Cachorro
2 min
Até mesmo os felinos, conhecidos por seus hábitos de limpeza, estão sujeitos ao problema de gato com mau hálito. Tanto em filhotes quanto em adultos, o mau hálito tem diversas causas, desde a falta de higiene bucal até problemas de saúde, por isso, é importante estar atento à saúde do seu pet.
Perceber um gato com mau hálito é uma tarefa simples e fácil, basta ficar atento ao seu pet, se você sente um cheiro ruim vindo da boca dele é sinal de que ele precisa de ajuda.
As principais causas são, a falta de higiene bucal, acumulo de tártaro e problemas com a alimentação. O seu gato pode estar se alimentando de coisas inapropriadas sem você perceber, lixo, fezes e até pedaços dos brinquedos.
Uma escovação regular dos dentes do seu pet já previne que o gato tenha mau hálito. A frequência deve ser de um a dois dias, sempre de acordo com os hábitos do bichano. É importante utilizar pastas de dente e escovas específicos para gatos, assim você pode fazer a limpeza bucal do seu felino com segurança. Nunca utilize creme dentais para humanos, pois eles são tóxicos para os gatos.
Evite também alimentar o seu gato com restos de comida caseira e alimentos crus, pois deixam resíduos na boca e são mais difíceis de remover com a escovação. Você pode optar pela ração seca, a sua composição ajuda a eliminar e prevenir o acúmulo de resíduos.
Ao perceber a presença de mau hálito busque ajuda de um veterinário, apenas o especialista pode receitar o tratamento mais indicado. O tratamento vai depender da origem do problema, da gravidade e do perfil do seu gato, é que mesmo nos casos de falta de escovação, há diferentes tipos de tratamento possíveis.
Cachorro
2 min
Cachorro
4 min