Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Amor sem medida: 7 motivos para adotar um vira-lata

Cachorros vira-latas, conhecidos como SRD (Sem Raça Definida), são animais que não possuem origem definida. Eles podem portar linhagens misturadas ou mesmo um misto de duas raças genuínas.

Os vira-latas são queridinhos pelos brasileiros. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest, os cães SRD representam 41% dos animais presentes nos lares do país.

Estes dados revelam que muitas pessoas não resistem aos encantos de um animalzinho. Afinal, eles são seres únicos em físico, personalidade e temperamento! Se você ainda tem dúvidas sobre adoção, confira sete motivos para adotar um vira-lata e encher seu lar de amor e fofura!

1. Vira-latas são mais resistentes

Cães mestiços são mais resistentes e saudáveis que os de raças genuínas, devido ao seu código genético. Quanto mais raças misturadas menor a chance do animal apresentar doenças hereditárias. 

Além disso, o cão vira-lata precisa ser mais resistente para sobreviver nas ruas. Os animais fracos não resistem e morrem. Entretanto, isso não quer dizer que os cachorros SRD não merecem cuidados: todos os animais devem ser vacinados periodicamente. 

2. Vira-latas são fiéis 

Quando um vira-lata é adotado, ele passa a amar o tutor, torna-se fiel e faz de tudo para agradar. Isso não é uma regra, já que cada animal possui um temperamento. A maioria dos peludos SRD são extremamente carinhosos e gratos. 

Foto de um cachorro vira-lata recebendo carinho na cabeça
Cãezinhos vira-latas são extremamente amorosos e fiéis.

Cães idosos merecem envelhecer com dignidade. Adotar um vovôzinho pode ser tão gratificante quanto um filhote. Aliás, nada mais gostoso do que chegar em casa após um longo dia de trabalho recebendo lambidas, não é mesmo?!

3. Não exige alto investimento inicial

Para adotar um vira-lata não é preciso realizar grandes investimentos. Se o animal vier de uma ONG, provavelmente eles já receberam castração. Alguns filhotes possuem até a primeira dose das vacinas mais importantes.

Se o seu amiguinho veio diretamente da rua, é possível economizar na castração e até na consulta veterinária. Existem programas sociais de baixo-custo para animais recolhidos.

4. Vira-latas são companheiros 

Cães SRD são mais saudáveis e possuem expectativa de vida maior que animais de raça pura. Esse é mais um grandes dos motivos para adotar um vira-lata: eles te acompanharão por muito tempo! 

  • Leia também: Saiba como acabar com pulgas e carrapatos

5. Tem boa adaptação

Vira-latas são mais flexíveis devido a origem das ruas. Eles têm maior facilidade em se adaptar a qualquer circunstância, como frio, calor e novos locais, afinal, eles tiveram que se adequar a diversas situações no decorrer da vida para sobreviver.

6. São exclusivos

Enquanto cães de raça pura possuem as mesmas características, os mestiços são exclusivos e únicos! 

7. Você salva uma vida

Mesmo com todos os benefícios que um animal vira-lata pode oferecer aos seres humanos, ainda é recorrente o abandono de cachorros e gatos  no país. Por isso, adotar significa salvar vidas que não merecem estar em situação de sofrimento.

Foto de um cãozinho vira-lata preto na calçada
Adotar um vira-lata é um ato de amor.

Existem muitos casos de animais abandonados em todas as cidades do Brasil e quem acolhe contribui diretamente para diminuição dos maus tratos.

Imagina que gratificante poder mudar a vida de um vira-lata que está na rua ou em um abrigo e oferecer à ele todo carinho e cuidado necessário? Sem dúvidas ele será um grande amigo!

Estes foram os sete motivos para adotar um vira-lata e encher a sua casa de alegria! Aproveite para conhecer outras raças de cães no guia de raças da Tudo de Bicho. Clique no banner abaixo e confira!

banner guia de raças tudo de bicho

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

    Comentários

    1. Ana luise disse:

      Amei eu tenho um irmão canino srd se chama Thor ele e muito fiel a mim e a minha mãe

    2. Ana luise disse:

      Eu amei esse artigo eu tbm tenho um srd.

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Você não pode copiar o conteúdo dessa página

    Pular para o conteúdo