Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Enriquecimento ambiental para cachorro: aprenda como fazer

Ter um cão feliz, saudável e bem longe de problemas comportamentais é o que todo tutor deseja, não é mesmo? Com o enriquecimento ambiental para cachorro, isso é mais do que possível!

Calma, apesar do nome parecer um pouquinho complexo, o enriquecimento ambiental para cães é uma técnica bastante simples e traz resultados surpreendentes na vida deles.

Quer saber mais? Continue a leitura e veja tudo o que você precisa saber sobre o que é enriquecimento ambiental, os principais tipos existentes, benefícios e, claro, como aplicar na rotina do seu filho de quatro patas!

Enriquecimento ambiental para cachorro: o que é?

O enriquecimento ambiental para cachorro é uma maneira de adaptar o ambiente a fim de oferecer tudo o que ele precisa para satisfazer os seus instintos naturais dentro de casa.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, precisamos voltar lá no comecinho da história canina. 

Antes de serem domesticados, os cães viviam soltos na natureza. Para sobreviver, era necessário caçar alimentos, procurar por água e abrigos seguros, fugir de possíveis ameaças etc.

Em outras palavras, eles praticavam diversas atividades todos os dias como forma de garantir a sobrevivência. Mas tudo mudou depois que passaram a viver ao lado dos humanos.

Se antes eles precisavam caçar seu próprio alimento e se proteger de predadores, depois da domesticação, tudo ficou mais fácil: comida e água à vontade, um lar quentinho e muito carinho disponível.

Claro que essa mudança foi extremamente benéfica para os cães, porém, nem todos os humanos levam em consideração que eles ainda têm seus instintos naturais e que precisam ser estimulados com frequência.

É aqui que entra o enriquecimento ambiental, uma forma simples de estimular os cães física, mental e sensorialmente, ajudando a prevenir problemas comportamentais e, claro, promovendo uma série de benefícios para a saúde deles.

Vantagens do enriquecimento ambiental para cachorros

O enriquecimento ambiental é uma ferramenta poderosa para prevenir uma variedade de problemas comportamentais em cães, muitos dos quais são resultados diretos do tédio e da falta de estímulos.

Ao entender e aplicar essas técnicas, é possível criar um ambiente que não só entretenha o pet, mas também o desafie mental e fisicamente. A seguir, confira alguns benefícios de enriquecer o ambiente do seu cachorro.

Diminui problemas de comportamento

Cães que não são estimulados suficientemente podem desenvolver comportamentos destrutivos, como mastigar móveis ou sapatos, latir excessivamente ou até mesmo mostrar sinais de agressividade.

Em outras palavras, se você não arrumar o que fazer para o seu cachorro, ele mesmo vai arrumar! Esses comportamentos são, muitas vezes, um pedido de ajuda: ele precisa de mais atividades que engajem sua mente e corpo.

Ao enriquecer o ambiente do pet, você oferece alternativas apropriadas para ele gastar energia e saciar a curiosidade, prevenindo uma série de problemas comportamentais bastante comuns.

A imagem mostra um cachorro da raça Husky Siberiano ao lado de um rolo de papel higiênico aberto.
O enriquecimento ambiental é fundamental para prevenir maus comportamentos.

Reduz a ansiedade

O tédio, isto é, a falta do que fazer, aumenta a ansiedade nos cães, que pode se manifestar de diferentes maneiras, como em latidos excessivos, comportamento destrutivo e até mesmo na agressão. Isso acontece por conta do acúmulo de energia. 

A partir disso, o enriquecimento ambiental oferece maneiras do peludo canalizar sua energia e curiosidade de forma positiva, reduzindo, assim, a ansiedade e a agressividade.

Reduz o medo e a insegurança

Cães frequentemente experimentam medo e insegurança devido a experiências passadas ou falta de socialização. Enriquecer o ambiente com novas experiências positivas e interações sociais pode ajudar a construir confiança e reduzir esses sentimentos.

Estimula a inteligência e os sentidos

A mente canina funciona como um músculo: quanto mais for estimulada, maior será o desenvolvimento cognitivo e sensorial. Ao oferecer atividades desafiadoras, os cães se tornam mais aptos a lidar com novas situações e ambientes.

Além disso, os cães mentalmente estimulados com frequência tendem a ser mais calmos e menos propensos a comportamentos destrutivos ou hiperativos.

Previne a obesidade

Você sabia que, no Brasil, o número de cães acima do peso ou com obesidade cresceu 108% de 2018 a 2020? De acordo com uma pesquisa da Banfield Pet Hospital, rede norte-americana de cuidados veterinários, o sobrepeso afeta de 25% a 40% da população de animais domésticos brasileiros.

Claro, existem diversos fatores que podem explicar essa alta taxa de sobrepeso, mas um dos principais motivos ligados à doença é, de fato, a falta de estímulos físicos no dia a dia.

A partir disso, o enriquecimento ambiental para cachorro pode ser uma forma eficaz de prevenir a obesidade, pois incentiva a atividade física e o estímulo mental, fatores essenciais para manter o peso saudável.

Tipos de enriquecimentos ambientais para cães

O enriquecimento ambiental não é apenas sobre entreter os cães; é sobre abrir um mundo de possibilidades para eles explorarem, aprenderem e crescerem.

Ao investir no desenvolvimento cognitivo e sensorial, proporciona-se uma vida mais rica e satisfatória a eles. Conheça a seguir os tipos de enriquecimento ambiental.

Social

Os cães são sociáveis por natureza e, por esse motivo, precisam se socializar frequentemente com outros cachorros, humanos e pets de outras espécies.

Esse é um dos tipos de enriquecimento ambiental mais importantes, levando em consideração que muitos pets passam a maior parte do tempo sozinhos em casa, o que aumenta ainda mais a necessidade de interações.

Nutricional

Esse é o momento que o seu cachorro vai lamber o focinho! Todo cão adora comer (até o que não deve!), e esse interesse contínuo precisa ser instigado sempre que possível.

Lembra dos comportamentos instintivos dos cães? Levando em consideração que eles já não precisam caçar para comer, a ideia é estimular esse instinto natural de caça, além de variar o cardápio dele oferecendo alimentos diferentes.

Cognitivo

Quando falamos sobre enriquecimento ambiental cognitivo, significa desafiar a capacidade mental do pet por meio de brincadeiras, jogos ou criar situações nas quais ele precisa pensar bastante. 

Sensorial

Incentivar o pet a usar o olfato, tato, audição, paladar e visão fazem parte do enriquecimento ambiental sensorial. E isso é mais fácil do que parece, principalmente quando envolvemos comida nas atividades!

Físico

Independentemente da raça, todo cachorro é um ótimo atleta! Claro, alguns precisam de um estímulo a mais, mas, no geral, todos têm muita energia de sobra que precisa ser gasta todos os dias.

A imagem mostra um cachorro deitado no tapete mordendo um brinquedo mordedor redondo azul.
Brinquedos são ideais para enriquecer o ambiente de um cachorro.

Ideias de como enriquecer o ambiente dos cães em casa

Hora de arregaçar as mangas! Preparamos algumas ideias de enriquecimento ambiental para cães que você pode usar para entreter o pet todos os dias.

Brinquedos interativos

Os brinquedos são a melhor maneira de enriquecer o ambiente de um cachorro. Existem diversos modelos feitos justamente para instigar todos os sentidos caninos.

Os brinquedos recheáveis (aqueles que possuem um dispenser para colocar comidas e petiscos) são excelentes para estimular o sentido de caça dos cachorros.

Outros tipos de brinquedos para enriquecimento ambiental são:


Brinquedos de mastigar

Feitos de materiais seguros e duráveis, ajudam a manter a saúde dental do cão e a reduzir a ansiedade.


Brinquedos de quebra-cabeça

Estimulam o cérebro do pet, exigindo que ele resolva um problema para receber uma recompensa.


Brinquedos de busca

Bolinhas e discos voadores incentivam o cão a correr e buscar, promovendo exercício físico.


Brinquedos interativos

Requerem interação entre cão e humano, promovendo socialização e atividade física.


Brinquedos de puxar

Fortalecem a relação entre o cão e o humano e são ótimos para ensinar comandos de soltar e puxar, por exemplo.

Brincadeiras de esconder

Esconder petiscos é uma forma divertida e eficaz de enriquecer o ambiente do seu pet, estimulando tanto o corpo quanto a mente. Essas brincadeiras incentivam os cães a usar seus sentidos naturais e habilidades de caça, proporcionando exercício físico e satisfação mental. 

Preparamos um roteiro para te ajudar a preparar as brincadeiras de esconder com o seu peludo. Veja:

  1. No início, esconda os petiscos em locais fáceis de encontrar para que seu cão entenda o jogo. À medida que ele se acostuma, aumente a dificuldade.
  1. Espalhe os petiscos em diferentes áreas da casa. Isso encoraja o pet a explorar e a usar o olfato para encontrar as guloseimas.
  1. Determine um tempo específico para as brincadeiras de esconder petiscos. Isso ajuda a criar uma rotina e a manter o cão ansioso pela próxima sessão de busca.
  1. Use diferentes tipos de petiscos para manter o interesse do cão. Isso também pode ser uma oportunidade para introduzir alimentos saudáveis e nutritivos.
  1. Lembre-se: sempre supervisione o seu cachorro durante essas brincadeiras, combinado? Essa é uma forma de garantir que ele não coma nada prejudicial e evitar que ele se frustre se não conseguir encontrar as recompensas.

Passeios diários

Mais do que uma simples oportunidade para exercício físico, os passeios proporcionam estímulos mentais e sociais que são vitais para o bem-estar do pet, proporcionando gasto de energia de forma saudável, além da possibilidade de explorar o mundo ao seu redor.

Ao levar seu cão para passear, tente variar os locais. Isso pode incluir parques, áreas urbanas, trilhas na natureza e praias. Cada ambiente oferece cheiros, texturas e visuais diferentes, o que estimula os sentidos caninos e mantém sua mente ativa.

Além do mais, os cães encontram outros pets e pessoas durante os passeios, o que é ótimo para a socialização. Interagir com novos “amigos” e explorar novos ambientes é uma forma de estimular a curiosidade.

Foto de um cachorro da raça schnauzer passeando na coleira pela sua tutora
Os passeios são fundamentais na rotina de todo pet e servem como enriquecimento ambiental.

O que evitar no enriquecimento ambiental

Ao buscar maneiras de enriquecer o ambiente do seu filho de quatro patas, é fundamental considerar não apenas as atividades que proporcionarão estímulo mental e físico, mas também aquelas que devem ser evitadas para garantir a segurança e o bem-estar dele.

A partir disso, é importante seguir alguns cuidados:

  • Evite brinquedos e objetos pequenos e frágeis;
  • Ofereça apenas alimentos permitidos para cães durante as atividades;
  • Excessos podem causar estresse no pet. Se atente aos sinais de cansaço;
  • Cuidado com plantas tóxicas para cães;
  • Sempre supervisione o pet durante as brincadeiras e ao oferecer um novo brinquedo.

Brinquedos que ajudam no enriquecimento ambiental

Agora que você já sabe tudo sobre enriquecimento ambiental, que tal conhecer alguns dos brinquedos interativos disponíveis no pet shop online da Tudo de Bicho?

Kong

O Kong é um dos brinquedos interativos mais indicados por médicos-veterinários e profissionais de comportamento canino no mundo inteiro.

Ele é produzido com materiais de alta qualidade, garantindo resistência e flexibilidade, tudo para deixar as brincadeiras ainda mais animadas. Ele possui dispenser para colocar petiscos e seu formato irregular faz com que o brinquedo pule de um lado para o outro.

Imagem de um brinquedo para enriquecimento ambiental da marca Kong
Imagem de um brinquedo para enriquecimento ambiental da marca Kong

Comedouro lento

Já o comedouro lento é perfeito para controlar a ansiedade dos cães que são mais apressadinhos na hora das refeições. O seu formato faz com que o pet tenha um pouco mais de esforço e concentração, estimulando o cérebro dele.

Imagem de um comedouro lento da marca Pet Games.
Imagem de um comedouro lento da marca Pet Games.

Tapete floral para cães

O tapete floral é uma ótima forma para enriquecer o ambiente do seu cãozinho. É um brinquedo super interativo que promove uma grande distração, além de ajudar a proteger os dentes e as gengivas.

Imagem de um tapete floral para enriquecimento ambiental da marca Pet Games.
Imagem de um tapete floral para enriquecimento ambiental da marca Pet Games.

Bolinha Vinil 

A bolinha de vinil é perfeita para brincadeiras de pega, estimulando a prática de exercícios físicos no seu peludo, reduzindo o estresse e prevenindo a obesidade.

Imagem de uma bolinha para cachorro da marca  The Pets.
Imagem de uma bolinha para cachorro da marca  The Pets.

Corda 

Por fim, a corda ajuda a massagear os dentes e as gengivas do seu pet durante as brincadeiras. É uma excelente opção para entreter o peludo em diversos momentos do dia.

Imagem de uma corda para cachorro da marca The Pets.
Imagem de uma corda para cachorro da marca The Pets.

Oferecer bons brinquedos de enriquecimento ambiental é o primeiro passo para manter o seu pet ativo, saudável e bem longe de problemas comportamentais. 

Aproveite para conhecer mais produtos úteis para o dia a dia do seu amigo peludo. Visite o pet shop online da Tudo de Bicho e confira. É só clicar no banner abaixo!

Banner falando sobre produtos exclusivos para cachorros no pet shop online da tudo de bicho

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo