Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Periquitos: todos os cuidados que as aves necessitam

É possível conferir diversos animais nos lares brasileiros e um dos preferidos são os periquitos. Pequenos, alegres e carinhosos eles são ótimos companheiros! 

Estas aves são extremamente dóceis e não necessitam de grandes gastos. Na média, os periquitos podem medir até 18 cm e viver entre 15 e 20 anos. Em sua maioria, todos os tipos de papagaios possuem quatro dedos em suas patas, sendo dois dedinhos virados para frente e dois dedinhos virados para trás. E, a maioria dos pássaros possuem três virados para frente e um virado para trás.

Conhecidos por sua beleza e inteligência, os animais são fáceis de serem adestrados e adoram brincadeiras.  No entanto, necessitam de atenção e cuidados para que se sintam bem. Para te ajudar reunimos algumas dicas de como cuidar dos pássaros.

Periquitos Australianos são pequenos e ótimos companheiros

O periquito australiano é o mais popular entre os pássaros. O pequeno é um ótimo reprodutor e está entre as sete espécies de aves consideradas domésticas pelo Ibama e pelo Ministério da Agricultura.

Imagem: Unsplash.

Ele é um ótimo companheiro para outros animais e humanos, inclusive durante o relacionamento com as crianças. Para deixá-los felizes basta oferecer uma gaiola espaçosa, alimentos saudáveis e brinquedos para diverti-los.

Carinhosos, os periquitos adoram companhia 

Os periquitos são extremamente sociáveis, eles se relacionam muito bem com humanos e outros animais, principalmente, com outros pássaros!

As aves são monogâmicas, possuem um único parceiro ao longo de suas vidas! Além disso, quando ocorre o falecimento do parceiro as aves atravessam o luto com muita tristeza! 

Ao pensar em adotar um pássaro deve-se considerar uma companhia para o animal, já que os pássaros não gostam e não estão acostumados com a solidão na natureza!  Uma companhia deixará o bichinho muito mais feliz! 

Gaiola para periquito: um lar seguro e confortável

A gaiola para periquito precisa ser segura e interativa! Ao escolher, priorize o conforto do periquito. É recomendado que a gaiola tenha 50 centímetros de largura, o bichinho necessita de um ambiente com boa largura e altura. Ah, caso tenha mais de um pássaro não se esqueça de escolher uma gaiola maior e confortável.

É importante pensar que além do lar, os animais precisam de diversos itens para se sentirem felizes! Explore acessórios para gaiola! Priorize brinquedos para pássaros, poleiros e comedouros para que os animais tenham muita diversão em habitat!

Imagem: Unsplash.

A alimentação do periquito é muito importante

A alimentação é muito importante para os pequeninos! As aves são animais sensíveis e necessitam de muitos nutrientes.  O periquito é um animal herbívoro, ou seja, não consome carne e se alimenta, apenas, de vegetais. 

A alimentação do periquito deve ser realizada com base em uma dieta balanceada, confeccionada com  grãos, sementes, frutas e vegetais frescos. 

O pilar da alimentação do periquito deve incluir a ração para pássaros, frutas vegetais e sementes. Evite alimentar o animal com alimentos industrializados, como salgadinhos, bebidas e outros itens.

Imagem: Unsplash.

Alimentação do periquito: confira os tipos de rações para pássaros

Frutas e verduras para pássaros

Elas são ótimas, mas devem ser fornecidas com muito cuidado! Elas possuem fibras, mas contém agrotóxicos. Se preferir, opte por vegetais orgânicos. Entre as frutas mais indicadas estão a maçã, banana,manga, mamão, pêssego e pera. O abacate não recomendado porque ele é muito gorduroso

Sementes para aves

Os animais de grande porte adoram! Possuem alta quantidade de gordura e baixa quantidade de cálcio, elas devem ser parte de uma dieta balanceada! É preciso incluí-las juntamente com a ração, frutas e verduras.

Rações Extrusadas – Granuladas (mix)

Alimentos processados que contêm sementes, elas oferecem nutrientes e rápida absorção, mas as aves precisam de adaptação no processo de consumo.

Rações Peletizadas

A ração peletizada é um alimento prensado em temperatura mais baixa que a extrusada, sua aceitação é boa, mas o valor nutricional é baixo.

Para oferecer uma alimentação saudável ao pássaro é importante consultar um médico veterinário, somente ele conseguirá identificar as necessidades do animal!

Afinal, quantos anos vive um periquito?

Depende da espécie, dos cuidados que o animal recebe e da forma de como o pássaro é tratado, se ele possui algum problema de saúde ou não. 

  • Periquito-australiano: de 05 a 10 anos;
  • Myiopsitta monachus: de  15 a 20 anos;
  • Periquito-verde: até 15 anos.
Imagem: Unsplash.

Em todo o caso, o cultivo de pássaros em casa precisa da autorização do IBAMA! Existem aves domésticas, que podem ser criadas em residências e aves silvestres, que não é permitida a criação doméstica.

Em todo o caso é possível conversar com a Linha Verde do IBAMA, em 0800-618080, onde informam a idoneidade do pet shop, aves legalizadas e outras informações.

A Tudo de Bicho é totalmente contra o contrabando de aves e pássaros.

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

    Comentários

    1. Jadir Borges disse:

      Muito boas as informações.
      Ter pássaros em casa é uma terapia.
      O barulho, o manejo, o cuidado,
      É vida! Como disse: Consultar o IBAMA em relação aos Silvestres. E quando for adquirir verificar se existe cadastro do criador, se está realmente legalizado etc…
      grande abraço.

      1. Sarah Castro disse:

        Olá Jadir, tudo bem?
        Que bom que gostou das informações e sim, os pássaros são companhias incríveis!
        Acompanhe o blog que teremos sempre novidades por aqui 🙂

    2. Giselly disse:

      Tenho um casal de periquito, tenho não, tinha 😔 ontem encontrei o macho morto 😭
      Devo colocar outro no lugar ou esperar?

      1. Sarah disse:

        Olá Giselly, tudo bem?
        Você pode inserir um novo macho na convivência da fêmea, mas faça a aproximação aos poucos, assim não causará nenhuma estranheza.
        O ideal é que eles tenham um tempo de adaptação.
        Agradecemos a leitura no blog e seguimos à disposição!

    3. Georgina disse:

      Olá,
      Preciso muito de ajuda.
      Tenho 5 periquitos bebés, o mais crescido tem 10 dias. Infelizmente o “pai” morreu hoje de forma muito trágica.
      Não sei quase nada sobre periquitos, é a primeira ninhada.
      Estou cheia de pena da mãe periquita e não sei como fazer, se devo ajudar e como.
      Por favor ajudem-me.
      Deixo também o meu email: georginaf15@gmail. com

      1. Dra. Verônica Delpino disse:

        Olá Georgina, tudo bem?

        Sinto muito pelo ocorrido com o pai dos bebês.
        Sobre o cuidado, a mãe tende a cuidar da ninhada e sua ajuda é mais para manter o ambiente limpo, sem estresse e claro oferecer bastante alimento.
        Aconselho que procure um médico veterinário com especialidade em pássaros, ele poderá te auxiliar e até mesmo verificar se está tudo bem com a nova família.

        Espero ter ajudado!
        Dra. Verônica Delpino
        CRMV SP. 33.925

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Você não pode copiar o conteúdo dessa página

    Pular para o conteúdo