geralmente cadelas de porte pequeno geram de dois a três filhotes por gestação, mas há registros de fêmeas pequenas com até 6 filhotes por ninhada. Já as raças de grande porte podem ter ninhadas de 8 a 12 filhotes.

Fatores que influenciam o tamanho da ninhada

Como dito anteriormente, diversos fatores influenciam no número de filhotes que uma cachorrinha pode ter por gestação, iremos elencar aqui os principais:

  • Raça: esse é um dos principais fatores que influenciam o tamanho da ninhada. Via de regra, raças de grande porte produzem ninhadas maiores do que as de porte pequeno. Por essa razão os Shih Tzus, Pomeranians e Chihuahuas têm ninhadas que variam de um a quatro filhotes, enquanto Cane Corsos, Great Danes e outras raças gigantes costumam dar à luz oito filhotes ou mais;
  • Tamanho: dentro de uma mesma raça existem cães maiores que outros, então leve em consideração o tamanho da sua cachorrinha;
  • Idade: geralmente os cães permanecem férteis por toda a vida, eles são mais fecundos durante o início da idade adulta, entre 2 e 5 anos de idade. No entanto, a primeira ninhada de um cão é na maioria das vezes menor que as próximas;
  • Saúde: cachorrinhas saudáveis tendem a ter ninhadas maiores e filhotes com boa saúde. É imprescindível que a cachorrinha que irá procriar esteja em perfeita saúde para garantir que ela e os filhotes sobrevivam ao processo de gestação e parto;
  • Pool genético: quanto menor o pool genético de um cão, ou seja, quanto menos diversidade de raças cruzadas na linhagem do cachorro, menores serão as ninhadas. Já os cães de origens mais diversas tendem a ter ninhadas maiores. Isso significa que os cães de linhagens que foram extensamente endogâmicas (cruzamento entre cachorros da mesma família) irão aos poucos diminuir o número em cada ninhada;
  • Fatores genéticos individuais: cada cachorro tem sua individualidade e isso conta no fator genético também. Veja que a maior influência é da fêmea, apesar do fator genético do macho também ser levado em consideração. Sua raça, tamanho, saúde, idade e composição genética individual determinarão parcialmente o tamanho da ninhada que ele cria.

Quantas ninhadas uma cachorrinha pode ter em um ano?

Algumas fêmeas podem produzir ninhadas múltiplas dentro de um período de 12 meses, mas a maioria dos cães possuem dois ciclos por ano, espaçados por 6 meses.

Na maior parte dos casos não é recomendado que a cachorrinha tenha duas ninhadas no mesmo ano. Todo o processo precisa ser acompanhado por um especialista, afinal a gestação é algo complexo e cansativo para o corpo da mãe. Muitos criadores acreditam que duas gestações no período de um ano resultará em um declínio no número total de filhotes produzidos por um cão ao longo de sua vida.

Qual a quantidade média de filhotes por gestação em cada raça?

Como dito anteriormente, existem vários fatores que interferem na quantidade de filhotes que cada ninhada irá ter, ainda que sendo da mesma raça podem haver diferenças no número de cachorrinhos por gestação.

Existe uma média de filhotes por gestação das raças mais famosas:

  • Shih-Tzu: 6 filhotes;
  • Maltês: 5 filhotes;
  • Spitz alemão: 3 filhotes;
  • Border Collie: 10 filhotes;
  • Labrador: entre 8 e 10 filhotes,
  • Golden retriever: 10 filhotes.

Vale lembrar que a gestação de cachorro dura em cerca de 58 a 68 dias e que o acompanhamento do médico veterinário é imprescindível.

Uma ninhada muito grande é prejudicial para a cachorra?

Um número muito grande de filhotes pode ser arriscado sim para a cachorra. Por essa razão ao suspeitar que sua cachorrinha esteja grávida, leve-a ao médico veterinário. Assim será feito o pré-natal e todo o acompanhamento da gestação.

Em alguns casos, o parto precisará ser assistido pelo veterinário, de preferência em clínica veterinária.

Curiosidade: a regra da metade

Aristóteles e Alexander Graham Bell, descobriram que os mamíferos seguem o que hoje é conhecido como “regra da metade”. Segundo a regra, o número médio de filhotes em uma ninhada é metade do número típico de mamas da fêmea e o tamanho máximo da ninhada é igual ao número total de mamas.

Os seres humanos se adaptam perfeitamente à regra, tendo na grande maioria um bebê por gestação e no máximo dois, nesse caso sem a intervenção de medicamentos para fertilidade.

A regra da metade também é bastante confiável para os cães. A maioria dos cães tem de oito a dez mamilos, e o tamanho médio da ninhada é de cinco. Mas saiba que essa é uma correlação estatística, e não uma regra.

Lembre-se que se sua cachorrinha estiver à espera de seus filhotes, ela precisará de todo o suporte possível, e principalmente um ambiente confortável e cheio de amor.

Gostou das informações desse post? Conta aqui pra gente!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo