Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Hamster: 5 cuidados básicos para manter seu pet saudável

Hamsters exigem menos cuidados, se comparados aos outros animais domésticos. No entanto, isso não quer dizer que eles não necessitam de atenção: os hábitos desses bichanos são bem diferentes em relação aos gatos e cachorros, que, se não forem respeitados, podem fazê-lo correr risco de vida.

Se você considera investir em um hamster, confira cuidados e dicas para que eles tenham uma vida saudável e feliz! 

Dê alimentação adequada

Um hamster feliz é um hamster bem alimentado! Eles são bichinhos onívoros, o que significa que podem comer praticamente tudo. O mais indicado é comprar rações específicas para cada tipo de roedor. Como são apaixonados por petiscos, complemente a alimentação com frutas, legumes, grãos e sementes. 

Não esqueça de fatiar em partes pequenas para que o hamster não engula tudo e sofra com má digestão Outra dica é não deixar comida velha na gaiola, já que ele pode passar mal. Sempre disponibilize água limpa e fresca. 

Higienize a gaiola para Hamster

A gaiola deve ser higienizada de uma a duas vezes por semana, já que a higiene do bichano se baseia na limpeza do seu habitat natural. Lave com sabão neutro e água e deixe secar. Troque o forro da gaiola e utilize serragem para deixar mais confortável. 

Foto de hamster comendo
A gaiola deve ser muito bem limpa e organizada.

Roedores são tão higiênicos quanto os gatos: eles passam boa parte do dia se lambendo. Essa atitude faz com que eles sejam bem limpinhos, mas caso queira limpá-lo ainda mais, não é indicado dar banho com água, isso pode fazer com que o hamster corra risco de vida. Procure alternativas, como banho à seco.  

Forneça espaço na gaiola

Apesar de serem pequenos, os hamsters necessitam de espaço em seu habitat natural, por isso, na hora de comprar a gaiola, não leve em consideração somente o preço, lembre-se que os hamsters gostam de correr e brincar, e um espaço pequeno pode deixá-lo entediado e triste. 

Respeite os horários dele 

Roedores são animais noturnos e mais ativos após as seis horas da tarde, portanto, ele pode ficar estressado caso queira acordá-lo de manhã. Respeite os horários fisiológicos do animal e, assim, ele será mais feliz. 

Invista em brinquedos para hamster

Roedores são agitados e espertos.  Quando não estão descansando, adoram brincar e necessitam movimentar-se para não sentirem tédio. Por isso, a gaiola do pet deve ser equipada com brinquedos, como roda giratória, escadas e tubos que permitam que ele corra para todos os lados.

hamster dentro da gaiola
Brinquedos podem ser interessantes para o aumento de felicidade e saúde do hamster.

A bola de exercícios é uma opção perfeita para que o hamster brinque fora da gaiola sem correr perigos externos, como entrar embaixo de um eletrodoméstico, roer fios elétricos ou entrar em ralos e canos e nunca mais ser encontrado. Para que o bichano não fique estressado, a brincadeira na bola não deve passar de vinte minutos. 

Hamsters são animais dóceis, brincalhões, amigáveis e excelentes pets para crianças e adultos. Dar brinquedos, oferecer petiscos e deixar a gaiola em um quarto separado do restante da casa durante o dia, para que ele durma bem, são alguns cuidados básicos para que ele seja um animal feliz e saudável. 

Buscando itens para seu hamster? Clique aqui e confira os melhores produtos para roedores na loja online da Tudo de Bicho! 

 

Jornalista apaixonada por séries e pela minha pinscher Mafalda. Comunicadora que gosta de falar pelos cotovelos e que sempre acompanha os memes no Twitter 😀

4.11 avg. rating (81% score) - 9 votes

    Comentários

    1. Marina disse:

      Prezados, vi que trocaram a foto de capa por um hamster 🙂
      Todavia, apenas para alertar que no corpo do texto, permanece a foto de dois porquinhos da índia comendo cenouras. Uma excelente semana!

      Atenciosamente, Marina Simões.

    2. Caita Andrada disse:

      pegamos um hamster agora aqui em casa mas ele sempre parece com uma carinha triste. no site https://www.petsalegres.com.br vi que é normal no começo mas será que é mesmo ?? o que posso fazer?

    3. CharlesTheCat disse:

      Concordo com a Marina, acho que naquela foto não são hamsters 😛

      1. Sarah disse:

        Olá, tudo bem?
        Você e Marina tem razão! A foto era de porquinhos da índia, trocamos para uma de hamster 😉

    4. Natalia disse:

      Eu adorei a dica

      1. Luana Maciel disse:

        Oi Natalia!
        Que legal! Toda semana sai um post novo no blog, confira!

    5. Laura disse:

      Ótimo conselhos. Amooooo minhas duas hamestes e cuido bem limpo os tubos todos os dias. Troco a foraçao de 3 em 3 dias,mas tiro as partes com coco todos os dias e preencho. Troco a água.solto num espaço limpo e cerdado.anoite brincamos muito.assim são felizes em quanto viverem.

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo