Cachorro
7 min
Todos nós sabemos que é comum ouvir que o gato tem medo de água. Esta ideia já se tornou comum quando pensamos nos felinos. E existem alguns motivos que influenciam o animalzinho no gosto, ou não, pela água.
Os gatos foram domésticos 9.500 anos atrás no Oriente Médio. Eles cresceram no clima árido do deserto, com pouca exposição a rios, lagos e chuva. Dessa forma, os gatos evoluíram evitando contato com água, esconder da água se tornou instinto para os gatos atuais.
Os gatos tendem a evitar a água porque não conseguem controlá-la, devido a quantidade. Perceba como o seu gato age naturalmente diante de um pouco de água pingando na torneira, e como se apavora no momento do banho.
A pele molhada demora muito para secar pesando o gatinho e afetando sua agilidade. Além disso, a água nos olhos e ouvidos de um gato pode afetar sua capacidade de avaliar as ameaças próximas, deixando-os mais vulneráveis.
E ainda, os bichanos são muito territorialistas e o cheiro é muito importante, por isso um banho forçado pode modificar o odor do gato, fazendo o ficar inseguro.
O pelo, quando está molhado, fica mais pesado que o normal, provocando desconforto e indisposição ao animal. É um comportamento natural dos gatos gostarem de estar confortáveis e livres, então a água prejudica seus movimentos por conta do peso do pelo.
Muitos gatos tem medo de água por causa de alguma situação antiga, talvez ter sido borrifados com água, banhos a força ou ter pego alguma chuva. O choque da umidade repentina pode demorar a estabilizar, e por isso fazer com que os gatos evitem a água.
É natural que o bichano fuja do banho. Mas é possível ensinar para o seu pet que não há perigo nisso, tudo depende de adaptar, de forma correta e adequada, o pet à água.
É possível acostumar o seu gato à água, mas será um processo que exigirá paciência da sua parte. Mesmo que os gatos tenham medo de água eles conseguem manter sua aparência limpa graças a seus banhos naturais, com as linguadas ao redor do pelo. Essa tática utilizada pelos felinos é excelente para mantê-los sempre limpinhos.
Como já se sentem higienizados, os felinos não veem sentido em mergulhar na água com sabão para tomar banhos.
Gostou desse post? Conta aqui pra gente!
Publicitária, pedagoga, apaixonada pela vida e extremamente curiosa.
Leitora voraz de vários assuntos, vidrada em tecnologia e desbravadora do mundo pet.
Cachorro
7 min
Destaques
3 min