Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Cachorro sem dente: entenda os cuidados que você deve ter

Você sabe quais cuidados deve tomar com um cachorro sem dente? Essa condição costuma acometer cãezinhos idosos, mas nem sempre é assim: os dentes do pet podem cair por inúmeros motivos, que vão desde à má alimentação e cuidados com a higiene a doenças bucais

É comum que tutores fiquem perdidos quando o pet perde seus dentes. Dúvidas sobre qual deve ser a sua nova dieta, quais brinquedos ele pode interagir e se o bichinho pode viver uma vida normal dali em diante são bem corriqueiras, mas nós vamos responder a todas elas. 

Continue a leitura para entender melhor quais são os cuidados com cãezinhos sem dente e como essa condição pode impactar a vida do animal. Vamos lá? 🐶 

Por que os cachorros perdem os dentes? 

Existem alguns fatores que podem desencadear a perda da dentição dos pets, que na fase adulta pode chegar a 42 dentes

Os principais envolvem a falta de cuidado com a higiene bucal do pet ao longo dos anos, o que facilita o surgimento de doenças como o tártaro e a doença periodontal, que falaremos mais à frente. Conheça os motivos mais comuns. 

Troca de dentição

Assim como os humanos, os cães apresentam uma troca de dentição ao longo da vida. Isso acontece quando eles ainda são filhotes, entre o 5º e 7º mês. Nesse período, todos aqueles dentinhos afiados — que são uma fofura — caem para o nascimento de uma nova arcada, mais grossa e resistente. 

Portanto, a queda dos dentinhos nessa etapa da vida dos cachorros é extremamente normal e não deve levantar muitas preocupações. 

Velhice

Vamos começar quebrando um dos grandes mitos que envolvem cãezinhos idosos: é normal que os dentes caiam quando o cachorro chega na velhice? Sim, é comum, mas isso não quer dizer que seja inevitável

Cães idosos passam por uma série de mudanças no seu corpo físico, como o surgimento de pelos brancos, redução na mobilidade, perda da massa muscular e, eventualmente, a queda da dentição. 

Muitos tutores acreditam que se trata de um processo natural, o que é um grande equívoco. A queda nos dentes na velhice é um sintoma de falta de cuidado e higienização bucal ao longo dos anos, que acaba cobrando seu preço na senioridade desses animaizinhos. 

Foto de um cachorro idoso caramelo e branco no colo de seu tutor
Cachorros idosos podem perder seus dentes. 

Sendo assim, saiba que, sim, você pode evitar a queda dos dentes do seu aumigo com cuidado e dedicação diários, pensando no seu bem-estar a longo prazo. 

Falta de escovação

Precisamos fazer um alerta: se você não dedica atenção na escovação diária do seu amigo de quatro patas, saiba que as chances dele perder os dentes futuramente são altíssimas. 

O cuidado bucal dos pets é tão importante quanto o dos humanos, e talvez até maior, já que os cães costumam mastigar diversas coisas ao longo do dia. Investir em uma escova de dentes e creme dental específicos para pets é fundamental para proporcionar mais qualidade de vida ao seu doguinho.  

Doenças bucais

As sujeiras acumuladas na região bucal podem ocasionar a proliferação de bactérias e cáries, responsáveis por algumas doenças causadoras da perda na dentição canina. 

Quando não há higienização bucal, o acúmulo de sujeiras tende a formar placas bacterianas, uma película de bactérias que reveste os dentes do cãozinho. Conforme elas se impregnam, causam o surgimento do tártaro (manchas amarelas que invadem tanto o dente quanto as gengivas do animal). 

A partir desse momento, é comum surgir a gengivite, uma inflamação na gengiva que produz toxinas e causa irritação, dor e sangramentos na região. Quando tratada no início, por meio de antibióticos, pode ser revertida. O problema está quando ela avança, dando início à doença periodontal, também conhecida como periodontite

Essa doença não tem cura e é considerada grave, já que atinge o interior da gengiva, prejudicando toda a estrutura e tecidos que suportam a arcada dentária do cão. A tendência, portanto, é que haja muita dor na região e, consequentemente, os dentes caiam. 

A periodontite é tão perigosa que pode alcançar a corrente sanguínea, afetar órgãos internos e se espalhar por todo o organismo, levando o animal à morte. 

Má alimentação

A alimentação é um fator importantíssimo para o bem-estar físico e mental dos pets. Os nutrientes, vitaminas e suplementações que o cão ingere ao longo da vida vão influenciar bastante no seu vigor na fase adulta e na velhice. 

Perder os dentes também pode ter relação com a alimentação do pet. Isso vale tanto para as suas deficiências nutricionais quanto por uma dieta à base de alimentos danosos à sua saúde. 

Comidas com excesso de temperos, sal, doces em geral, cebola, alho, uvas e nozes são grandes vilãs para a saúde bucal do seu aumigo e acentuam o aparecimento de cáries, tártaros e placas bacterianas. 

Os cachorros sofrem quando perdem os dentes? 

Cãezinhos que perdem os dentes podem sofrer bastante nessa condição, pois precisam readaptar a maneira como comem e como identificam um alimento. Os dentes para os cachorros são ferramentas de exploração. Sem eles, o doguinho pode se sentir mais vulnerável e inseguro. 

Além disso, o processo de perder a dentição pode ser ainda mais doloroso se os dentes caíram devido a alguma doença. Sangramentos na gengiva e dor em toda região bucal são sintomas comuns, fazendo o cãozinho sofrer bastante. 

Outro cenário que você deve considerar são os dentes podres que o animal possa ter. Conforme a periodontite avança, é comum alguns deles apodrecerem e causarem sofrimento para o pet. Nesse caso, é preciso ficar de olho se o animal apresenta algum destes sintomas: 

  • Perda de apetite
  • Mastigação frouxa 
  • Mau hálito
  • Passar as patas no focinho ou esfregá-lo chão

Se notar um ou mais comportamentos parecidos, leve imediatamente seu amigo ao médico-veterinário. 

Como evitar a perda de dentes nos cães?

Como já dissemos, a perda dos dentes nos cachorros é algo que pode ser evitado, por meio de cuidados diários com a saúde bucal do seu peludo. Conheça algumas dicas para evitar que os pets percam sua dentição no futuro.

Opte por petiscos saudáveis 

Qual peludo não adora um petisco? Essa prática, tão usada como reforço positivo, pode auxiliar a manter a saúde bucal do seu amigo em dia, por meio de petiscos saudáveis próprios para o combate ao tártaro e ao acúmulo de placas bacterianas. 

Foto de um cachorro branco e caramelo recebendo um petisco de seu tutor
Petiscos saudáveis, além de saborosos, podem prevenir diversas doenças bucais. 

O ideal é que eles sejam dados de maneira casual, e não diariamente, e sirvam como um complemento à alimentação do cãozinho. Ossos que não sejam vegetais e snacks muito condimentados devem ser evitados. 

Foque na higiene dental 

A partir do momento que os doguinhos fixam sua dentição definitiva, entre 5 e 7 meses de vida, seus dentes devem ser escovados diariamente. Se a sua rotina for muito intensa, é possível escová-los pelo menos a cada 3 dias. 

No começo, vai ser uma tarefa difícil, pois o peludo ainda não está acostumado com essa atividade, mas nada que a prática e a força de vontade não resolvam. Você pode usar a escova ou uma dedeira, para que o pet se acostume aos poucos com o movimento. 

Existe um jeito certo para fazer a escovação, caso contrário, você pode acabar machucando toda a gengiva do bichinho e causar lesões na boca dele. Entenda melhor como fazer essa tarefa no vídeo abaixo, do canal do Bernardo Adestra

Faça check-ups frequentes

Manter uma rotina de check-ups e visitas ao veterinário é fundamental para evitar doenças e possibilitar que elas sejam detectadas logo no início. Esse acompanhamento também permite definir a dieta ideal para preservar a saúde dos dentes do pet. 

Procure levar o seu peludo ao menos duas vezes ao ano no médico-veterinário de confiança. No entanto, caso note qualquer sinal de sangramentos, mau hálito e dentes moles ou fraturados, essa visita deve ser imediata. 

4 cuidados com cachorro sem dente 

Neste post, listamos os fatores que levam à perda dos dentes em cãezinhos e o que fazer para prevenir essa condição. Porém, se você já lida com um peludo sem dentição, não há nada o que você possa fazer a não ser investir nos cuidados certos para tornar a vida do pet mais qualificada, funcional e feliz. Veja quatro dicas! 

1. Evite ambientes sujos

Locais repletos de pedras, paus, lixo, madeiras ou objetos abandonados devem ser evitados, já que o seu amigão pode tentar mastigar ou botar na boca coisas pontudas ou sujas, causando danos à gengiva, lesões na mucosa oral ou até mesmo a queda ou fratura dos dentes que sobraram. 

Nos passeios, fique atento aos locais que o peludo fareja e evite deixá-lo solto sem supervisão. Em casa, preste muita atenção nos objetos que estão à disposição do cãozinho e retire tudo o que pode ser potencialmente danoso para sua saúde bucal. 

2. Invista em brinquedos macios

Cachorros sem dentes terão dificuldades com brinquedinhos duros e de aderência mais resistente. Nesse caso, você pode oferecer brinquedos macios que não vão afetar ou causar dor ao seu amigão. 

Pelúcias, bonecos de pano, mordedores de plástico, bolinhas macias e indestrutíveis e o brinquedo Kong são superinteressantes para cãezinhos nessa condição.  

3. Dê carinho e atenção

Um doguinho sem dentes já não é mais o mesmo, afinal ele precisa readaptar toda a sua rotina. Sua forma de comer, latir, brincar e beber água será diferente, sem contar nas dores que eventualmente podem surgir na região. 

Foto de um cachorro dachshund recebendo carinho de sua dona
Os tutores devem oferecer todo o carinho e atenção que os pets merecem.

Nesse momento de vulnerabilidade, esteja ao lado dele sempre que puder, faça cafunés, massageie seu rostinho e, de vez em quando, dê a comida diretamente na sua boca. Mostre todo o amor que puder! 

Quanto mais presente você estiver, mais fácil será a nova rotina para o cãozinho. Procure observar se o peludo está, de fato, comendo. Se notar certa estranheza dele com a comida, leve-o ao veterinário. 

4. Cuide da alimentação 

Afinal, como alimentar um cachorro sem dente? A alimentação do pet deve ser definida juntamente a um médico-veterinário, considerando todos os fatores e histórico de saúde do animalzinho durante a vida. 

Por isso, evite estabelecer a nova dieta por conta própria, já que isso pode acabar causando ainda mais prejuízos ao cachorro. 

O recomendado é oferecer alimentos moles, que não exijam muita mastigação do peludo. Alimentos triturados no liquidificador e patezinhos podem ser soluções funcionais para a dieta do pet. 

Rações secas podem causar bastante dor e desconforto no momento da mastigação e ingestão. Se você só tiver esse tipo de ração em casa, tente amolecer os grãos com água morna e aguardar 10 minutinhos antes de servir. 

A solução mais prática e responsável para cachorros adultos sem dente é a ração úmida. Esse tipo de alimento costuma oferecer alta concentração de nutrientes, é prático para servir e o melhor de tudo: seu aumigo não terá dificuldade em ingerir! 

No pet shop online da Tudo de Bicho, você encontra uma grande variedade de rações úmidas próprias para peludinhos sem dentição. Clique no banner abaixo e conheça todas as opções. Seu amigo de quatro patas vai adorar a surpresa!

banner rações úmidas para cachorro sem dente
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo