Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Cachorro Gordo: saiba como prevenir e tratar a obesidade canina

Assim como os humanos, os cachorros também sofrem com a balança! Isso mesmo, os cães podem desenvolver doenças como anorexia e desnutrição, além da famosa obesidade canina. A doença é muito comum em animais de determinadas raças, mas afeta todos os cães que comem além do recomendado e não praticam nenhum tipo de movimentação. Por muitas vezes o cachorro gordo é considerado “fofinho”, mas saiba que o peso pode indicar diversos problemas de saúde.

A doença está cada vez mais frequente, principalmente, em animais que vivem em ambientes pequenos e não possuem espaços para se locomoverem.

Pesquisas indicam que 30% dos cachorros brasileiros sofrem com o excesso de peso, este é um reflexo do comportamento dos tutores em relação a alimentação do animal. Para te auxiliar nos cuidados com o seu cachorro reunimos todas as informações sobre a Obesidade Canina.

Como saber se o cachorro está acima do peso?

Não é uma tarefa fácil identificar se o cachorro está acima do peso. No entanto, os tutores devem se basear nas características corporais, tendo como base a estrutura da raça e camada de gordura corporal do pet!

As camadas são divididas em escalas numéricas de 1 a 9, elas são uma forma de medir a camada de  pele com a estruturação corporal. Confira a classificação:

  • 1 a 3: cão é magro, ele apresenta os ossos de costela e os quadris bem desenhados, além da reentrância abdominal (espaço entre o peito e as patas traseiras); 
  • 4 a 6: adequado, o cão não apresenta as costelas tão aparentes, mas é fácil  percebê-las ao tocar o cachorro, a reentrância abdominal também é mediana;
  • 7 a 10: cachorro obeso, o cachorro não possui as costelas aparentes e são difíceis de sentir com o toque, a reentrância abdominal é quase nula.

Sinais que seu pet está acima do peso

Apenas o médico veterinário conseguirá diagnosticar a obesidade canina, mas é possível observar o cachorro por meio de sinais, como o cansaço, dificuldades para se locomover, sedentarismo e consumo excessivo de alimentos. Ao perceber algum dos sinais leve o seu médico ao veterinário de confiança. 

Obesidade Canina: o que ela causa na saúde do pet?

A obesidade canina é um excesso de gordura no organismo do animal, ela vai além de peso e dobrinhas. Um cachorro gordo pode sofrer com doenças perigosíssimas, além do sobrepeso afetar suas atividades rotineiras. Ele sofre com dificuldades para se locomover e realizar exercícios, causando sobrecarga ao corpo, ao sistema respiratório e circulatório. 

Além disso, cachorros obesos possuem predisposição a fraturas, por conta da possibilidade de rupturas de ligamentos. Em algumas raças a displasia coxofemoral, conhecida como anormalidade nas articulações, são agravadas quando o pet está acima do peso.

Dicas para combater a obesidade em cães

O combate da obesidade em cães é um processo longo e frequente, ele requer diversas atividades e principalmente senso de responsabilidade do tutor. Entretanto, existem diversas maneiras de ajudar a saúde do “aumigo”, como:

  • caminhadas  curtas e leves;
  • brinquedos e brincadeiras que estimulam a queima de energia e atividades físicas;
  • insista no consumo de água, ofereça sempre água limpa e fresca;
  • não ofereça grandes quantidades de ração;
  • tenha muito cuidado com biscoitos e petiscos.

Saiba mais: Você sabe como escolher a melhor ração para cães? Descubra!

Ração Obesidade: alimentação saudável para cães

A melhor aliada do animal é a alimentação, ela é a responsável por deixar o organismo do pet saudável! Por isso,  consulte o médico veterinário para entender as necessidades nutricionais do seu cão, cada raça necessita de um cuidado específico! Não forneça alimentos em excessos ao animais e muito menos ofereça alimentos de humanos para cachorros. Cachorros obesos devem seguir uma dieta restrita e alimentos de humanos possuem gorduras, açúcares e excesso de sódio.

Para auxiliar o seu pet, ofereça as melhores rações do mercado, prefira as que são ricas em fibras, nutrientes e vitaminas! No mercado existem diversos tipos rações, elas são divididas entre: ração comum, ração standard, ração premium e ração super premium.

As Rações Premium e Rações Super Premium são produzidas a partir da proteína animal de qualidade e são livres de conservantes e grãos transgênicos.  Além disso, é possível encontrar rações para obesidade, todas são formuladas com ingredientes especiais, os melhores para a dieta de cachorros acima do peso.

Raças com tendência de sobrepeso

Em geral, todas as raças, de diferentes portes, podem sofrer com a obesidade canina. Entretanto, algumas raças engordam com mais facilidade e necessitam de cuidados redobrados!

Raças que engordam com facilidade:

O cachorro gordo desenvolve diversos problemas de saúde, o cuidado é o único meio de inibir a obesidade em cães. Uma rotina que concilia alimentação equilibrada e saudável com atividades físicas é a melhor alternativa para manter o seu cachorro sempre saudável! 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 8DBwv9f8Ww5uF68YNH3pgIrCjp_nIuMdZ_OMH6CwkI8gbH8sMjb7n0pbNANAUC42XsjsmbK9x3EHCX1WgZLGKvhMkw-8Ex74BZWExyG8_AQWbULaqH95n9hrpuGL7Wt9e4Y8RpM
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo