Cachorro
6 min
Os gatos são dorminhocos e cheios de energia. Para consumir a potência de energia dos felinos é preciso estimular brincadeiras desde filhote. Por serem animais antigos, que dominavam as técnicas de caça, os gatinhos precisam desenvolver suas habilidades físicas mesmo em ambientes domésticos.
Curiosos por natureza, os bichanos se envolvem e se encantam por diferentes tipos de objetos. Ainda assim, deixar alguns brinquedos para gatos espalhados pela casa não é o suficiente. É preciso renovar as brincadeiras tornando a vida do gatinho mais alegre e saudável.
Além de poupar os móveis da casa, os arranhadores são essenciais para a saúde felina. As unhas do gato, que estão sempre crescendo, precisam ser desgastadas com frequência. Na falta de arranhadores, os bichanos procuram sofás, poltronas, cortinas e até mesmo árvores para gastar suas garras.
Outro ótimo benefício é a prática de atividade física ao afiar as unhas, fortalecendo os músculos e diminuindo os riscos de obesidade no pet. Os arranhadores são alguns dos tipos de brinquedos para gatos que desejam marcar território, relaxar e se divertir.
Os modelos são dos mais variados: redondos, quadrados, com tocas, suspensos, com túnel, com cama, entre outros. Os arranhadores enriquecem os ambientes do bichano, aumentando a gama de atividades e ajudando-o a brincar e a descansar.
Hoje, existem diversos tipos de brinquedos para gatos e, os jogos interativos são uma boa saída, principalmente para os felinos que passam bastante tempo sozinhos.
Alguns utilizam luzes, laser, vibrações, circuitos e outros possuem até mesmo um dispenser de petiscos, a fim de fomentar a brincadeira e estimular o tato, olfato e paladar do gatinho.
Leia também: 13 curiosidades sobre felinos: descubra quão extraordinário os gatos são!
Um dos tipos de brinquedos mais comuns para gatos são os ratinhos. Para deixá-los animados e eufóricos, basta colocar os ratos que se movimentam à disposição do bichano. A interação é certeira, principalmente para gatos com forte instinto de caça. Esses itens aumentam a qualidade de vida do felino, estimulando o desenvolvimento motor e mental do animal.
As varinhas são ótimas opções para você brincar com seu gato. Os mordedores com brinquedos na ponta, seja pena, bolinhas ou fitas, despertam o interesse do felino durante horas.
A brincadeira torna o bichano menos agressivo, aliviando o estresse e controlando ansiedade. Após o uso da varinha, é recomendado guardá-la fora do alcance do pet, que pode tentar mastigar e ingerir partes do brinquedo.
A catnip, conhecida como a erva do gato, libera um aroma que deixa os bichanos mais felizes e relaxados. A erva não é prejudicial para os felinos, apenas estimula o bulbo olfatório do pet, causando agitação e euforia quando inalada.
Apostar em brinquedos com catnip é uma ótima maneira de aliviar o estresse de gatinhos ansiosos e estimular os felinos apáticos e desinteressados. Antes de garantir o melhor brinquedo para seu fiel companheiro, lembre-se de verificar se ele é compatível com o porte e idade do gato, assim como se é suficientemente resistente para ele.
Gostou das dicas? Agora é só escolher o novo mimo do seu felino! Os cinco tipos de brinquedos para gatos citados acima são a melhor maneira de prevenir desvios comportamentais.
Acesse a loja virtual da Tudo de Bicho, petshop online referência com produtos qualidade e preços competitivos, e confira os melhores brinquedos para seu gatinho!
Jornalista apaixonada por séries e pela minha pinscher Mafalda. Comunicadora que gosta de falar pelos cotovelos e que sempre acompanha os memes no Twitter 😀
Cachorro
6 min
Cachorro
3 min