Cachorro
3 min
É muito comum ouvir que o focinho quente do cachorro significa que ele está com febre. A afirmação até pode ter um pouco de verdade, mas existem algumas variáveis importantes sobre o assunto.
Para entender melhor a questão, é preciso desmistificar que “o normal do cachorro é ter focinho gelado ou quente”, pois isso depende das circunstâncias do ambiente e, principalmente, da temperatura do animal.
Para tirar essa dúvida de uma vez por todas, continue a leitura para entender melhor sobre a variação da temperatura do cão e o que significa quando o focinho do cachorro está quente.
Antes de tudo, é importante entender qual a função e a importância do focinho para os cães. Na prática, esse órgão, além de fofo e charmoso, tem várias funções para o organismo dos pets.
A primeira é captar e direcionar o ar para o pulmão — tal como as narinas para os humanos — e também para as células, por meio do órgão chamado de vomeronasal, atuando na respiração e na captação de odores.
No entanto, o focinho também tem outra responsabilidade vital para o funcionamento dos cãezinhos: a regulação da temperatura corporal.
Os cães, portanto, podem elevar ou abaixar a própria temperatura por meio do focinho. Dessa forma, é comum que eles estejam ora quentes ora muito frios, sendo um comportamento natural e saudável.
Ao tocar o focinho do cão, você nota que ele não está úmido e gelado como sempre esteve. Ele, na verdade, está quente, condição que pode ser confundida com alguma doença ou mal estar físico, como a febre.
Como já dissemos, a temperatura do nariz dos cães flutua durante o dia. Então, um cachorro pode ser perfeitamente saudável e ter um nariz quente e seco, assim como pode estar muito doente e ter um nariz frio e úmido.
Portanto, estar com o focinho quente não quer dizer que o pet esteja com febre, o que vai depender de vários outros sintomas para definir a condição.
A possibilidade, apesar de real, deve ser investigada melhor para definir se, de fato, o cãozinho está com febre ou não.
Você sabia que a temperatura corporal dos animais é mais alta que a dos humanos? Enquanto a nossa gira em torno dos 36°C, a dos cães geralmente fica entre os 38°C.
Logo, o focinho quente e seco pode indicar febre nos cães, desde que venha acompanhado de outros sintomas. Conheça os sinais mais comuns de que o peludo está febril:
De modo geral, é fácil identificar quando um cãozinho está com febre, pois ele tende a ficar mais quieto, menos ativo, sem apetite e sem vontade de se levantar até mesmo para brincar ou receber algum petisco.
A febre nos cães pode surgir por vários motivos, que vão desde doenças causadas por vírus, bactérias e parasitas a intoxicações alimentares decorrentes da ingestão de plantas tóxicas, comidas de humanos, substâncias químicas e produtos de limpeza.
Dessa forma, o organismo dos cachorros, assim como nos humanos, aumenta a temperatura corporal para sinalizar que há algo de errado e para eliminar possíveis vírus e bactérias causadores da situação. É uma espécie de mecanismo de defesa dos cães.
Apesar de existirem muitos tratamentos caseiros e remédios para tratar a febre, o caminho mais seguro para solucionar o problema é levar o cachorro ao médico-veterinário.
Por meio de exames, esse profissional vai diagnosticar a doença ou condição que levou o animal ao estado febril, além de indicar o melhor tratamento para a febre no cão.
Embora a febre, na maioria dos casos, não indique algo muito sério, automedicar o seu amigo peludo pode ser perigoso, principalmente se ele já for velhinho ou já tiver predisposição a algumas doenças.
Por isso, saiba que o assunto merece atenção, pois a febre também pode ser um sinal de que o cachorro foi picado pelo carrapato-estrela. Leia mais sobre o tema clicando aqui!
Somos uma equipe apaixonada por animais! Buscamos ajudar os tutores de pets em diversos cuidados e necessidades. Por isso, nos dedicamos para oferecer os melhores conteúdos e produtos para cachorros, gatos, aves, roedores, peixes e outros bichinhos! 🐶🐭🐱🐰🦜😍
Cachorro
3 min
Cachorro
3 min
Olá…Boa tarde
Meu Yorkshire sempre foi muito quietinho, tanto que trabalho com ele em cima da mesa ao lado do meu computador. Ele faz todas as necessidades no tapetinho e sempre foi meio enjoado para comer não come a mesma comida duas vezes. Ração não gosta. Mas de ontem pra cá está amuadinho, sem comer, e nariz quente. Ontem se molhou um pouco comigo lavando o quintal. A tarde dei um banho nele norno e o sequei com o secador tbm norno. O que faço é o que pode ser?
Oi, Regina!
Essas alterações de comportamento geralmente indicam algum problema de saúde mesmo, mas é necessário examinar seu cachorrinho para saber o que ele tem.
Recomendamos que leve ao médico veterinário para um diagnóstico correto.
Espero que ele fique bem 🙂
Minha cachorrinha vomitou segunda e terça uma água amarela , e agora na quinta feira está cm o focinho quente
Oi Talita! No geral, o vômito amarelo está relacionado a alguma alteração no fígado e/ou ausência de alimento no estômago. Procure um veterinário para descartar a possibilidade de outras doenças.