Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Cachorro sente ciúmes?

Muito tutores se perguntam se o cachorro sente ciúmes ou qualquer uma das chamadas emoções “secundárias”. Embora a maioria dos cães exiba o que pode parecer um comportamento de ciúme quando confrontados com certas situações, não se sabe se o que eles estão realmente experimentando é ciúme da forma como o conhecemos. A maioria dos tutores tende a acreditar que o que sentimos é o que eles sentem, mas isso pode ou não ser totalmente verdade.

Quais são os sinais de que o cachorro sente ciúmes?

Você pode verificar certas mudanças no comportamento do seu cachorro quando está com ciúmes de algo ou de alguém novo em sua vida. Aqui está uma lista de alguns possíveis sinais de um cãozinho ciumento:

Agressão

Seu cão pode não gostar de alguém que toma o lugar de sua atenção e, em vez disso, vai cumprimentá-lo com mordidelas e rosnados. Esta é a maneira de dizer: “Só há espaço para um de nós aqui!”. Essa agressão pode ser dirigida ao recém-chegado, a outros animais, a objetos inanimados ou até a você.

Xixi e cocô em local errado

Seu cão pode sentir que precisa fazer um grande gesto para conseguir toda a sua atenção de volta, então fazer as necessidades em locais errados pode parecer uma boa ideia. Esses “acidentes” quando são causados por ciúmes, geralmente são deliberadamente feitos em uma área que você certamente notará, como por exemplo em seus sapatos ou no tapete da sala.

Tapete higiênico para cães: como usar?

Carência

Em um esforço para se tornarem mais visíveis, os cães poderão ficar grudados que nem chiclete em você seja dia ou noite, acompanhá-lo até o banheiro e estar constantemente sob os pés. Na cabecinha deles, quanto mais perto estiver de você, mais longe você terá que estar desse novo bichinho ou pessoa. Além disso, se você estiver continuamente tropeçando neles, será um lembrete para você enviar um pouco de atenção para eles.

Assustando estranhos

Um recém-chegado pode ser suficiente na cabeça do seu cachorro para desencadear um comportamento ciumento. Portanto, se você tiver vários visitantes, digamos, depois que um bebê nascer, seu cachorro pode tentar assustá-los em um esforço de mandá-los embora e também para não voltarem. Isso vem junto com o comportamento agressivo, pois seu cão pode rosnar, latir e até mesmo tentar morder visitantes ou estranhos, sendo que normalmente não fariam algo assim.

Truques

Em vez de tentar atrair mais atenção por um caminho negativo, alguns cães podem tentar te impressionar fazendo todos os seus truques conhecidos. Isso geralmente acontece sem que você peça, e eles podem se fingir de mortos ou rolar sempre que você voltar sua atenção para outro lugar.

Evita socialização

Alguns cães mostram seu ciúme evitando situações onde estejam todos juntos. Eles podem optar por virar as costas para você ou para outras pessoas que estão prestando atenção em outro lugar, podendo até mesmo sair da sala. Pense nisso como uma criança fazendo uma pequena birra.

Quais situações fazem um cachorro ter ciúmes?

A maioria dos cães é despreocupada o tempo todo, é por isso que gostamos tanto de tê-los como companhia. Ciúmes geralmente só acontece quando algo importante muda na vida de seu cão. Normalmente, essa mudança importante envolve a adição de um novo membro da família e alteração na rotina.

Separamos uma listinha com as principais situações que podem desencadear essas mudanças de comportamento: 

Novo(a) parceiro(a)

Seu cachorro gostaria que você pensasse nele como seu parceiro, mas, infelizmente para ele, nem sempre é isso que temos em mente. Nosso parceiro deve ser privilegiado com muito de nosso tempo, algo que seu cão pode levar para o lado pessoal. Mesmo que você tente o seu melhor para incluir seu cão em todas as atividades que puder com sua nova cara-metade, ele nunca mais será o mesmo de quando era só você e ele.

Novo bebê

Trazer o seu novo bebê do hospital para casa é um daqueles dias que você sempre vai querer lembrar e que o seu cachorro pode querer esquecer logo. Novos bebês podem realmente abalar o mundo de um cachorro! De repente, sua casa tranquila e limpa torna-se desordenada, barulhenta e sem sono. Tenha cuidado especial com cães que têm ciúmes de um novo bebê, pois eles podem tentar dar uma mordidinha no bebê.

Novo pet

Não importa se você leva para casa um cachorrinho cheio de energia ou um gatinho fofo, alguns cães podem não gostar. Um novo pet vai precisar de tempo para se adaptar à rotina da casa e também a conviver com os antigos moradores.

Novo emprego

Os cães não ficam com ciúmes apenas com novos integrantes, mas podem mudar para um comportamento ciumento quando você troca de trabalho, especialmente se esse novo emprego tomar mais do seu tempo. Talvez você tenha que sair mais cedo do que está acostumado e seu cachorrinho não terá mais aquelas brincadeiras matinais. Ou talvez você acabe trabalhando até mais tarde e ele perca o descanso preguiçoso antes de dormir.

Mamãe e filhote

Esse motivo pode ou não incluir você. Às vezes as mães ficam com ciúmes de seus filhotes e podem até desmamar mais cedo. Por exemplo, não há nada mais fofo do que uma ninhada de filhotes peludos e brincalhões, e é natural que eles ganhem mais atenção dos tutores, podendo fazer a cachorrinha se sentir fora do círculo afetivo. Dependendo da intensidade do ciúmes, ela pode tentar se distanciar dos filhotes em um esforço para recuperar alguma atenção.

O que é agressão por ciúme?

Essa agressão é caracterizada no momento em que os cães exibem seus sentimentos na forma de beliscar, morder ou rosnar. Normalmente essa agressão é dirigida ao novo pet, um novo bebê ou uma nova pessoa importante. Mas às vezes os cães podem direcionar essa agressão de volta para você ou até mesmo para objetos inanimados, como por exemplo rasgando o sofá ou o tapete. A agressão por ciúme pode se tornar um problema muito sério que pode colocar em risco a segurança tanto do próprio cãozinho, quanto dos que estão em volta.

Você pode verificar se a mudança de comportamento é por conta de ciúmes quando o cachorro age normalmente quando é só você e ele, mas muda completamente quando o novo morador / novo bebê / novo pet está por perto.

Como posso fazer meu cachorro parar de ter ciúme?

É inevitável que hajam algumas mudanças na vida do seu cão. Se por acaso eles desenvolverem ciúme, é melhor tentar trabalhar esse sentimento o mais rápido possível.

Listamos aqui algumas ações que podem ajudar:

Dar tempo de adaptação

Isso é especialmente importante para a introdução de novos pets. Você não pode simplesmente trazer um novo bichinho para casa sem permitir que seu cão se acostume com ele primeiro. Permita que seu cão conheça o novo integrante em sessões curtas, várias vezes ao dia. É indicado manter o novo pet em outro cômodo da casa até que seu cão o aceite. Isso funciona para outras pessoas e bebês também.

Igualdade

Tente espalhar sua atenção o mais uniformemente possível. Isso não será fácil com um novo bebê, pois eles exigem muita dedicação, mas tente passar algum tempo individual com seu cão todos os dias. Para vários animais, não acaricie um sem acariciar todos eles.

Local seguro

Crie um local seguro para o seu cachorrinho ir se ele estiver ficando muito estressado com a situação. Uma casinha, um canto tranquilo ou seu próprio lugar atrás do sofá é um ótimo lugar para seu amigão se acalmar e simplesmente fugir. Um local seguro também pode dar a eles um pouco de sensação de posse, quando para ele parece que tudo está sendo levado embora.

Cada um com seus objetos

Se seu cão está com ciúme por conta de um novo bichinho, é melhor não encorajar o compartilhamento de brinquedos e objetos pessoais por um tempo. Mesmo que isso signifique ter dois brinquedos iguais, não peça ao seu cão para compartilhar com o outro pet, essa ação pode ajudar a diminuir o ciúmes.

Recompensa

Dê ao seu bichinho tempo para perceber a grande mudança que está acontecendo em sua vida. Sempre que seu cachorro se comportar sem ciúme, recompense-o! Isso pode ser simplesmente ficar no mesmo cômodo que o bebê ou não rosnar para o novo pet, seja qual for o caso, recompense o bom comportamento com petiscos.

As mudanças em sua vida mudam a vida do seu cãozinho também. Portanto, quando perceber que algo irá mudar na rotina e na vida da casa, certifique-se de fazer isso gradativamente, não force e faça seu amigão sentir que continua sendo melhor amigo.

Saiba que alguns sinais de que o cachorro sente ciúmes podem ser natural, caso note algum comportamento diferente em seu cãozinho, procure um veterinário para que ele possa verificar a saúde do animal.

Gostou das dicas? Conta aqui pra gente!

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo