Cachorro
5 min
Os gatos são animais muito ágeis e costumam escalar os locais altos e inusitados. Eles apresentam a habilidade de sair andando com muita elegância depois de qualquer salto. Existe a ideia, comum e antiga, que os gatos sempre caem em pé, isso fez originar a teoria de que os bichanos têm sete vidas.
Basta observar um gato caindo, que é possível perceber que ele cai de pé, na maioria das vezes. Isso acontece porque os gatos têm um senso de equilíbrio bastante apurado, que lhes permite fazer movimentos rápidos e girar o corpo e as patas em direção ao solo, para cair com suavidade.
São três fatores que ajudam os gatos caírem sempre de pé: o labirinto, uma estrutura no ouvido responsável pelo equilíbrio, a visão, e a resposta rápida do cérebro para os músculos.
Através da sua fisiologia, sempre que o gato está em uma posição desconfortável, ocorre um aumento de pressão, que funciona como alerta. O labirinto identifica que o animal está em posição diferente em relação ao solo, que é complementado pela visão, percebendo as coisas de forma avessa.
Com o senso de equilíbrio, o cérebro do gato consegue identificar isso e o sistema nervoso central manda uma resposta rápida para que os músculos realizem movimentos que fazem o corpo do animal recuperar o equilíbrio.
É importante lembrar que cair é sempre um risco para o animalzinho, ele pode ter fraturas ou lesões. Por isso, você nunca deve testar para ver se o gato consegue realmente cair de pé.
Embora os bichanos consigam cair em pé, sem se machucar, evite ficar jogando-o para cima ou colocando em locais altos, tenha cuidado também ao pegar o animal no colo e depois ao colocá-lo no chão.
Isso é perigoso para a segurança do seu pet. Mesmo que os gatos caiam em pé na maioria das vezes, não significa que sempre terão o mesmo sucesso. Se atente para os locais onde os brinquedos para gato são instalados, se certifique que eles estão seguros e presos de forma correta
Você já sabia que os gatos caem em pé? Conta aqui pra gente!
Publicitária, pedagoga, apaixonada pela vida e extremamente curiosa.
Leitora voraz de vários assuntos, vidrada em tecnologia e desbravadora do mundo pet.
Cachorro
5 min
Destaques
7 min