Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Lamber as patas, o que isso pode significar

Lamber as patas é um comportamento comum, mas se for algo em excesso ou repetitivo pode ser sinal de que o animalzinho está incomodado com algo. Esse comportamento pode indicar algum machucado, alergia ou então por questões psicológicas e emocionais, como estresse ou ansiedade.

Apesar de ser um hábito normal, poderá trazer problemas para a saúde do animal, por isso é muito importante saber a causa para evitá-la e tratar.  Quando o bichinho passa a língua por muitas vezes em suas patinhas, elas ficam mais úmidas, podendo assim acumular mais fungos.

O que as lambidas podem significar:

Problemas de pele

Alguns animais podem desenvolver certas alergias, principalmente algumas raças especificas, seja por alimentos ou a produtos químicos.

Quando isso acontece, o corpo pode se manifestar formando manchas vermelhas e feridas.

É preciso investigar o motivo da reação alérgica e tratá-lo assim que possível. Enquanto isso evite para o animal não lamber a região.

Questões emoções

Se o animalzinho passa muitas horas sozinho, não costuma brincar ou passear ao ar livre, ele pode desenvolver ansiedade, tédio ou estresse.

O bichinho precisa de atividade física, independente da raça ou do perfil dele. 

Alergias

Uma das principais causas para esse comportamento são as alergias, que causam coceira nas patas.

Ao lamber a pata, o animalzinho pode estar buscando um alívio momentâneo. É importante investigar com um veterinário o motivo para realizar o tratamento ideal.

Dor

As patas podem estar doendo por alguma razão, como passear no chão quente demais ou ter caído de algum lugar.

Assim ele busca alívio ao lamber as patas ou demonstrar o desconforto. Por isso, é importante ficar de olho nos sinais corporais do animal.

Por mais comum que seja lamber a pata, devemos nos atentar se isso está acontecendo com uma frequência maior que o normal.

É importante garantir a saúde e bem-estar do animalzinho por isso, aumente a frequência dos passeios, estimule as brincadeiras e dê muito carinho e atenção.

Caso note esse comportamento é imprescindível consultar um veterinário para entender o que está acontecendo e assim iniciar o melhor tratamento para o seu bichinho.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo