Cachorro
5 min
Gatos são animais únicos e fascinantes. Só quem tem um bichano em casa sabe que eles possuem o poder de surpreender seus tutores.
Segundo um estudo realizado pela University of South Australia em 2017, os felinos têm personalidades diferentes, podendo variar entre calmos, tímidos, brincalhões, irritados, agressivos, gentis e amáveis.
Seja qual for a personalidade, os gatos também possuem alguns comportamentos em comum. Descubra 13 curiosidades sobre felinos e se apaixone ainda mais por esses bichanos. Confira!
Gatinhos chegam ao mundo pesando pouquíssimas gramas, necessitando do calor e principalmente da mãe felina para sobreviver. Eles nascem pequenos, mas com o aleitamento materno, dobram de peso em torno de dez dias.
Nas primeiras semanas de vida, os filhotes são cegos e surdos, mas dentro de quarenta dias os sentidos se desenvolvem.
Eles gostam de descansar! Dormem em média dezesseis horas por dia, variando de acordo com raça, idade, temperamento e clima. Da mesma forma que os humanos ficam sonolentos em dias chuvosos e frios, os felinos também se encontram mais preguiçosos e indispostos nessas condições.
A visão dos felinos é evoluída, muito melhor que a nossa. Eles conseguem ver tanto de dia quanto de noite, necessitando de apenas ⅙ de claridade para enxergar, em relação aos olhos humanos.
Mesmo domesticados, os gatos possuem fisiologia de um predador, por isso, seus hábitos são noturnos e seus olhos são sensíveis a luz. A claridade extrema pode prejudicar o bichano.
Eles pulam muito alto, são capazes de saltar até nove vezes a sua altura.
Eles são elásticos, por essa razão, conseguem correr rapidamente atrás de presas. Escalam, pulam, brincam e mudam de direção ligeiramente — esse comportamento se dá devido ao seu instinto selvagem.
Segundo o livro Cat Sense do biólogo inglês John Bradshaw, os felinos pensam que os humanos são gatos gigantes e dóceis.
O autor explica que o animal leva bichos mortos para casa não para “alimentar” o dono, mas sim para garantir que o alimento estará em um local seguro. Quando o gato morde a presa, percebe que a ração é mais saborosa, deixando-a de lado.
Apesar dos gatos dormirem por aproximadamente dezesseis horas, os outros trinta por cento do dia eles passam se limpando.
Diferente dos humanos que necessitam pisar com a planta dos pés, os gatos apoiam somente os dedos no solo para caminhar. Portanto, são animais silenciosos.
Eles gostam de comidas frescas, afinal, ele é um caçador. Se a comida não o agrada, ele pode passar dias sem comer e até morrer de fome.
Outra curiosidade sobre felinos é que eles adoram se esfregar, mas não quer dizer que ele está demonstrando afeto, mas sim marcando território. O cheiro produzido por glândulas ficam localizados na parte frontal do rosto.
Os humanos possuem impressões digitais para se diferenciar, já os gatinhos portam um nariz de formato único, cada um com sua própria característica.
Muitas pessoas acreditam que gatos são animais individualistas e frios, mas na verdade eles são muito amorosos com os tutores. Os felinos podem lamber, deitar de barriga para cima e interagir como um cão.
Eles são animais únicos e incomparáveis, sem contar que são originais e de personalidade forte. Convivem muito bem com a casa e se relacionam amigavelmente com tutor, se tornando uma grande companhia para ele.
Jornalista apaixonada por séries e pela minha pinscher Mafalda. Comunicadora que gosta de falar pelos cotovelos e que sempre acompanha os memes no Twitter 😀
Cachorro
5 min
Cachorro
3 min