Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Por que os gatos perseguem lasers?

Você já deve estar familiarizado com a eterna luta entre os gatos e o laser, não é mesmo? É comum os gatos que perseguem lasers.

Para algo tão pequeno e sem cheiro, aquele pontinho vermelho com certeza pode manter os gatos ocupados, apesar do bichano nunca conseguir de fato pegar o laser. Há um debate recorrente sobre os benefícios dessa brincadeira, se causa algum mal ou não.

Mas você sabe por que os gatinhos ficam tão focados nesse feixe de luz? E por que gatos perseguem lasers?

Os lasers são inerentemente estimulantes e atraentes principalmente pelo o que representam: presas que se movem rapidamente. Só porque seu gato não tem que trabalhar duro para comer, não significa que ele não esteja programado para o trabalho.

Conforme o ponto de um laser se espalha pelo ambiente, seu gato o interpreta como um pequeno animal tentando correr e se esconder. O fato de ser apenas uma projeção não importa muito porque seu gato está operando no piloto automático, sem analisar.

A controvérsia levantada no debate sobre essa brincadeira é que fazer seu gato perseguir um laser é uma forma de provocação. Afinal de contas o gatinho está espreitando e atacando aquele ponto vermelho porque seu cérebro está lhe dizendo para caçar, não é necessariamente uma forma de brincar.

O laser é um alvo inatingível, e não importa quão grandes sejam as habilidades de caça do seu gato, ele nunca vai conseguir comê-lo, ou seja, nunca vai terminar seu ciclo predatório. Isso pode resultar em mau comportamento, devido ao sentimento de frustração do bichinho em alcançar sua presa.

Para ajudar a tornar o laser mais um jogo e menos uma provocação, dê ao seu gato um petisco ou um brinquedo físico assim que terminar de jogar.

Importante: jamais aponte o laser diretamente para seu gatinho.

Gostou dessa dica? Conta aqui pra gente!

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo