Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como ser um tutor responsável

Todos os dias cresce o número de famílias que adotam um bichinho. E não é para menos! Os pets trazem alegria, fazem companhia e são criaturinhas adoráveis. Porém, vale lembrar que a posse responsável de um animal traz várias responsabilidades.

Cuidar de um bichinho é compromisso para toda a vida do animal. O tutor tem o papel de assegurar seu bem-estar e segurança.

Nós separamos aqui as principais dicas de cuidados com seu bichinho:

1. Alimentação de qualidade

Oferecer alimentação de qualidade e de acordo com as necessidades do pet é papel do tutor. A maior parte dos animais domésticos tem a ração como alimento principal, esta deve ser balanceada e precisa conter todo o valor nutricional necessário. No caso de bichinhos que possuem a dieta baseada em alimentos naturais, cabe ao tutor prezar pela qualidade e quantidade correta.

Em todos os casos, a recomendação deve ser feita por um médico veterinário, que irá indicar conforme o organismo do animal, qual alimento deve ser oferecido e quais as quantidades.

2. Controle de parasitas

A primeira verificação quando seu bichinho é filhote é verificar quais as vacinas necessárias, assim você o protegerá de inúmeras doenças. Além dessa prevenção, é preciso prevenir infestações de parasitas, como por exemplo em cães e gatos, a dose do antipulgas precisa ser atualizada conforme a bula do medicamento. 

Para outros bichinhos, como por exemplo hamsters, não são necessárias vacinas e administração de medicamentos para pulgas e carrapatos, mas outros cuidados são mandatórios para mantê-los saudáveis.

Para vacinação e indicação de medicamentos é preciso receber orientação de um médico veterinário, toda a prescrição vai ser baseada nas características do seu pet dando mais qualidade de vida a ele.

3.  Passeios e enriquecimento ambiental

Os cachorros precisam de passeios regulares, essa atividade desenvolve e exercita não só o físico mas também o cognitivo do animal. Não são todos os pets que precisam de caminhadas externas, os gatos, roedores e peixes por exemplo se exercitam dentro de casa mesmo. 

Para ambos casos, enriquecer o ambiente com brinquedos e itens que entretenham seu bichinho é muito importante. Separar um local na casa para o pet, colocando seu comedouro, bebedouro, banheiro, caminha, brinquedos e tudo mais faz com que ele se sinta acolhido e confortável. Esse ambiente familiar, repleto de itens que o bichinho gosta, proporciona um desenvolvimento constante e saudável.

4. Rotina de higiene

Cada pet demanda uma rotina de higiene diferente, incluindo banhos, escovação, organização da gaiola, caixinha de areia, limpeza do banheiro e várias outras ações que preservam o bem-estar do bichinho.

O período para cada atividade é definida pela necessidade do animal, algumas delas serão diárias e outras com um espaçamento maior. Cabe o tutor se informar sobre as características do pet e claro, seguir orientações passadas pelo médico veterinário.

5. Visitas ao veterinário

Esse é um dos itens mais importantes, o acompanhamento médico é essencial para manter seu bichinho saudável e proporcionar maior qualidade de vida.

As visitas são mais constantes quando o bichinho é filhote e quando está atingindo a idade idosa, porém o tutor deve ficar atento e se programar para o checkup anual.

6. Carinho e amor

É fato que a gente se apaixona logo de cara pelos bichinhos e mantê-los sempre cheios de amor e carinho é também benéfico para saúde deles e da nossa!

Os pets trazem para a vida do tutor muitas novidades e desafios, trazem aprendizado e ressignificam muitas coisas, as demonstrações de afeto reforçam o laço entre o bichinho e o tutor.

Gostou das dicas? Conta aqui nos comentários!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

    Comentários

    1. Mareliani disse:

      Aprendo muito com a leitura do canal, se possível, peço uma recomendação pra um mestiço de Fox paulistinha, este sendo tratado com uma fórmula pra leishmaniose, está 2 kg e 600 g a mais do seu peso de janeiro pra cá, o corticóide foi de 7, para 5 e está em 3 mg, é possível este cão fazer uma dieta pra voltar no peso de janeiro, e a pele está começando a ressecar novamente, ele come Golden sênior, pois é de novembro de 2012, ele já usou milteforan, agora está tomando uma vacina, vai pra terceira dose de 21 em 21 dias, e usa alopurinol 70 mg a cada 12 hrs, e outra fórmula com vitaminas, minerais e o corticóide, sei que é preciso alterar as dosagens pois ele aumentou o peso, mas o veterinário pediu pra eu dar mais 10 dias e observar, é isso, obrigadaaa 😍!

      1. Olá Mareliani, tudo bem?

        Ficamos felizes em te auxiliar com as informações aqui do blog 🙂

        Sobre o tratamento para Leishmaniose, a dosagem de corticoide deve ser indicada pelo médico veterinário que indicou o tratamento e está acompanhando.
        E sobre o peso do seu cachorrinho, caso ele esteja de fato acima do peso, após o término do tratamento você pode optar por uma ração com menos calorias para voltar ao peso ideal, mas de qualquer maneira o médico veterinário deve avaliar ao final do tratamento.

        Att,

        Verônica Delpino
        Médica Veterinária
        CRMV-SP 33925

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo