Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Raças de cães para suporte emocional

Você já ouviu falar em animais de apoio emocional? Cães para suporte emocional trazem conforto, amor e um elo muito forte para seus tutores. Conheça as raças de cães mais indicadas.

Um animal de apoio emocional não é de serviço, como por exemplo os cães guia. Não é um animal de terapia, que é especificamente treinado para fornecer suporte emocional e/ou psicológico a pessoas necessitadas. Geralmente, os animais de terapia vão para hospitais, escolas, asilos e outros locais de cuidado. Eles também são usados ​​para ajudar as pessoas após um evento traumático.

Em vez de realizar uma tarefa específica e treinada, um animal de apoio emocional fornece ao tutor uma conexão emocional forte, reconfortante e com muitos benefícios terapêuticos, incluindo alívio da ansiedade e conforto em ambientes sociais.

Embora todos os cães possam oferecer suporte, certas características da raça tornam o cão mais propenso a se destacar no papel. Eles tendem a ser gentis, descontraídos, treináveis ​​e sociáveis. 

Confira aqui 10 raças a serem consideradas se você estiver procurando por um animal de apoio emocional:

01. American Staffordshire Terrier

Os cães do tipo pit bull possuem uma má fama que não faz jus às suas reais características. Esses caninos são amigáveis ​​e devotados, incrivelmente adequados para servir como animais de apoio emocional. Com o treinamento e socialização adequados, esses cães normalmente podem se dar bem com a maioria das pessoas e em várias situações.

02. Golden Retriever

Golden retrievers há muito reinam como uma das raças de cães mais populares nos mundo, tanto como animais de apoio emocional quanto como pets em geral. Seu comportamento paciente e amizade aberta os tornam ideais para pessoas com problemas de saúde. E como um bônus adicional, eles são altamente treináveis.

03. Labrador Retriever

Pesquise qualquer lista de melhores cães de apoio emocional, terapia ou serviço e provavelmente encontrará labradores. Os cães dessa raça costumam ser gentis e amigáveis e ​​com um forte desejo de agradar. Eles são bons para pessoas que precisam de um companheiro fora de casa, pois os laboratórios tendem a se sentir confortáveis ​​explorando o mundo.

04. Corgi

Corgis são mais do que apenas a raça preferida da rainha da Inglaterra. Esses cães afetuosos são tipicamente bons com humanos de todas as idades, e sua inteligência os torna excelentes no treinamento. Mas esta raça precisa de muito exercício físico e mental, por isso não é adequada para todas as condições. 

05. Yorkshire

O que falta em tamanho aos Yorkies, eles compensam em confiança e afeto. Eles esperam muita atenção, mas a devolvem dez vezes mais. Eles são fáceis de viajar, o que é bom para pessoas que precisam de seu animal de apoio emocional para acompanhá-los nas viagens. E eles tendem a se adaptar bem às mudanças.

06. Wolfhound irlandês (Lébrel irlandês)

Os wolfhounds irlandeses são protetores naturais. E sua natureza sensível os ajuda a se sintonizar com o que seus humanos estão sentindo. Mas um fator a ser lembrado é que eles têm uma vida útil relativamente curta – apenas seis a oito anos – o que pode ser difícil para aqueles que dependem de seu animal de apoio emocional.

07. Cavalier King Charles Spaniel

O Cavalier King Charles spaniel parece um bichinho de pelúcia. Esses cães adoram ser acariciados e normalmente têm um temperamento amigável. Eles geralmente ficam tão felizes em se aconchegar com seus tutores quanto em se juntar a eles para um passeio agradável.

08. Chihuahua

Chihuahuas possuem todo tipo de temperamentos. Mas, com a socialização adequada desde pequenininhos, os chihuahuas podem desenvolver personalidades amorosas que se traduzem bem em apoio emocional. Como Yorkies, eles são boas companhias para viajar e se adaptam bem aos lugares novos. Eles não exigem muito exercício, mas ficam felizes em manter seus tutores ocupados com brincadeiras e aconchegos.

09. Pastor alemão

Os cachorros dessa raça se dão muito bem realizando tarefas específicas, por isso são frequentemente escolhidos como cães de trabalho. Sua inteligência e vontade de agradar também os tornam fortes candidatos como animais de apoio emocional. A maioria dos pastores alemães adora se envolver com seus tutores. E com treinamento suficiente, eles podem se tornar companheiros maravilhosos em espaços públicos.

10. Collie

Como cães pastores, os collies verificam constantemente se seu rebanho – ou família – está feliz e em segurança. A maioria dos collies são habilidosos em captar sinais de seus tutores de que algo não está certo, e eles se precipitam para fornecer conforto. Eles precisam de bastante exercício, o que significa que são bons em fazer longos passeios.

Essa lista é apenas uma referência de algumas raças que tem por característica principal a atenção e o carinho, mas cada cãozinho é um indivíduo único e que certamente proporciona muito conforto e amor para seu tutor.

Lembramos que ter um bichinho em casa envolve inúmeras responsabilidades, então seja consciente e providencie toda a estrutura necessária, e é claro, encha essa vida de amor e cuidado!

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo