Gato
4 min
Está pensando em adotar um gato novo? Parabéns! Se você já possui outros bichanos na casa, é necessário que eles sejam apresentados ao gato novo em casa com cuidado, para que a convivência seja pacífica.
Para te ajudar nessa integração do novo membro da família, continue a leitura!
A primeira coisa a se fazer é aprender como os gatos funcionam. Esses animais são bastante territorialistas e, por isso, não são os maiores fãs de novos moradores na casa. Para eles, o novo gatinho é um intruso, pelo menos no primeiro momento.
Por isso, não espere que eles sejam melhores amigos logo de cara – existe a possibilidade disso não acontecer, mesmo com todos os esforços. O seu foco deve ser na convivência pacífica.
No começo do processo de adaptação, o mais indicado é não deixar os gatos juntos. Por isso, é recomendado deixar cada um com um cômodo para chamar de seu.
Deixe o gato veterano onde ele está atualmente, sem fazer mudanças – a chegada de um novo gatinho já é mudança o suficiente! Para o novo, escolha um lugar em que o veterano não tem acesso e coloque os seus itens, como caminha, comedouro e bebedouro, brinquedos e caixinha de areia.
Assim como os cachorros, os gatos possuem um olfato bastante sensível. Por isso, em um primeiro momento, vale a pena acostumá-los um ao outro usando esse sentido.
Pegue uma flanela ou meia limpa e esfregue, gentilmente, no novo gato e entregue o objeto ao veterano. Dessa forma, o gato mais velho terá a chance de conhecer o cheiro do gatinho antes de vê-lo, de fato.
Depois de três a cinco dias, coloque o novinho em uma caixa de transporte e convite o gato mais antigo a cheirá-lo com maior liberdade. Se o momento for pacífico, você pode tirar o gatinho da caixa e deixar os dois interagirem.
Nas primeiras interações, é necessário ficar alerta. Se houver muita comoção, não brigue com os gatos. Ao invés disso, faça carinho em ambos e converse suavemente com eles.
Se o clima estiver para brigas, é melhor separá-los e esperar por uma nova oportunidade. Repita o processo até que eles estejam completamente acostumados um com o outro.
Seus maiores aliados na tarefa de apresentar um gato novo em casa são os brinquedos e petiscos. Chame os gatinhos para brincar com você e entre si, com a ajuda de brinquedos.
A ideia é recompensá-los por brincar juntos. Quando eles brincarem pacificamente, recompense com o petisco. Se começarem a brigar, separe-os e continue outro dia.
Outra técnica é dar alimentos como os sachês aos dois, no mesmo espaço. Dessa forma, eles relacionam bons momentos como esse à presença do outro, facilitando a convivência.
Apresentar um gato novo em casa exige paciência e cuidado. Mesmo que seja difícil no começo, não se preocupe: seguindo as recomendações, o dia da convivência pacífica chegará!
Jornalista apaixonada por séries e pela minha pinscher Mafalda. Comunicadora que gosta de falar pelos cotovelos e que sempre acompanha os memes no Twitter 😀
Gato
4 min
Dicas de Produtos
3 min