Dicas de Produtos
4 min
Quem tem um peixinho em casa sabe que o aquário é o ambiente mais importante para o animal! É nele que o peixe se desenvolve e passa a maior parte do tempo. Para manter o peixe saudável a limpeza do aquário deve ser realizada diariamente. A limpeza envolve diversos processos. Não é uma tarefa difícil, mas precisa ser realizada com muito cuidado!
Para facilitar a vida de quem ama animais do fundo do mar, reunimos dicas de como limpar um aquário e deixar o seu peixinho muito mais saudável!
Porque o aquário interfere diretamente na saúde do peixe! Isso mesmo, o ato de limpar o aquário é um ato de carinho com o animal! A limpeza do aquário é permite que os peixes tenham água limpa e oxigênio suficientes para sobreviver.
Dentro de um aquário tudo é interligado! Desde a alimentação até o comportamento do animal! Por exemplo, se os alimentos não são consumidos corretamente eles ficam acumulados no fundo do aquário. Com o tempo, durante o processo de decomposição, o alimento libera amônia, uma substância tóxica para os peixes.
Um ambiente com impurezas, como algas, bactérias e resíduos afetará a vida do animal e poderá levá-lo ao óbito. É importante lembrar que no mar o processo de higienização é natural. Por isso, os peixinhos vivem felizes!
Ao realizar a limpeza do ambiente o principal cuidado deverá ser com o animalzinho. Durante a limpeza, deixe o peixinho em outro espaço, que nunca foi limpo com sabão, com a água em temperatura ambiente, pode ser utilizada a mesma água do aquário.
A limpeza é um processo de higienização! Ela vai muito além de mudar a água do ambiente, se realizada de forma incorreta ela pode causar diversos danos aos animais!
Ao limpar, é muito importante se atentar as mudanças bruscas na temperatura e alterações do PH da água. É recomendado trocar 20% da água, isso será o suficiente para renovar o oxigênio e não alterar o habitat do animal. Se a limpeza saiu da rotina troque cerca de 25% a 30%. Em situações críticas converse com o médico veterinário de sua confiança.
Realize o Teste de PH para ver se o PH da água está correto. No mercado, é possível encontrar o kit especializado para esta finalidade.
Se o PH não estiver suficientemente equilibrado será necessário trocar toda a água do aquário. É importante verificar o funcionamento da bomba e do filtro.
Além disso, não é recomendada a utilização cloro, sabão ou detergente comum. Utilize itens específicos para a limpeza, como condicionador para aquário, espátulas, sifão etc.
Não existe uma regra referente a rotina de limpeza. Tudo depende do tamanho do aquário, das espécies dos peixes, do comportamento dos animais e da quantidade de seres vivos no ambiente. Tudo isso influencia na rotina de higienização.
Ter um aquário em casa é lindo! Os peixes são animais extremamentes inteligentes, mas são sensíveis e necessitavam de cuidados! Para auxiliar no cuidados do “Rei das Escamas” a Tudo de Bicho possui acessórios e alimentos para peixes!
Jornalista apaixonada por séries e pela minha pinscher Mafalda. Comunicadora que gosta de falar pelos cotovelos e que sempre acompanha os memes no Twitter 😀
Dicas de Produtos
4 min
Destaques
5 min