Destaques
3 min
Para a maioria dos gatos, a relação com a caixa de areia é instintiva, ainda que alguns bichanos não se acostumem tão bem assim com ela. Isso acontece principalmente com gatinhos filhotes, mas felinos adultos e idosos podem enfrentar essa dificuldade.
Não precisa se assustar, pois essa é uma atitude comum para alguns gatinhos, e pode estar relacionada a diversos fatores. Neste post, você vai aprender a como ensinar o gato a usar a caixa de areia de maneira fácil e prática.
Confira nossas dicas para resolver esse problema que, embora não seja tão grave assim, pode tirar a paciência dos tutores e dos peludinhos de quatro patas. Vamos ao texto?
Para alguns tutores, a dúvida pode surgir: “Por que os gatos precisam de caixa de areia se eles podem fazer suas necessidades fisiológicas na rua, no quintal, na areia ou na grama?”.
A pergunta é válida, afinal, o cachorro, outro pet comum nos lares brasileiros, faz xixi e cocô onde bem entender, sem precisar de qualquer aparato para isso.
No entanto, esta é uma prática instintiva do felino, que, ao longo da evolução da espécie, entendeu que era mais seguro deixar o xixi e o cocô enterrados, fora do campo de visão de predadores e outros da espécie.
Esse espaço é tão importante para os bichanos que é comum vê-los em comportamentos um tanto quanto estranhos. Um exemplo disso é o gato dormindo na caixa de areia.
O mesmo vale para o gato deitado na caixa de areia por um longo período. Esses comportamentos mostram uma situação de apego ao espaço e uma forma de demarcar território, principalmente após a chegada de um bebê ou de outro pet na família.
A areia, portanto, evita que a sujeira dos excrementos fique espalhada pela casa e faz com que os gatinhos se sintam mais confortáveis e menos estressados.
A primeira forma de como ensinar gato filhote a fazer necessidades no lugar certo utilizando a caixinha é providenciar o acessório antes da chegada do animal à casa.
No início, coloque o gato na caixa de areia após o horário que ele se alimenta ou quando ele acorda de uma soneca. Incentive-o a se movimentar ali dentro por um tempo.
É normal que nesse primeiro contato o gatinho queira pular ou fugir, o que exige sempre elogiar o pet após o uso correto da caixinha de areia.
É interessante também não liberar o acesso total e não supervisionado do gato à casa, até que ele se acostume a utilizar a caixa de areia.
A limpeza também é importante para facilitar a adaptação de forma tranquila. Você pode remover os resíduos da caixa diariamente e trocar a areia uma vez por semana.
Também é importante higienizar o recipiente semanalmente com água e sabão neutro. Não é recomendado usar produtos de limpeza muito perfumados, pois os felinos são sensíveis a aromas muito fortes.
De nada adianta comprar uma caixa de areia grande e alta para gatos se a manutenção não for realizada da maneira correta. Por essa razão, é necessário considerar alguns fatores antes de decidir pelo melhor compartimento.
O primeiro ponto é se certificar que a caixa está adequada para o animal. Caixas muito pequenas são desconfortáveis para o pet, já que não possuem espaço suficiente para que eles possam se mexer na areia, muito menos enterrar seus excrementos.
Outro problema comum são caixas muito perfumadas. Se for um cheiro muito forte e específico existe a possibilidade disso afastar o bichano.
Outra dica importante é escolher a areia ideal para seu animalzinho. Pode parecer simples, mas existem vários tipos de areia no mercado, e cada pet pode se adaptar a uma diferente. Dependendo da areia utilizada, isso pode ser um dos motivos dele estar fazendo xixi fora da caixinha.
Mas, afinal, qual a melhor areia para gatos? Isso vai depender de alguns fatores. As areias mais comuns são:
Areia comum | É a opção mais comum e tradicional no mercado, podendo apresentar formatos e consistências diferentes. Sua inibição de odor é baixa, e há formação de torrões. |
Areia granulada biodegradável | Geralmente, são à base de madeira reflorestada, cereais, mandioca ou milho e podem ser descartadas direto no vaso sanitário, contribuindo com a sustentabilidade. |
Areia sílica | Pela alta capacidade de absorção dos resíduos e por ser uma areia para gato que não deixa cheiro, é uma opção muito recomendada pelos especialistas. |
Areia de argila | Embora formem torrões e não consigam inibir muito bem o cheiro, podem ser úteis para alguns casos. |
No começo vale testar areias que facilitam a rotina de cuidados, como as areias com grãos mais finos e de sílica, são melhores para neutralizar os odores.
O local onde você deixa a caixa influência no uso do animalzinho. Evite deixá-la perto do comedouro, em lugares de muita movimentação e barulho e em pontos altos que dificultam o acesso do bichano.
Você só precisará mostrar para ele onde ela está a caixinha nas primeiras vezes. O ideal é que ela fique em um local que dê certa privacidade para o animal e onde ele possa ir sem que nada o atrapalhe.
Uma boa forma de ensinar o seu gato a usar a caixa de areia é incentivando esse hábito. Por isso, nunca bata com o jornal para assustar, muito menos esfregar o focinho ou gritar: isso só vai fazer com que ele sinta medo de você.
Você pode realizar o reforço positivo, ou seja, sempre que o gatinho fizer a necessidade no lugar certo, você pode premiá-lo com um petisco ou carinho (ou os dois). Isso reforça um bom comportamento de forma assertiva, agradando o animalzinho.
A ideia é que, aos poucos, ele aprenda como utilizar a caixinha de areia. Mesmo que no começo seja trabalhoso, depois que ele se acostumar, irá fazer suas necessidades de forma muito natural na sua caixa de areia.
Se tiver mais de um gato em casa, é preciso adquirir uma segunda caixa, para que os animais fiquem confortáveis. Lembre-se que a caixa é um local muito afetivo e importante para o território dos felinos. Fazê-los dividir esse espaço não é uma boa ideia.
Que tal conhecer algumas opções de caixas de areia para gatos no pet shop online da Tudo de Bicho? Na loja, você encontra modelos para todos os gostos e tamanhos. Ah! E você ganha 10% de desconto se for a sua primeira compra. É só clicar no banner e conferir!
Somos uma equipe apaixonada por animais! Buscamos ajudar os tutores de pets em diversos cuidados e necessidades. Por isso, nos dedicamos para oferecer os melhores conteúdos e produtos para cachorros, gatos, aves, roedores, peixes e outros bichinhos! 🐶🐭🐱🐰🦜😍
Destaques
3 min
Cachorro
5 min