Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

O ômega 3 é um bom suplemento para cachorros e gatos?

Assim como os humanos, a expectativa de vida dos pets cresceu consideravelmente nos últimos anos. Uma das razões para isso está no desenvolvimento de terapias alternativas aos animais de estimação, como a suplementação para cachorro e gato. 

Com o tempo ou por algum problema de saúde, é comum que a alimentação básica do pet seja insuficiente para combater doenças como colesterol e triglicérides elevados, baixa imunidade e o câncer. 

Dessa forma, o uso do suplemento alimentar para cachorros e gatos, seja para fins terapêuticos ou para prevenção, é muito utilizado como um tratamento complementar na alimentação dos pets

Por conta de carências de vitaminas, minerais e até mesmo de proteínas no organismo desses animais, o ômega 3 é um dos suplementos de maior destaque e muito recomendado pelos médicos-veterinários.

Quer conhecer mais sobre esse suplemento e como ele impacta positivamente na vida de cães e gatos? Continue a leitura! 

A imagem mostra um tutor colocando um comprimido na boca de um cachorro branco e amarelo.
Com propriedades anti-inflamatórias, o ômega 3 pode ser muito proveitoso para cães e gatos. 

O que é o ômega 3? 

Trata-se de uma “gordura saudável”. Mas como assim? Na verdade, esse composto é encontrado predominantemente em peixes de água salgada, consequência da ingestão de crustáceos e algas. 

O ômega 3 é composto de três ácidos graxos principais: 

  • ALA
  • EPA
  • DHA

No organismo dos pets, eles atuam contribuindo para a longevidade do animal, uma vez que atuam no controle de doenças e no aumento da umidade, fatores essenciais para aumentar o tempo de vida dos pets. 

Benefícios do ômega 3 em cães e gatos

Com atuação anti-inflamatória, o ômega 3 traz diversos benefícios aos animais, incluindo uma menor probabilidade de acometimento a doenças graves, como a displasia de quadril e o câncer. 

Além disso, outros benefícios do uso do ômega 3 por cachorros e gatos são: 

  • Ajuda na saúde da retina
  • Auxílio na cognição 
  • Menor probabilidade de problemas renais
  • Aumento da memória

Para que serve o suplemento para cachorro? 

O uso de suplementos alimentares pode trazer muitos benefícios aos cãezinhos, pois diferente dos remédios, esses complementos nutricionais atuam principalmente na prevenção de doenças e promoção de maior qualidade de vida do pet.

O ômega 3, assim como outros tipos de suplementação, pode atuar no tratamento de doenças consideradas com alta taxa de mortalidade e gerar mais bem-estar na vida dos peludos de quatro patas, além de também serem preventivos. 

Portanto, os suplementos alimentares para cachorro servem para o tratamento de: 

  • Dermatite
  • Osteoartrite
  • Osteoporose
  • Arritmias
  • Pedra nos rins
  • Infecção renal
  • Colesterol elevado
  • Triglicérides elevado

Além dessas doenças, o ômega 3 também atua como tratamento complementar e preventivo para o câncer e epilepsia.

Qual é o melhor suplemento alimentar para cachorro?

Geralmente os suplementos são indicados para a redução da inflamação e dores nas articulações e desenvolvimento da agilidade, por exemplo. Existe até mesmo suplemento para cachorro “engordar”, ou seja, ganhar mais massa muscular. 

Apesar de existirem suplementos essenciais para a vida dos peludos caninos, como as vitaminas do complexo B, cálcio, aminoácidos de cadeia ramificada e proteína de soja, o ômega 3 é um dos principais, atuando diretamente na regulação de hormônios e na prevenção de inflamações

Outros benefícios do suplemento estão no retardamento do envelhecimento das células, na prevenção de diversos tipos de câncer e em uma melhor saúde da pelagem. Portanto, pode-se dizer que o ômega 3 para queda de pelo de cachorro é extremamente eficaz! 

Ômega 3 para cachorro idoso

Para cães velhinhos, o ômega 3 possui benefícios que auxiliam principalmente na longevidade e qualidade de vida do pet. 

Com o tempo, é comum que cachorros idosos tenham uma redução hormonal e seus níveis de atividade caiam, principalmente por problemas articulares, como osteoartrite ou displasia coxofemoral. 

Outro aspecto positivo da suplementação de ômega 3 está na melhora da função renal, órgão vital responsável por filtrar as toxinas do sangue do cão. Se essa parte do corpo estiver com problemas, a maioria das outras funções do organismo também estarão. 

Foto de um cachorro da raça shih-tzu prestes a tomar um medicamento que está na mãe de sua tutora.
O ômega 3 para cães idosos pode auxiliar diretamente na sua saúde e bem-estar. 

Pode usar o ômega 3 de humanos em cachorro?

Nem sempre o mesmo ômega 3 comercializado para humanos pode ser consumido também por cachorros. Isso deve ser definido pelo profissional que acompanha o pet. Geralmente, o comparativo das dosagens entre humanos e animais é: 

  • Consumo médio ideal para humanos: 1200 mg/dia
  • Consumo médio ideal para cachorros: entre 500 mg até 2000 mg/dia 

O que considerar antes de comprar ômega 3 para cachorro

Antes de começar a usar o ômega 3, consulte um profissional veterinário habilitado para recomendar a melhor dose ao seu pet, já que o uso, assim como a quantidade, é individual para cada animal. 

Além disso, nem todo ômega 3 será proveitoso para o seu animalzinho, o que exige conferir se ele conta com ingredientes e processos ideais. Confira quais são:

Presença de Vitamina E

Lembre-se de olhar a embalagem do produto e conferir se um ingrediente essencial está na composição, a vitamina E, que vai garantir uma alta concentração da dose e evitar que as moléculas de ômega 3 sofram um processo chamado de oxidação. 

Certificação e laudos técnicos de qualidade 

Esses laudos e certificações vão te dar a segurança de que a marca de ômega 3 contém a dose descrita no rótulo e é livre de substâncias nocivas à saúde, como metais pesados. 

Atualmente, a referência mundial em certificação de qualidade de ômega 3 é o IFOS (International Fish Oil Standards Programé). Portanto, no momento de comprar um bom suplemento de ômega 3, busque por produtos com selo de qualidade IFOS. 

Origem

Você sabia que a maior parte do ômega 3 fornecido nos suplementos alimentares aos pets e humanos está nos peixes — geralmente em espécies marinhas, como arenque, atum, salmão e sardinha. 

Alimentos orgânicos também contam com a presença desse composto, como chia, linhaça, abacate, amendoim, nozes e diversos outros frutos e grãos. 

A imagem mostra alimentos que contêm o ômega 3.
Vários alimentos e animais marinhos contam com o ômega 3. 

Portanto, olhe o rótulo com atenção e veja a origem dos compostos presentes na suplementação. 

Gatos também precisam de ômega 3? 

Assim como os cachorros, a aplicação de um ômega 3 de qualidade pode ser extremamente benéfica para a sua saúde, mobilidade e longevidade dos bichanos. 

Por incrível que pareça, os gatos apresentam uma grande deficiência desse nutriente, pois apesar de adorarem peixes, o consumo é pouco e, quando ocorre, é de baixa qualidade e pobre em ômega 3. 

Ômega 3 para gatos idosos

Suplementos como o ômega 3 são fundamentais para o tratamento e para a prevenção de doenças nos bichinhos peludos com mais idade.

Os gatos idosos também necessitam do ômega 3 para equilibrar a oleosidade da pele, diminuir casos de alergias ou coceiras e melhorar a saúde cognitiva, dando mais mobilidade e menos inflamações. 

Pode usar o ômega 3 de humanos em gatos?

Depende. A dosagem ideal para esses gatinhos deve ser definida junto ao médico-veterinário, principalmente por esses animais velhinhos já contarem com limitações físicas que influenciam na quantidade certa do suplemento. 

De forma geral, a proporção é: 

  • Consumo médio ideal para humanos: 1200 mg
  • Consumo médio ideal para gatos: 1000 mg para cada quilo do animal

O consumo de ômega 3 pode fazer mal? 

Embora repleto de benefícios, há alguma contraindicação do uso contínuo de ômega 3 em gatos ou cachorros?

Em humanos, por exemplo, a substância não é recomendada para portadores de hemofilia, gestantes e lactantes, pessoas com problemas de coagulação e usuários de próteses cardíacas.

Em animais, o uso também deve ser validado pelo médico-veterinário. Pets com problemas renais podem não conseguir digerir muito bem o ômega 3 no organismo, comprometendo a função de diversos órgãos. 

Casos de contraindicações em animais são raros, mas o respaldo de um profissional veterinário é fundamental para evitar problemas maiores. 

Isso porque, em casos muito específicos, o composto pode tornar as membranas celulares mais suscetíveis ao ataque de radicais livres, prejudicando o funcionamento de órgãos vitais. 

Foto de um gato na mesa do médico-veterinário prestes a tomar um comprimido laranja que está na mão do profissional
Nem todo ômega 3 é de qualidade, o que exige prestar atenção na composição do suplemento. 

Onde comprar ômega 3 para cachorros e gatos? 

Em dúvida sobre onde comprar o melhor ômega 3 para o seu peludinho de quatro patas preferido? O primeiro passo é escolher lojas físicas ou virtuais confiáveis e com ótima reputação na venda de medicações e suplementos alimentares para pets. 

O pet shop online da Tudo de Bicho oferece uma grande variedade de opções em suplementação para gatos, cachorros ou outros pets, incluindo as melhores marcas de ômega 3. 

Que tal conhecer as opções e, de acordo com as recomendações do médico-veterinário de confiança, escolher o melhor ômega 3 para o seu cãozinho ou felino? Basta clicar no banner abaixo e conferir!

O banner diz: Ômega 3 para cães e gatos; Comprar com 10% de desconto*;*Válido para a primeira compra a partir de R$ 149; Use o cupom BLOG10.

 

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

    Comentários

    1. Elisabete disse:

      Muito interessante, a minha cachorrinha é cadeirante e tem problemas de pele, e usa omega 3 veterinário indicou.
      E com estas indicações de vcs fiquei sabendo de muitas novidades.

      1. Tudo de Bicho disse:

        Ficamos muito contentes em contribuir, Elisabete. Sabemos que não é fácil cuidar de uma cachorrinha com necessidades especiais, além do cuidado redobrado, o reforço nutritivo é essencial! Parabéns, continue acompanhando nosso blog e claro, nos mandando notícias sobre sua pet!

    2. Carlos Eduardo Veiga Alcantara disse:

      Meu cachorro é idoso e tem insuficiência cardíaca. A veterinária, especialista em cardiologia, além dos remédios próprios para o coração passou ômega 3, disse que ajudaria a retardar uma piora cardíaca, que segundo ela infelizmente vai acontecer em algum momento , além de retardar problemas renais, que também vão acontecer.

    3. Sarah Castro disse:

      Olá Carlos, tudo bem? O ômega 3 tem vários benefícios e ficamos felizes em saber que foi indicado pela veterinária. Esperamos que seu cachorrinho esteja bem, desejamos muita saúde e qualidade de vida 🙂

    4. Neide Santana disse:

      Amei essa reportagem, me ajudou bastante na escolha do ômega 3 pro meu pet e já me escrevi pra receber mais dicas obrigada!

    5. Sarah Castro disse:

      Olá Neide, tudo bem? Ficamos muito felizes em contribuir de alguma maneira para o bem estar do seu bichinho! Toda semana postamos uma dica nova aqui no blog, obrigada por acompanhar 😉

    6. Vera LC Lagranha disse:

      Amei as informações sobre omega 3. Uso nos meu felinos. Mas é sempre bom ficarmos bem informados.

      1. Sarah Castro disse:

        Olá Vera, tudo bem? Que bom que gostou das dicas, ficamos felizes em ajudar com informações úteis para seus bichinhos 🙂
        Acompanhe o blog, toda semana tem novidade!

    7. Michele disse:

      Posso dar o omega 3 humanos para meus cães?

      1. Sarah Castro disse:

        Olá Michele, tudo bem?
        O mesmo ômega 3 comercializado para humanos pode ser consumido também por cachorros. A única diferença é com relação a dose. Por exemplo, o consumo médio ideal para um adulto é de 1200mg de ômega 3, enquanto para os cachorros, variam de 500mg até 2000mg ao dia.
        Porém o único profissional habilitado para recomendar a melhor dose para o seu pet é o médico veterinário. Pois cada caso recebe uma recomendação individual e específica.

    8. Maju disse:

      Olá. Meu cachorro se coça e morde muito, a ponto de na parte de trás das patas não ter mais pelos, além da pele dele ficar cheia de feridinhas. Todos os exames de raspado de pele deram negativos, e aparentemente não existe um motivo pra ele se coçar tanto. Logo no início apresentou uma melhora com o tratamento, que era banho com shampoo de cetoconazol e ômega 3, mas depois voltou ao q era antes. Não sei mais o que eu faço para ajudar o bichinho, gastei uma quantia enorme com veterinário e não adiantou. Será q alguém poderia dar alguma dica do q fazer?

      1. Dra. Verônica Delpino disse:

        Olá Maju, tudo bem?

        Para um diagnóstico é necessário verificar junto ao médico veterinário, e indicamos que procure um especialista dermatológico. O que pode ser inferido pelo seu relato é que parece ser atopia, que é uma alergia de fundo genético, sem cura e muitas vezes difícil de estabelecer o agente causador. O tratamento é apenas para controle dos sintomas.

        Enquanto ainda não há um diagnóstico (que é essencial), vamos te indicar alguns produtos que você pode utilizar para ajudar seu cachorrinho.

        De ômegas podemos indicar Pelo e Derme (https://www.tudodebicho.com.br/produto/suplemento-pelo-e-derme-750-dha-epa-c-60-capsulas-71085) ou Ograx Derme (https://www.tudodebicho.com.br/produto/ograx-derme-10-suplemento-avert-c-30-capsulas-72580).

        Como opções de ração podemos indicar Ração Premier Ambientes Internos Cães Adultos Dermacare Raças Pequenas Salmão (https://www.tudodebicho.com.br/produto/racao-premier-ambientes-internos-caes-adultos-dermacare-racas-pequenas-salmao-72147), Equilibrio Sensitive Skin (https://www.tudodebicho.com.br/produto/racao-total-equilibrio-caes-sensitive-15kg-70222?atributo=15Kg:175), Ração Hills Cães Adultos Pele Sensível Pedaços Pequenos (https://www.tudodebicho.com.br/produto/racao-hills-caes-adultos-pele-sensivel-pedacos-pequenos-70284), Royal Canin Cães Mini Dermacomfort (https://www.tudodebicho.com.br/produto/royal-canin-caes-mini-dermacomfort-%E2%80%93-2-5kg-72419)

        Shampoo temos Shampoo Pelo E Derme Hipoalergenico Vetnil (https://www.tudodebicho.com.br/produto/shampoo-pelo-e-derme-hipoalergenico-vetnil-320ml-70699) ou K-Treat Shampoo Micelar 300ml Soft Care (https://www.tudodebicho.com.br/produto/k-treat-shampoo-micelar-300ml-soft-care-71621)

        Espero ter te ajudado de alguma maneira!

        Att,

        Verônica Delpino
        Médica Veterinária
        CRMV-SP 33925

    9. Mauricio de souza ferreira disse:

      Ola senhores posso dar ao meu cão labrador com artrose?.eke tem 39 kilos qual a dosagem que POSSO dar ? O vet. Mandou dar uma capsula de 1000 mg. Mas eu achei pouco. Por favor obrigado.

      1. Sarah disse:

        Olá Mauricio, tudo bem?
        Indicamos que siga a recomendação da dosagem que o médico veterinário prescreveu para seu cãozinho 🙂

    10. Andressa Thomazi disse:

      Olá, dou ograx 3 para meu pet. Só q comprei a dosagem para cães maiores, por engano. Se eu der o óleo, e não a cápsula , terão o mesmo efeito?? Já ouvi dizer q se tirar o óleo da cápsula, e der só ele, perdem as funções. Será ?!!

      1. Sarah disse:

        Olá Andressa, tudo bem?

        Não é recomendado tirar o óleo da cápsula, o ideal é dar na dosagem conforme orientado pelo fabricante, porém não há contra indicação por peso.

        Agradecemos a leitura no blog 😉

    11. Edisleine Moreti disse:

      Meu cachorro tem 11 anos e esta tratando a diabetes a 1 ano. Queria saber se e bom ele tomar ômega 3

      1. Dra. Verônica Delpino disse:

        Olá Edislene, tudo bem?

        No geral o uso do ômega 3 é benéfico para a maioria dos animais, mas como seu cãozinho tem uma doença crônica, recomenda-se conversar com o veterinário que acompanha o caso para verificar a necessidade do uso nesse caso.

        Espero ter ajudado!
        Dra. Verônica Delpino
        CRMV SP. 33.925

    12. Veronica Dias de Souza de Oliveira disse:

      Adorei as informações. Meu ajudaram muito, parabéns

      1. Luana Maciel disse:

        Olá, Veronica!
        Que bom que gostou do conteúdo, ficamos felizes!
        Acompanhe o blog, toda semana trazemos dicas novas 😀

    13. Veronica Dias de Souza de Oliveira disse:

      A medica cardiologista informou dicou omega 3 para meu cão, porém em uma dose de 1280 ela e 800 dha, manipulado, porém difícil de achar farmacia que manipula e o que achei esta caríssimo. Haveria algum próximo a esta dosagem??? Qual indicaria

      1. Dra. Verônica Delpino disse:

        Olá, Verônica! Tudo bem?
        É importante que você entre em contato novamente com o veterinário que prescreveu a medicação, para verificar uma outra alternativa. Nesse caso, foi indicado o manipulado pra ajustar a dose correta ao peso do seu cachorro.
        Att,

        Verônica Delpino
        Médica Veterinária
        CRMV-SP 33925

    14. Alessandra disse:

      Boa tarde meu minha cachorrinha tem 12 anos eu posso dar os meus suplementos pra ela ? ela está perdendo peso e não que mais comer ração pra cachorro o que eu faço?

      1. Dra. Verônica Delpino disse:

        Olá, Alessandra! Tudo bem?
        Não pode dar seus suplementos para ela. Pra saber qual o suplemento indicado é necessário passar em uma consulta com um veterinário, ainda mais que você disse que ela está perdendo peso. É importante investigar a causa disso.
        Atenciosamente,

        Verônica Delpino
        Médica Veterinária
        CRMV-SP 33925

    15. ERICA LAIS disse:

      ENTAO UM OMEGA 3 DE HUMANO , PODE SER DADO PARA GATOS ?

      1. Dra. Verônica Delpino disse:

        Olá, Erica! Tudo bem?
        Sim pode, mas é importante estar atento à dosagem. Consulte sempre um veterinário de confiança.
        Abraços,
        Verônica Delpino
        Médica Veterinária
        CRMV-SP 33925

    16. Vanilda Santos disse:

      Humano pode tomar suplemento food dog fits

      1. Luana Maciel disse:

        Olá, Vanilda! Tudo bem?
        Este suplemento é indicado para uso animal.

    17. Laise disse:

      Meus pets tem ente 13 e 16 kg. Posso dar somente 500 mg de omega 3 a eles ?

      1. Sarah disse:

        Oi Laise,

        Para esse peso, é ideal que seja o Ômega 3 de 1000mg, assim o suplemento vai ter a sua ação eficaz.
        Em todo caso, verificar o uso com o médico veterinário é muito indicado.

    18. Arizled disse:

      Minha pet-filha tem 7kg, estava usando Ômega-3 de 1000mg.
      Lendo as informações vi que a indicação de uso do de 1000mg é de 1 cápsula para cada 14 kg de peso corporal. E que o de 500mg é de 1 cápsula para cada 7 kg de peso corporal.
      É melhor usar o de 500mg?
      Tem algum problema o uso de 1000mg já que ultrapassa a dosagem recomendada pelo fabricante?

      1. Sarah disse:

        Olá. Arizled. Para todo medicamento consulte um médico veterinário e siga as indicações passadas por ele e pelo fabricante.😊

    19. Sandra Rosa disse:

      Minha cachorrinha tem só 6 kilos quanto de ômega 3 posso dar pra ela ?

      1. Sarah disse:

        Olá, Sandra.

        Sempre procure um médico veterinário para a adequada avaliação de recomendações de suplementos e doses diárias. Além de questionar sempre sobre a qualidade da marca do suplemento.

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo