Cachorro
7 min
Os gatos são altamente inteligentes, intuitivos e treináveis. Se você parar pra observá-los, por um curto período de tempo, já é possível reconhecer que eles são seres extremamente inteligentes.
De maneira geral a inteligência, tanto nos humanos quanto nos animais, está relacionada a algumas capacidades cerebrais. A capacidade e velocidade de processamento e respostas, memória, insight, capacidade de observar e relacionar e também de aprender e reter o aprendizado.
Gatos demonstram todas essas capacidades, portanto, são considerados inteligentes. Mas alguns gatos são mais inteligentes que outros, e o nível de inteligência vai depender da genética e da criação. As capacidades cognitivas foram desenvolvidas ao longo de muitos anos de evolução, com base em seu ambiente e no que eles precisam fazer para sobreviver.
Em comparação com os cães, existem muito menos estudos sobre a cognição dos gatos. Então, isso significa que ainda há muito a aprender sobre a inteligência felina.
Os gatos são adaptados para caçar em condições de pouca luz. Eles usam a percepção sensorial para se relacionar com seu ambiente físico e social, além de ter uma visão privilegiada
A permanência do objeto é a capacidade de perceber que ele existe mesmo que desapareça da vista do animal. E também a memória do gato, tanto a de curta duração, quanto a de longa duração, é impecável.
Como habilidade cognitiva os gatos demonstram parecer entender a quantidade de tempo. Como por exemplo, ele manifesta sempre que chega a hora do jantar, e estão lá para lembrá-lo.
Os gatos respondem à voz de seu tutor e possuem a habilidade de se comunicar verbalmente com eles, através de um amplo repertório de sons vocais. Miados, assobios e ronronados, os gatos usam a comunicação vocal nas interações com outros gatos e humanos. Os tutores dos gatos conseguem perceber suas necessidades interpretando miados diferentes e associando-os aos pedidos.
Os gatos exibem personalidades distintas, como ousados, tímidos, amigáveis, confiantes ou nervosos. Os gatos têm tipos de personalidades definidas ao longo do tempo e do contexto em que vivem.
Os gatos são muito espertos e existem diversas maneiras de você testar sua inteligência e fornecer atividades com estímulo e enriquecimento mental.
Você pode pegar um brinquedo ou petisco favorito do seu animalzinho e esconda em uma caixa de papelão. Em seguida, deixe seu gato se exercitar para tirá-lo.
Nesse, coloque um petisco embaixo de uma xícara e misture com outras xícaras vazias. Deixe seu gato descobrir onde está o alimento.
Esconda petiscos pela casa e faça com que seu gato os encontre com seus sentidos aguçados.
Você já percebeu como o seu gato é inteligente? Conta aqui pra gente!
Publicitária, pedagoga, apaixonada pela vida e extremamente curiosa.
Leitora voraz de vários assuntos, vidrada em tecnologia e desbravadora do mundo pet.
Cachorro
7 min
Cachorro
9 min