Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Feno ou Alfafa: qual o melhor?

Por serem visualmente muito parecidos, o feno e a alfafa geram muita confusão em tutores de coelhos e porquinhos da índia, porém são substancialmente diferentes.

Tanto feno quanto alfafa são excelentes para fornecer aos herbívoros, mas existem algumas diferenças entre elas nutricionalmente. Para entender como essas diferenças afetam seus animais, algumas informações básicas são necessárias.

O que é feno?

Trata-se de um preparo de diferentes vegetais secos, isso faz com que tenha diferentes origens. Para o alimento ser denominado como feno ele precisa passar por um processo chamado fenação. Este procedimento desidrata as plantas, deixando-as com uma aparência seca e amarelada.

O vegetal mais utilizado para prepará-lo é o capim, mas qualquer planta pode passar por este processo. A vantagem é que o alimento dura muito mais, sem perder suas propriedades nutricionais.

O que é alfafa?

É uma planta leguminosa da mesma família do feijão que também pode passar pelo processo de fenação, mas possui valores nutricionais diferentes.

Do ponto de vista nutricional, a alfafa contém maiores concentrações de proteína e cálcio em comparação com o feno.

Quais as diferenças?

Basicamente são as propriedades nutricionais, mas ambos estão liberados na alimentação de coelhos e porquinhos da índia, em quantidades diferentes.

Por regra geral o feno pode ser oferecido diariamente e em abundância, pois possui uma grande quantidade de fibras, que são ótimas para regular a digestão. 

Além disso, ele também auxilia os roedores em outros aspectos de sua saúde, como:

  • Desgaste dos dentes: como os dentes dos roedores nunca param de crescer, é preciso alimentos como o feno para ajudar a desgastá-los;
  • Elimina os pelos ingeridos: é comum que os roedores engulam alguns pelos. O feno o expulsa do corpo, evitando doenças.
  • É relaxante: comer feno é uma atividade relaxante que ajuda seu amigo a se livrar do estresse.

No caso da alfafa, apesar de ser um tipo de feno, não é recomendada como alimento diário. Isso porque possui muito cálcio, o que pode causar problemas renais nos roedores. Ofereça com moderação como um petisco, de 1 a 2 vezes na semana.

Vale lembrar que é essencial equilibrar a alimentação do seu pet com rações especiais para roedores, pois elas possuem a nutrição exata para o organismo dele.

Gostou das dicas? Conta aqui pra gente!

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo