Cachorro
9 min
Dizem que no Brasil o ano só começa após o carnaval, não é mesmo? E claro que uma festa dessas, a gente quer aproveitar na companhia de quem gostamos, incluindo nossos amigos de quatro patas, óbvio!
Se a sua opção for ficar em casa, ou viajar, e até mesmo pular nos bloquinhos da sua cidade juntinho com seu pet, alguns cuidados são essenciais.
Confira aqui algumas dicas bem valiosas para garantir a folia:
Os dias carnavalescos são sempre bem quentes e a hidratação constante é primordial.
Seu pet vai precisar de uma maior quantidade de água, isso porque assim como nós, eles tendem a suar mais. Então, carregue para todos os lugares uma garrafinha com água fresca e reponha sempre que necessário.
Uma boa pedida é molhar a barriguinha e as patinhas do seu amiguinho, assim além de se refrescar, ajuda a evitar a hipertermia, que pode causar vários problemas aos pets.
Uma das cenas mais fofas da vida é ver o pet todo fantasiado e pronto pra folia! E para que ele curta essa experiência, o tutor precisa ter atenção no look a ser escolhido.
Primeiro de tudo, conforto!!! A roupinha precisa ser confortável para o bichinho, ter pelo menos 3 dedos de folga entre a pele e o tecido, principalmente no pescoço.
Atenção ao tecido da fantasia, botões e adereços, esses itens podem fazer o pet sentir muito calor, tropeçar em algum detalhe e até mesmo engolir alguma parte da roupa.
Para ter certeza que está tudo bem, coloque a fantasia em seu pet e veja como ele reage. Se ele se sacudir, tentar tirar e até mesmo morder, são sinais claros de insatisfação, então tente outra fantasia.
Existe carnaval sem aglomerado, zumzumzum e muita batucada? A gente bem que gosta da bagunça! Entretanto seu pet pode se assustar muito com todo o fuzuê, afinal, os animais têm uma audição muito mais sensível que a humana e se incomodam facilmente com os sons.
Para evitar que o bichinho sofra durante essa época é aconselhável que você tutor, vá o acostumando com barulhos e músicas. Tente aliar a experiência a algo positivo, como por exemplo a alimentação. Quando chegar a hora das refeições de seu pet, coloque músicas para ele ouvir. Comece com o volume baixo e vá aumentando gradativamente conforme os dias.
Durante as festas ou bloquinhos não deixe que o animal fique muito próximo às caixas de som, assim ele consegue ficar mais tranquilo.
O barulho, o calor e a movimentação de pessoas podem incomodá-lo. Fique atento ao comportamento do seu animal e procure um Médico-Veterinário se perceber uma reação ou comportamento estranho.
O contato com outra cidade ou até mesmo país, pode enfraquecer o sistema imunológico do pet, é importantíssimo ele estar protegido, portanto antes de viajar consulte o veterinário para receber todas as orientações necessárias.
Na mala do seu pet leve a carteirinha de vacinação do bichinho, mas antes certifique-se que todas as vacinas estão em dia.
Previna pulgas e carrapatos! Converse com o veterinário e veja a melhor maneira de prevenir seu pet, por mais que ele nunca tenha tido pulga ou carrapato, num ambiente diferente nunca se sabe o que se pode encontrar, prevenção nunca é demais!
Com todos esses cuidados a diversão é garantida. Você e seu pet terão memórias para a vida toda!
E aí, curtiu as dicas? Conta para a gente nos comentários.
Texto revisado por Verônica Delpino, veterinária parceira da Tudo de Bicho.
CRMV SP. 33.925
Publicitária, pedagoga, apaixonada pela vida e extremamente curiosa.
Leitora voraz de vários assuntos, vidrada em tecnologia e desbravadora do mundo pet.
Cachorro
9 min
Cachorro
2 min
Adorei as orientações, principalmente qto ao barulho da música,ir aumentando dos poucos p o pet se acostumar,mas graças a Deus vou p um lugar tranquilo com meu tesouro.
Oi Izabela, tudo bem? Que bom que gostou das dicas! E que o carnaval de vocês seja incrível 😉