Cachorro
8 min
Pulgas e carrapatos são pragas bem irritantes de se lidar. No caso das pulgas pode-se dizer que são pequenas o suficiente para se locomover facilmente e ágeis o suficiente para serem chamadas de acrobatas.
Esses parasitas geralmente preferem os hospedeiros de quatro patas aos humanos. No entanto, se seu pet está com pulgas e/ou carrapatos, é provável que seu quintal, sua casa e seus móveis sejam os próximos alvos.
A coceira é um sinal revelador de uma infestação e você pode localizar com facilidade os visitantes em seu bichinho. Em média esses parasitas têm 2,5 milímetros de comprimento, o que os torna visíveis a olho nu. As pulgas podem saltar até 33 centímetros de distância.
O ciclo de vida de pulgas e carrapatos depende, por exemplo, das condições ambientais, sendo o clima quente mais propício, temperatura ideal de 26 a 32°C com umidade alta.
Nessas condições, esses parasitas possuem o ciclo de vida de 18 a 21 dias. Se o tempo não for ideal e não houver um hospedeiro para se alimentar, as larvas podem permanecer dormentes até o clima ideal ocorrer.
Se o seu pet estiver com pulgas e/ou carrapatos em fase adulta, provavelmente sua casa se tornará um berçário. Apenas 5% de uma infestação está localizada no animal, o restante são considerados ovos, larvas e casulos espalhados pela casa. Por isso, significa que você tem que enfrentar o problema de todos os ângulos para erradicar verdadeiramente a infestação.
Para fazer isso, você deve tratar seu animalzinho e o ambiente ao mesmo tempo. Então, se o seu pet transita por todos os locais da casa, então cada cômodo precisará ser limpo de maneira correta.
Em qualquer piso, estofamento e colchão. Rachaduras e outros espaços apertados geralmente são bons esconderijos para pulgas e sua coorte de ovos, larvas e casulos. Se possível, use um aspirador com um saco que você possa descartar sem entrar em contato com seu conteúdo.
Para tapetes e estofados, incluindo camas do seu pet. A combinação de alta temperatura e sabão é inimiga das pulgas em todas as fases da vida. Preste atenção especial aos pontos quentes onde o seu bichinho normalmente se deita.
Incluindo a do seu animalzinho, em água quente. Seque-o na configuração de calor mais alta ou deixe exposto ao sol durante o dia todo. Se a infestação for severa, considere descartar as roupas de cama e a até a caminha do seu pet.
Sprays de aerossol são altamente recomendados, já que você pode direcionar o spray para baixo das camas ou outros lugares que os nebulizadores não conseguem alcançar. Escolha um inseticida que contenha um adulticida, como permetrina, que mata pulgas adultas, e um regulador de crescimento de insetos, como metopreno ou piriproxifeno, que mata os ovos, larvas e pupas.
Pessoas e animais não devem entrar em contato com o spray antes de secar. Certifique-se de usar luvas ao aplicar o spray e somente quando todos estiverem fora de casa.
Além de ser um incômodo, esses parasitas podem espalhar doenças, por essa razão qualquer infestação deve ser tratada desde o animal até o ambiente todo.
Desparasitar o ambiente e os bichinhos é um trabalho árduo, mas extremamente necessário. Pulgas e carrapatos podem ser erradicados rapidamente se você tomar as medidas adequadas.
Gostou das dicas? Conta aqui pra gente!
Publicitária, pedagoga, apaixonada pela vida e extremamente curiosa.
Leitora voraz de vários assuntos, vidrada em tecnologia e desbravadora do mundo pet.
Cachorro
8 min
Cachorro
4 min