Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Brinquedos para cachorro: conheça 5 tipos

A brincadeira é fundamental para a saúde física e mental dos cãezinhos. Sendo assim, os brinquedos para cachorro são importantíssimos para o desenvolvimento saudável do pet, proporcionando mais felicidade, vigor, atenção e inteligência. 

Cada brinquedo tem uma função diferente. Os mordedores, por exemplo, são essenciais para cachorros filhotes, que ainda não completaram sua dentição.  Enquanto isso, as pelúcias são itens que funcionam melhor para cachorros idosos, que já têm mais tanta energia e força na mordida. 

Neste post, vamos dar dicas dos melhores brinquedos para cada fase da vida dos bichinhos. Vem com a gente para conhecer as melhores opções e tornar o dia do seu amigo de quatro patas mais ativo e feliz! 

A importância da brincadeira para o cachorro

Brincar está na essência dos cachorros. Esses animais gostam de pular, correr, morder, lamber e não fogem de uma boa diversão, principalmente quando estão acompanhados de outros cães, humanos e brinquedos. 

A razão para esse comportamento envolve o desenvolvimento físico e mental do pet. Brincar, assim como se exercitar, faz com que o cão crie habilidades que ajudem na sua sobrevivência. 

Foto de cachorro com um mordedor roxo na boca
Brincar é um ato primordial na qualidade de vida dos cães. 

É na brincadeira que o cachorro entende o seu vigor físico, a sua força e a potência do seu latido, assim como os seus próprios limites. O ato de brincar também auxilia o cão a socializar melhor com outros pets e humanos, aprendendo a dividir os brinquedos e a comida.

Brincando, o peludo fortalece seu vínculo afetivo com os tutores e aprende como se relacionar com seus cuidadores. 

Benefícios da brincadeira 

Além de fazer bem para a saúde e para a mente, as brincadeiras trazem muitos benefícios de socialização aos pets. Com a ajuda de brinquedos, os cãezinhos podem se divertir com outros pets, aumentando seus níveis de felicidade e aprendendo a se relacionar melhor com outros animais. 

Para peludos que passam muito tempo sozinhos, os brinquedinhos podem ser boas companhias para evitar a solidão e a saudade que sentem dos seus tutores, diminuindo a ansiedade, a tristeza e outros comportamentos nocivos. 

O comportamento destruidor nato dos cachorros também pode ser minimizado com a escolha certa de brinquedos, auxiliando na agitação e no autocontrole. 

Como estimular o cachorro a brincar? 

Não basta só despejar os brinquedos no chão e esperar que o pet brinque: é preciso ensiná-los a como utilizar esses itens e fazer com que eles entendam a função de cada produto. 

O papel do tutor é fundamental para introduzir os brinquedos no dia a dia do bichinho. O tempo de dedicação nessa tarefa pode ser grande, mas será fundamental para o desenvolvimento do pet ao longo da vida. 

Comece mostrando os brinquedos na sua mão. No caso de uma bolinha, aperte ela na frente do peludo e deixe que a curiosidade dele seja instigada. Se for um modelo com algum tipo de barulho ao apertar, melhor ainda. 

Deixar alguns brinquedinhos próximos à casinha do pet pode ajudar nessa aproximação, mas prefira que o próprio animal leve os itens para lá. Lembre-se que o pet pode criar um vínculo de apego grande aos brinquedos, como no caso das pelúcias. 

Alguns estímulos já são naturais aos peludos, como a demonstração de força. O cabo de guerra, por exemplo, é uma brincadeira que ele vai entender rapidamente. Então, investir em uma corda resistente pode ser proveitoso. 

Não se esqueça que os pets amam brincar junto de seus tutores. Por essa razão, não economize no tempo dedicado para isso e explore ao máximo o vigor físico do seu amigo de quatro patas. 

O que considerar ao escolher um brinquedo para o cão? 

O brinquedo ideal para o seu peludinho deve ser muito bem escolhido, levando em consideração alguns fatores. 

Tamanho

Aqui, vale considerar o tamanho do brinquedo de acordo com o porte do cão. Ou seja, um peludo filhote não terá a força suficiente para morder ou transportar um brinquedo muito grande. Isso, inclusive, pode ser extremamente prejudicial à sua saúde. 

Foto de um cachorro correndo na grama com uma bolinha na boca
Para evitar acidentes, o tamanho do brinquedo deve ser considerado. 

Da mesma forma, um brinquedo para cachorro grande que seja muito pequeno pode ser muito perigoso, já que ele pode acabar engolindo ou engasgando com o produto. 

Material 

Considere o tipo de material do brinquedo e avalie se ele não pode se despedaçar facilmente ou machucar a boca do animal. 

Verifique também se a estrutura do item de brincar não é tóxica para o pet. Alguns produtos são fabricados à base de soda cáustica e levam corantes na sua composição, o que pode gerar diversos problemas de saúde a ele. Lembre-se sempre de ler a composição dos materiais antes de comprar um brinquedo.

Finalidade

O brinquedo que você acabou de comprar foi fabricado especialmente para cachorros? Caso não tenha sido, o ideal é evitar e não oferecer ao cão. Logo, evite dar brinquedos de humanos para os bichinhos, assim como outros itens que não foram fabricados para pets, como bolinhas de tênis, itens de plástico ou garrafas pet, por exemplo. 

5 tipos de brinquedos para cachorro

Quer acertar em cheio no melhor brinquedo para o seu aumigo? Veja nossas recomendações dos melhores brinquedinhos para cada situação. 

1. Brinquedos para gastar a energia do cachorro

Todo cachorro necessita de uma boa dose diária de agitação. Assim como nós, humanos, o organismo desses bichinhos precisa gastar energia para se manter funcionando e evitar comportamentos ansiosos e estressantes. 

Então, para fazer seu amiguinho “suar”, invista em brinquedos que possam estimular o gasto energético e mantenham os animais focados na brincadeira. 

Qual pet não ama um bom cabo de guerra? A brincadeira pode ser feita com inúmeros produtos, mas a corda é o material ideal para a diversão. Além de entretê-lo por bastante tempo, o item de brincar fortalece os dentes do cão e massageia as gengivas do bichinho. 

As famosas bolinhas são certeiras para fazer o pet gastar bastante energia. A maioria é feita de borracha, mas é importante optar por aquelas com material atóxico, evitando contaminações. 

O frisbee é o brinquedo ideal para estimular as habilidades mentais e físicas, mantendo seu pet alegre e entretido. Essa brincadeira só funciona com a participação do tutor, que deve jogar o item longe para que o cão vá buscar. 

2. Brinquedos para estimular a mente do cachorro

Não são só os exercícios físicos que devem estar na rotina do seu aumigo: brincadeiras que estimulem o raciocínio, memória e cognição são fundamentais para uma boa qualidade de vida do peludo. A boa notícia é que existem brinquedos que cumprem esses objetivos! 

O labirinto é um brinquedo superinterativo que ajuda o cão a se distrair por horas, além de ajudar na salivação, na diminuição da ansiedade e no enriquecimento alimentar. Para usar, é simples: basta colocar alguns petiscos ou grãos de ração no labirinto e deixar que o doguinho tente tirá-los. É garantia de diversão! 

Já a bola maciça Super Átomo é o brinquedinho perfeito para diminuir o estresse do seu amigão e deixá-lo superentretido com a novidade. A bola é em formato de átomo e tem diferentes formas de pingar, o que vai exigir coordenação e inteligência do peludo. 

Você já deve ter ouvido falar do Kong. Trata-se de um dispensador de comida que vai liberando os grãos de ração ou petisco aos poucos, conforme o cão vai mexendo no brinquedo. 

É um daqueles brinquedos para cachorros que ficam muito tempo sozinhos e precisam de distração para não entristecer. 

3. Brinquedos para cachorro morder

Morder é uma das principais atividades dos cães, já que contribui para o fortalecimento da mandíbula, auxilia na saúde bucal do pet, diminui os níveis de estresse e potencializa a sensação de prazer. 

Você pode e deve oferecer mordedores ao seu peludo. Esses brinquedos, que podem ser comestíveis ou não, são ótimos aliados para que os bichinhos não se sintam tão entediados. 

Os ossos bovinos são opções saborosas e importantes para o controle do tártaro e a saúde bucal dos cãezinhos. O ideal é que o osso escolhido seja integralmente natural, sem corantes ou conservantes e livre de resíduos químicos. 

Embora sejam mais fáceis de morder e não levem tanto tempo para serem devoradas, as orelhas suínas também podem estar no cardápio dos doguinhos. Elas são grandes aliadas na redução da ansiedade, do tédio e da hiperatividade. 

Você pode investir em mordedores de borracha. A vantagem é que eles não são comestíveis, fazendo com que o brinquedo dure por muito tempo. Atente-se ao material de fabricação e evite produtos com substâncias tóxicas. 

4. Brinquedos para cachorro idoso

Cachorros velhinhos exigem uma série de cuidados com a sua saúde. Isso envolve escolher a ração ideal, os exercícios físicos corretos, a frequência de visitas ao médico-veterinário e também os brinquedinhos adequados para esses cãezinhos na senioridade. 

Cachorros dessa idade já não têm mais tanto vigor físico e preferem tirar bons cochilos ao invés de pular e correr por aí. Sua mandíbula também não é mais a mesma, assim como o seu interesse em brincar. 

No entanto, isso não significa que eles não gostem ou não precisem de brinquedos no seu dia a dia. Logo, a escolha dos produtos deve considerar a fragilidade e a lentidão desse bichinho

Evite brinquedos muito pequenos, já que ele pode acabar engolindo, e aqueles muito duros, afinal boa parte dos cães nessa idade já não contam com a dentição completa

Brinquedos interativos para cachorro são perfeitos para estimular sua inteligência e diminuir as chances de demências naturais que podem surgir nessa fase.

As pelúcias são brinquedos superinteressantes para cães velhinhos. Além de serem moles e fáceis de transportar, elas podem suprir a carência emocional do pet e servir como uma companhia para os momentos do dia. 

5. Brinquedos para cachorro filhote

Cãezinhos filhote ainda estão descobrindo o mundo e querem sentir todos os gostos, cheiros e sabores. Por isso, qualquer objeto que estiver ao seu alcance vai despertar a sua atenção. Isso significa que você deve tomar muito cuidado ao escolher os brinquedos para o pet. 

Já dissemos isso, mas vale reforçar: jamais ofereça brinquedos ou objetos que não tenham sido fabricados exclusivamente para cachorros. O mesmo vale para brinquedos muito pequenos, que correm o risco de serem engolidos pelo peludinho. 

Pensando em estimular todos os sentidos do pet, algumas ideias de brinquedos para filhote são: 

Agora que você já conhece os melhores tipos de brinquedos para cada situação, escolha o que mais combina com o seu pet. Lembre-se que é importantíssimo que você também participe da brincadeira, estreitando ainda mais os laços com o seu melhor amigo. 

Na Tudo de Bicho, seu pet shop online, você encontra brinquedos para mimar seu peludinho do jeito que ele merece. Clique no banner abaixo e conheça as opções. Seu aumigo vai adorar a surpresa! 

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Isso vai fechar em 11 segundos

Pular para o conteúdo