Cachorro
4 min
Aves são animais incríveis que geram muita curiosidade por seus hábitos e sua anatomia. Você já parou para pensar como um pássaro consegue enxergar o mundo tendo um olho de cada lado da cabeça? Ou como distinguem seus parceiros e presas?
Os cientistas fizeram as mesmas perguntas e conseguiram muitas respostas, e são elas que traremos aqui para você!
A primeira informação a ser ressaltada é que não são todos os pássaros que possuem os olhos um em cada lado da cabeça como os Pombos e Papagaios. As corujas por exemplo possuem os olhos na parte da frente da cabeça, bem similar à estrutura humana.
Mesmo com a diferença do posicionamento dos olhos, é um fato que todos os pássaros conseguem ver o que está à frente. Entretanto isso não significa que todos vêem as coisas da mesma maneira.
A localização dos olhos de um pássaro define seu campo de visão. Aves que possuem um olho de cada lado da cabeça terão uma visão mais ampla, com angulatura de cerca de 300°. Já os pássaros com os olhos juntos na frente da cabeça terão um ângulo de visão de cerca de 150°.
Essa diferença entre os locais dos olhos decide como um pássaro vê seus arredores, e isso é definido por visão monocular e binocular.
Para papagaios e pombos, ter olhos nos lados da cabeça é uma enorme vantagem. Com um campo de visão amplo fica mais fácil ver para onde estão indo, além de ficar de olho nos predadores que podem estar tentando espreitar neles.
Para os predadores, como as corujas, ter os olhos voltados para a frente os ajuda a ver a profundidade e a distância com muito mais clareza, pois os dois olhos podem focar no mesmo objeto ao mesmo tempo. Isso é perfeito para detectar e capturar presas pequenas.
Não, o espectro de cores deles é muito mais amplo.
Os pássaros são tetracromatas, eles vêem quatro cores: UV, azul, verde e vermelho, enquanto os humanos são tricromatas e só podem ver três cores: azul, verde e vermelho.
Em 2007, cientistas usaram um espectrofotômetro (instrumento para medir e comparar a quantidade de luz absorvida, transmitida ou refletida) para analisar as cores de 166 espécies de pássaros norte-americanos que não apresentavam uma diferença física aparente entre os sexos. E o resultado é bem impressionante.
A olho nu para nós humanos, em 92% das espécies de pássaros, machos e fêmeas parecem idênticos.
No entanto, o estudo mostrou que essas aves têm cores que são simplesmente indetectáveis aos nossos olhos, e inclusive em algumas espécies certas partes do corpo refletem o UV, e através disso elas conseguem diferenciar seus gêneros.
Essa capacidade de enxergar UV traz uma série de benefícios para as aves, assim como responde a inúmeras perguntas de biólogos. Além de identificarem seus parceiros,os pássaros usam sua “super-visão” para encontrar alimentos e até mesmo saber qual filhote precisa mais alimentação que outro.
A natureza é de fato surpreendente e extremamente evoluída!
Gostou das informações desse post? Conta pra gente nos comentários!
Publicitária, pedagoga, apaixonada pela vida e extremamente curiosa.
Leitora voraz de vários assuntos, vidrada em tecnologia e desbravadora do mundo pet.
Cachorro
4 min
Destaques
6 min
Oi. Tem uma informação errada na postagem, todo passaro é ave mas nem toda ave é passaro. Pombos são aves mas não são pássaros.
Gostei da postagem.
Obrigada pela informação Caroline, vamos enriquecer o texto com a sua sugestão!