Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como diminuir a queda de pelos no pet?

A queda de pelos em cães e gatos é normal, só é importante entender quando essa queda é muito acentuada, o que poderia caracterizar um problema de pele, nesse caso, recomenda-se procurar um veterinário o quanto antes.

Hum… Sabemos o que está pensando, e a resposta é sim! Existe certa diferença entre a quantidade de pelo que cai de um animalzinho de pelo longo e daquele que tem pelo curto, porém em ambos, essa troca de pelagem é bastante comum. Então tutor, nada de pânico! 

É possível reduzir essa queda, e por isso separamos 6 tópicos com dicas simples e alertas bem valiosos. Olha só: 

1 – Realizar tosa
Eliminar um pouco do pelo indesejado em excesso é super indicado, mas sem exageros quanto a frequência, afinal, os pelos têm funções extremamente importantes tanto em cães como em gatos, pois protegem a pele e são responsáveis por manter a temperatura corporal ideal nos pets.

Mas muito cuidado! Permaneça atento às características da pelagem do seu bichinho, para saber diferenciar uma troca de pelos convencional de algum problema mais sério.

2 – Escovação
Escovar seu amiguinho também é de grande ajuda. Não esqueça que o movimento a ser feito deve ser sempre na mesma direção do pelo, isso garante que os pelos soltos e mortos sejam removidos e os saudáveis permaneçam.
Ah e não se preocupe, a escovação não é dolorosa e muito menos incômoda para seu pet, além de ser a melhor forma de manter sua casa limpa e evitar fios espalhados por todo canto.

E se você tutor, ainda não conhece uma boa escova, aí vai nossa super indicação: Escova Furminator. Clique e confira a mais indicada para o tamanho e porte do seu cão ou gato!

3 – Higiene
Com certeza você já se perguntou sobre a frequência ideal para o banho do seu pet, não é mesmo?
Bom, embora muitas pessoas acreditem que sim, a quantidade de banhos do seu amigo, seja ela menor ou maior, não está relacionado a queda de pelos. A mesma vai ser prescrita pelo seu veterinário, incluindo também qual o shampoo mais indicado para a pele e o pelo do animal.
Ah, e mais um alerta a você tutor: Não utilize shampoo para humanos no seu bichinho!
Em nosso site, você encontra uma variedade de shampoos específicos para dogs e bichanos.

4 – Exposição ao Sol
Pets que vivem na sombra do apartamento ou não passeiam com frequência são mais propensos a sofrer com queda de pelos?
Não, e mais uma vez, nossa missão é desmistificar essa informação!
Uma boa dose de luz solar beneficia sim seu animalzinho, porém isso não influencia sua troca de pelos excessiva. E fique em alerta, pois animais com pelos claros podem desenvolver câncer de pele, com a exposição exagerada ao sol.

5 – Reveja a alimentação do seu bichinho
A má alimentação do animal também interfere diretamente na estética, na pele e na queda de pelos. Algumas rações por exemplo não apresentam a quantidade suficiente de nutrientes que o bichinho precisa em sua dieta e podem influenciar a queda mais intensa de pelos.

Opte por alimentos com menos ingredientes industrializados (como corantes) o que pode ajudar e muito na diminuição da queda de pelos. Em alguns casos, especialistas recomendam suplementos e vitaminas alimentares para complemento nutritivo e cuidados especiais com a pelagem, mas isso vai variar conforme a necessidade de cada pet. Confira algumas opções: 

6 – Proteja seu pet de pulgas e parasitas
Se seu cão ou gatinho está se coçando além do normal, apresentando a pele descamada ou ferida, pode ser um sinal de infestação de pulgas ou carrapatos, os grandes vilões culpados por uma queda de pelos bem maior.
Por isso reforçamos sempre o cuidado redobrado com a proteção antipulgas, que se faz primordial, uma vez que garantem a seu amigo toda a segurança contra os temidos parasitas e resolvem a infestação ambiental.

Converse com seu veterinário sobre a opção mais indicada, pois são muitos os antipulgas disponíveis no mercado, com diferentes períodos de atuação.

Ah e aí vai uma dica extra, desta vez sobre a higienização do ambiente onde seu bichinho vive.
Almofadas, tapetes, sofás, são os esconderijos preferidos dos insetos, e é essencial mantê-los bem aspirados. Além disso, como já citamos em outros posts, é no local de circulação do animal que “mora o perigo”!
Quintais, varandas, parques, praças e fazendas possuem parasitas em abundância, e a escolha do medicamento deve ser realizada de acordo com o perfil do animal, levando em consideração o seu lugar favorito, aquele que ele mais visita!
Leia também! Antipulgas: descubra qual é o melhor tipo para o seu pet.

Texto revisado por Verônica Delpino, veterinária parceira da Tudo de Bicho.
CRMV SP. 33.925

Publicitária e amante de bichinhos assumida, uniu sua paixão por mídias digitais e pelo Mundo Pet. Sempre por dentro das notícias mais quentes, ama compartilhar com a gente, as melhores dicas e curiosidades sobre tudo de bicho.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Você não pode copiar o conteúdo dessa página

    Pular para o conteúdo