Gato
3 min
Uma dúvida muito comum dos tutores de primeira viagem é se é normal o gato vomitar bola de pelo. Apesar de ser um hábito comum, que funciona como uma resposta biológica a um desconforto, presenciar esse momento pode causar bastante preocupação.
As pessoas que convivem com os bichanos há mais tempo já sabem que se trata de um processo corriqueiro. No entanto, é muito importante saber quais são as causas desse tipo de expulsão e conhecer formas de reduzi-las.
Outro ponto importante é que, em alguns casos, a depender da frequência e da intensidade que acontecem, as bolas de pelo podem ser um dos sintomas iniciais de alguma doença mais séria, que demanda atendimento especializado.
A seguir, você vai encontrar uma série de informações úteis para entender como ajudar o seu pet nesses momentos! Vamos lá?
Conhecida na área clínica como Tricobezoar felino, as bolas de pelo são exatamente o que o nome diz: um amontoado de pelos que sai pela boca dos gatos em formato enovelado.
Essa bola sai envolta por um líquido amarelado ou marrom e, em alguns casos, pode ser acompanhada de bastante saliva ou de restos de alguma refeição recente, como ração, sachê ou até pedaços de graminha.
Essa é uma das formas que os gatos têm de expulsar os pelos que foram ingeridos acidentalmente — seja durante a autolimpeza ou em outros contextos — e que chegaram até o seu estômago, mas, por algum motivo, não foram digeridos da forma correta.
Quando isso acontece, os bichanos sentem muito desconforto e vão expulsar esse corpo estranho pela via oral. Antes de acontecer, o incômodo é perceptível, porque os gatos ficam parados e emitem um som bastante característico, que anuncia o vômito.
Os gatos são animais domésticos com ótimos hábitos de higiene e fazem a autolimpeza do seu corpo com muita recorrência, principalmente quando estão na fase adulta. Eles usam a língua para isso e, com paciência e movimentos repetitivos, vão lambendo todos os pelos que alcançam e até o espaço entre as suas patinhas.
Durante esse processo, os felinos acabam ingerindo os próprios pelos que já se soltaram ou que se soltam com o movimento das lambidas. Como eles são engolidos, vão parar no estômago e, em alguns casos, não conseguem passar com facilidade pelo tubo digestivo. Então, essas bolas se formam e ficam ali até serem expelidas.
O Tricobezoar felino se forma quando, depois da ingestão dos pelos, eles não seguem o fluxo normal, que culmina em sair com as fezes. Quando esses pelos soltos ficam parados no estômago, formam um agrupamento similar a um novelo de linha.
Como a digestão não aconteceu da maneira ideal, os gatos ficam muito desconfortáveis com a presença delas e tentam expulsá-las por outra via.
Há muitos sinais que indicam que o gatinho está sentindo incômodos proporcionados pela existências de bolas de pelo em seu estômago. Os principais são:
Atenção: algumas raças de gatos são mais suscetíveis à formação de bolas de pelo. É o caso do gato Persa e Angorá, que têm a pelagem bem mais longa que os demais.
Na maioria das vezes, os gatos conseguem expelir a bola já na primeira tentativa ou depois de tentar algumas vezes. O som é parecido com um espirro ou tosse breve.
Se, hipoteticamente, o bichano engasgar durante esse processo, você pode fazer uma manobra para auxiliá-lo seguindo as recomendações do vídeo logo abaixo, que consiste em pressionar o diafragma do animalzinho com firmeza e precisão, no ponto abaixo do esterno. Veja:
Essa é uma forma de evitar o sufocamento do pet e aliviar seu mal-estar. Mas, se o seu animal de estimação engasga com frequência, procure um médico-veterinário o mais rápido possível e informe o quadro.
Expelir bolas de pelo é algo bem comum e que faz parte da rotina dos gatos. Porém, a situação pode gerar desconforto para os felinos e, nos casos mais graves, também pode provocar bloqueio das vias intestinais.
Se esse comportamento se tornar muito frequente ou vir sempre acompanhado de restos de alimento e/ou de sangue, é sinal de algo que não está certo com o sistema digestivo do animal.
Nesse caso, a melhor opção é procurar ajuda especializada e redobrar os cuidados com higiene do bichinho, principalmente quanto à escovação da sua pelagem.
Os tutores podem ajudar os bichanos a eliminar as terríveis bolas de pelos de duas formas: com medidas preventivas (que explicamos em detalhes abaixo) e por meio de uma alimentação adequada.
Um dos segredos é proporcionar uma dieta rica em fibras para os gatos. Assim, as bolas de pelo que se formam no estômago têm mais chances de seguirem o fluxo pelo tubo digestório e saírem com as fezes.
Há petiscos anti bola de pelos de diferentes sabores e tamanhos, que podem ser encontrados facilmente em qualquer pet shop. Esses produtos são desenvolvidos especialmente para auxiliar esse processo, já que há vários ingredientes ricos em fibras em sua composição.
Agora que você já sabe como as bolas de pelo se formam e por que devem ser evitadas, aprenda como ajudar o seu pet!
Os gatos são conhecidos pela independência em relação à limpeza, já que adoram se lamber. Mas você pode impedir que os pelos soltos sejam ingeridos nesses momentos por meio de uma boa escovação.
Fazê-la com regularidade auxilia na saúde do bichano e também é uma forma de demonstrar carinho. Quando seu pet ficar idoso, aumente a frequência.
O excesso de lambidas nos pelos pode ser um sintoma de que o gato está entediado. Para mantê-lo ativo, ofereça brinquedos interativos e estimule as atividades físicas divertidas, como as de caça.
Como explicamos anteriormente, a alimentação influencia muito na formação das bolas de pelos e na forma como são expelidas. Atente-se à quantidade de fibras que compõem a ração do seu gato e faça adaptações ou suplementações, se necessário.
As graminhas digestivas fazem muito sucesso com os bichanos e são ótimas opções para regular o sistema digestivo e auxiliar no trato intestinal.
Você já sabe, mas não custa reforçar: ofereça somente alimentos que são próprios para gatos ou que foram autorizados pelo médico-veterinário.
Alguns gatinhos podem acabar ingerindo acidentalmente o pelo de seus companheiros que estão espalhados pela casa, portanto, capriche na limpeza e passe o aspirador pelos espaços de circulação com frequência.
Gostou dessas dicas?
No pet shop online da Tudo de Bicho, você encontra os melhores produtos para cuidar dos seus gatos! Clique no banner abaixo e conheça nossas linhas de alimentação, higiene, medicamentos, brinquedos, transporte e muito mais!
Somos uma equipe apaixonada por animais! Buscamos ajudar os tutores de pets em diversos cuidados e necessidades. Por isso, nos dedicamos para oferecer os melhores conteúdos e produtos para cachorros, gatos, aves, roedores, peixes e outros bichinhos! 🐶🐭🐱🐰🦜😍
Gato
3 min
Destaques
8 min