Cachorro
6 min
As chinchilas são conhecidas por serem animais muito dóceis. Mas como qualquer outro roedor, elas podem morder em certas situações. E existem várias razões pelas quais as chinchilas mordem, seja seus tutores, outras pessoas ou até outros animais.
Como as chinchilas são animais bastante passivos, quando acontece de morder repentinamente alguém pode ser que o tutor se surpreenda com esse comportamento.
As chinchilas mordem como mecanismo de defesa. Principalmente quando se sentem em perigo. O animalzinho pode sentir em situações de perigo quando é pego a força ou a interagir com um estranho. Se a sua chinchila não estiver acostumada a ser manuseada, ela pode sentir ansiedade quando é agarrada ou deixada no ar.
Esses animaizinhos podem morder também se forem deixados em uma gaiola pequena por muitas horas. As chinchilas precisam de uma gaiola grande o suficiente para não se sentirem ansiosas ou presas. É importante também que passem um tempo fora de sua gaiola para que possam correr, brincar e fazer alguns exercícios diários.
Se você tiver mais de uma chinchila, ou algum outro roedor, é recomendável manter em gaiolas separadas para que se sintam mais relaxados. Assim, você os ajudará a se sentirem livres e seguros, atendendo a todas as suas necessidades. As chinchilas precisam de tempo para se acostumar com o tutor e com o novo ambiente, por isso é importante ser pacientes com o animalzinho, para que eles possam entender que estão seguros que o tutor não é uma ameaça.
Morder e mordiscar são semelhantes, mas não são iguais. Eles comunicam coisas diferentes. Uma mordida de chinchila pode deixar uma pequena marca, pois as chinchilas têm dentes longos e afiados. Você pode sentir mais choque do que dor quando for picado, se isso acontecer, limpe a ferida e coloque um curativo. Quando a chinchila mordisca alguém, normalmente não dói. A mordiscada geralmente significa que ela está brincando ou pedindo comida.
Se o comportamento de morder persistir, é sempre importante levar o animal ao veterinário.
Publicitária, pedagoga, apaixonada pela vida e extremamente curiosa.
Leitora voraz de vários assuntos, vidrada em tecnologia e desbravadora do mundo pet.
Cachorro
6 min
Cachorro
3 min