Cachorro
5 min
No mundo todo existem pessoas dedicadas a amar e respeitar os animais, mas infelizmente, também há aquelas que infligem crueldade e causam sofrimento a esses seres indefesos.
O Abril Laranja surgiu como um mês para conscientizar a população sobre os casos de brutalidade cometidos contra aqueles que não podem se proteger ou denunciar casos de violência por conta própria.
Neste post, vamos explorar mais a fundo o Abril Laranja, além de oferecer dicas de como identificar e denunciar casos de maus-tratos aos animais. 🧡🤝🐶
Boa leitura!
Abril Laranja é o mês de prevenção contra a crueldade animal. A campanha surgiu após uma iniciativa da Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais (ASPCA), nos Estados Unidos, e aos poucos foi se expandindo para outros lugares, entre eles, o Brasil.
A iniciativa tem como intuito conscientizar a população sobre a importância de prevenir e combater os maus-tratos aos animais. Esse cuidado se estende a todas as espécies, não apenas cães e gatos; animais como aves, lagartos, peixes e cavalos, por exemplo, também precisam e merecem viver uma vida digna e de qualidade.
No ano de 2021, dados do Instituto Pet Brasil (IPB) registraram quase 185 mil casos de abandono de animais no Brasil. Desse total, cerca de 60%, foram resgatados em situação de maus-tratos, aproximadamente 111 mil bichinhos.
Em 2023, a Polícia Civil do Distrito Federal registrou 509 ocorrências de maus-tratos contra animais domésticos, sendo esse número quase 14% maior em comparação ao ano anterior. Os casos mais comuns estavam associados a cães, gatos e aves.
A vulnerabilidade dos bichinhos no Brasil, evidenciada por esses e outros dados, ressalta a necessidade e a urgência do combate aos maus-tratos animais, como também a importância de campanhas como o Abril Laranja.
A senciência trata-se da capacidade dos seres de vivenciar sentimentos e sensações de forma consciente em relação a tudo que acontece com eles e os rodeia.
Os animais, assim como os humanos, também possuem essa capacidade e podem sentir emoções positivas e negativas, como prazer e alegria, ou então medo e tristeza.
Em outras palavras, os animais também sentem, e cabe a nós, humanos, evitar que esses seres passem por situações desagradáveis.
É possível contribuir para um mundo mais compassivo aliando-se a ações e frentes que defendam um tratamento justo e promovam o bem-estar e respeito por todas as formas de vida, como é o caso do trabalho realizado por diversas ONGs pelo país.
Você sabia que existe um documento, criado por ativistas da causa, que reconhece os direitos dos animais?
A Declaração Universal dos Direitos dos Animais estabelece os princípios básicos que devem reger o tratamento ético e humanitário dos animais. Após ser proclamada pela UNESCO em 1978, o documento tornou-se uma referência mundial para a proteção dos direitos dos animais.
Entre seus artigos, a Declaração defende que:
Embora o documento não tenha força legal vinculativa como um tratado internacional, ele influenciou a legislação e políticas de bem-estar animal em diversos países e continua sendo um parâmetro importante no debate sobre os direitos animais em escala global.
A legislação relacionada aos maus-tratos animais têm um papel fundamental na proteção contra a crueldade animal e na defesa dos direitos dos bichinhos.
São baseadas nos princípios éticos e morais que essas leis buscam garantir a segurança de todos os seres vivos, reconhecendo a importância de tratá-los com dignidade e respeito.
No Brasil, a prática de maus-tratos aos animais é definida como crime desde 1998, com a Lei Federal nº 9.605, conhecida como Lei de Crimes Ambientais.
De acordo com o artigo 32, quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais domésticos, silvestres ou exóticos, pode ser penalizado entre 3 meses a 1 ano de detenção e multa.
Além disso, é importante ressaltar que várias leis estaduais e municipais também criminalizam e condenam atos de abuso e crueldade contra os animais. Portanto, recomenda-se consultar as leis específicas de cada região para garantir uma compreensão abrangente dos direitos e responsabilidades em relação à proteção dos animais.
Diferentemente do que alguns podem pensar, maltrato animal não significa somente agressões físicas.
Na verdade, considera-se maus-tratos toda ação que provoque dor ou sofrimento desnecessário ao animal, seja ela direta ou indireta, comissiva ou omissiva, realizada intencionalmente ou por negligência.
Atos como privação de bem-estar, abandono, agressão ou lesões físicas, desnutrição ou obesidade, condições de higiene precárias ou outros que causem mau-estar físico ou psicológico ao animal, são considerados maus-tratos.
Vale lembrar que atos simples que podem passar despercebidos no dia a dia também podem causar mau-estar no seu bichinho e, portanto, serem considerados como pequenos maus-tratos.
Até mesmo tutores amorosos e respeitosos podem já ter se irritado e brigado com seu bichinho ao chegar em casa e encontrar aquela “arte”. Já foi comprovado que dar aquela bronca atrasada não funciona e só deixa o animal estressado, inseguro e com medo.
Não proporcionar para seu bichinho os estímulos certos como um tempo recreativo ou até mesmo momentos de relaxamento, também podem prejudicar sua qualidade de vida e causar tristeza ou até mesmo depressão com o passar do tempo.
Mesmo que esses pequenos maus-tratos não configurem como crueldade animal, a longo prazo podem sim prejudicar seu bichinho mais do que você imagina.
Para denunciar casos de maus-tratos aos animais, é possível entrar em contato com os órgãos responsáveis como a polícia ambiental, delegacias de proteção aos animais, IBAMA (para casos de animais silvestres), ONGs e grupos de proteção animal. Se possível, tire fotos ou faça vídeos como prova.
Lembre-se que prevenir a crueldade contra os animais é um dever de todos. Ao testemunhar casos de maus-tratos contra animais, não se cale. Denuncie!
Faça sua parte no combate aos maus-tratos a animais, sua ajuda pode fazer toda a diferença na vida desses bichinhos.
Participe do Abril Laranja e procure conscientizar as pessoas ao seu redor sobre os atos de crueldade e maus-tratos aos animais e da importância de denunciar durante todo o ano e não somente em um mês específico.
Aproveite para ler também sobre outra data importantíssima para a dignidade, saúde e bem-estar dos pets: o Dia Mundial Contra a Raiva, comemorado em setembro.
Somos uma equipe apaixonada por animais! Buscamos ajudar os tutores de pets em diversos cuidados e necessidades. Por isso, nos dedicamos para oferecer os melhores conteúdos e produtos para cachorros, gatos, aves, roedores, peixes e outros bichinhos! 🐶🐭🐱🐰🦜😍
Cachorro
5 min
Cachorro
3 min
Obrigada por publicarem esses tão importantes esclarecimentos! Que o Abril Laranja seja respeitado o ano inteiro, e nossos irmãos animais sejam cuidados e protegidos sempre!
🩷
Fundamental todas as campanhas de proteção aos animais! Inadmissível que sejam maltratados! Punição severa! A obrigação de todos é amá-los, protegê-los e respeitá-los!