Cachorro
8 min
Diferentemente dos humanos, os cães expressam suas necessidades por meio de vocalizações como latidos e uivos. Por essa razão, é possível que eles possam chorar de emoção?
Não existem evidências científicas que demonstrem que os cães ou qualquer outro pet produzam lágrimas como resposta ao que sentem. O cachorro com o olho lacrimejando ou com secreções, portanto, é sinal de que alguma coisa está errada.
Confira as possíveis doenças e transtornos e saiba o que fazer com cachorro lacrimejando. Confira!
A explicação para as lágrimas dos cães é mais simples do que você imagina: assim como nos humanos, elas têm a função de limpar, lubrificar e proteger os cachorros de infecções e invasões de parasitas.
Em cães, as glândulas lacrimais produzem lágrimas, que são empurradas das pálpebras aos carúnculas (a parte rosa do olho perto do focinho), onde são drenadas para o saco lacrimal localizado abaixo do olho.
Esses rasgos são transportados para o nariz com o objetivo de manter as narinas do animal sempre úmidas. Sendo assim, é muito comum ver os pets com os olhos marejados em alguns momentos do dia.
Se você deseja resolver o problema do seu amigo peludo de forma segura, confira quais são as principais causas de cachorro com os olhos lacrimejando e remelando:
Antes de achar que seu amigo peludo está com alguma doença grave, note se o ambiente onde ele vive está limpo, arejado e sem a presença de materiais que possam causar poeira e mau cheiro.
A alergia ocular nos cães é muito comum e pode gerar infecções nos olhinhos do animal, ocasionando em um cachorro triste com olhos lacrimejando.
A conjuntivite em cães está entre as doenças oculares caninas mais frequentes. A inflamação pode ser causada por alergia, bactérias, agentes tóxicos ou vírus. Os sintomas são secreção transparente, clara, aquosa ou amarela-esverdeada, coceira e irritabilidade.
O primeiro sintoma de catarata em cães é a mancha branca que se forma nos olhos, muitas vezes causada por traumas e diabetes. O cristalino do olho fica opaco, e o cão para de enxergar. Em casos graves, é necessária intervenção cirúrgica.
É uma inflamação das pálpebras dos cães, que pode ocorrer devido a trauma, reações químicas, queimaduras térmicas, penetração de bactérias, vírus ou parasitas.
É uma inflamação da úvea (camada média do olho do cachorro), que gera um fluxo excessivo de lágrimas. Quando diagnosticada, a doença deve ser tratada imediatamente para evitar o glaucoma e/ou catarata.
Ocorre quando a pressão intraocular sobe e, lentamente, as células do nervo óptico morrem, ocasionando a cegueira no cachorro. Fique atento quando seu pet atingir os cinco anos de idade, já que a partir dessa idade o surgimento do glaucoma é mais frequente.
Assim como os humanos, os olhos dos cães também são bem sensíveis. Qualquer coisa que encoste nessa região pode causar bastante dor, irritação e desconforto. Uma causa comum de dor ocular nos olhos dos cães é a úlcera de córnea, que consiste em lesões na superfície ocular do pet.
A úlcera, nesse caso, é uma doença séria, mas evitável, e que pode contribuir para o olho de cachorro lacrimejando.
É comum que tutores de cachorros que estejam com os olhos lacrimejando tentem soluções caseiras para resolver o problema, pensando que a situação não pode ser tão grave assim. Dessa forma, pode dar colírio para cachorro com olho lacrimejando?
A resposta é não. Isso porque o animal precisa de uma avaliação prévia de um profissional veterinário, a fim de diagnosticar qual doença desencadeou a condição e quais os melhores medicamentos para resolver, considerando a idade e condição física do peludo.
Por isso, ao notar sinais como irritação, vermelhidão, secreção em excesso, dor ocular e dificuldade para abrir os olhos, a melhor coisa a fazer é levá-lo a um médico-veterinário de confiança, já que existem muitas razões que podem estar afetando a saúde do pet.
Somente um especialista pode detectar a causa com precisão e recomendar o melhor tratamento.
Aqui, o problema já não é mais sobre as lágrimas escorrendo nos olhos do cão, mas sim quando a região está com extrema vermelhidão, com o cachorro lacrimejando sangue.
Nessas circunstâncias, o problema é mais grave e considerado uma emergência veterinária, uma vez que as pálpebras do animal podem forçar ainda mais e fechar para trás, o que seria uma situação muito delicada ao pet.
A origem pode estar ligada a problemas oculares, como uma inflamação na córnea (chamada de ceratite) ou também a ceratoconjuntivite seca, uma espécie de dificuldade na produção das lágrimas.
No entanto, considere também que o motivo para a vermelhidão e o sangramento podem ser por batidas em muros e superfícies pontiagudas, que acabam perfurando a região ocular.
Outro possibilidade são mordidas no local, principalmente se o cão convive com mais bichos dentro da casa ou se costuma sair para a rua frequentemente, causadas por uma briga ou, simplesmente, em algum momento de brincadeira entre os animais.
Sendo assim, ao notar que o cachorro está com sangramento na região dos olhos, leve-o imediatamente ao médico veterinário. Ao transportá-lo até a clínica, atente-se em deixá-lo calmo, evitando o desgaste ocular.
Todas as raças de cães apresentam predisposição genética a algumas doenças. Cachorros de porte grande, por exemplo, têm uma tendência maior a problemas articulares, enquanto cãezinhos menores podem sofrer com problemas respiratórios.
Quando falamos de problemas oculares, causados por excesso de lacrimação ou não, é comum que algumas raças sejam mais vulneráveis a essa condição e sofram com lacrimações, vermelhidões e alergias nos olhos de modo mais frequente.
Por outro lado, é importante lembrar que apesar das raças serem mais propensas a esses problemas, qualquer cão está sujeito a apresentar transtornos oculares.
Veja uma lista das raças mais propensas a problemas oculares e o porquê isso acontece:
Raças | Motivo |
Shih-Tzu Pug Lhasa Apso Buldogue | Cachorros de focinho curto tendem a sofrer com as lágrimas em excesso. Isso acontece porque eles possuem uma obstrução no canal lacrimal e, como consequência, uma drenagem inadequada da lágrima. |
Raças | Motivo |
Schnauzer Yorkshire Border Collie Samoieda Bernese | Cãezinhos muito peludos podem sofrer com pelos que caem no globo ocular com frequência, causando lacrimação excessiva. |
Raças | Motivo |
Poodle Maltês Dogo Argentino | Há um excesso de secreção no canto dos olhos que acaba grudando e causando manchas no pelo do bichinho, popularmente conhecidas como “manchas de lágrimas” ou “lágrima ácida em cães”. |
Não existe uma fórmula certa para livrar o seu cãozinho de doenças oculares, mas é possível minimizar os riscos, mantendo a higiene do bichinho em dia e evitando possíveis desconfortos.
Conheça as melhores práticas para diminuir as chances de problemas nos olhos dos pets, principalmente as lágrimas excessivas.
Evite expor o pet diretamente a ventos fortes. Ao passear de carro, deixe a janela fechada ou apenas uma fresta aberta. Além do vento deixar o globo ocular seco e vulnerável a inflamações, corre-se o risco também de entrarem pedacinhos de asfalto ou madeira no olho do bichinho.
Se o cachorro costuma dormir dentro de casa com ventilador ou ar-condicionado ligados, tome muito cuidado e verifique se o vento não está secando excessivamente os olhos do doguinho.
Não deixe os pelos do pet encostarem nos olhos, evitando possíveis problemas oculares. Mantenha a região tosada ou utilize algum acessório – que não o machuque – para prender os pelos.
Se você não leva o seu animalzinho em uma clínica de estética canina, outra preocupação que você deve ter no momento de tosar é com a tesoura.
Lembre-se de não deixar a ponta dela próxima ao globo ocular do pet e cortar somente uma camada segura de pelos, evitando acidentes como cortes profundos e sangramento.
Após o banho, quando secar a pelagem, não direcione o vapor do secador para o rosto do cão, ação que pode causar lágrimas em excesso e machucar os olhinhos sensíveis do animal, mesmo que de forma indireta.
O cuidado vai além de secar os olhos do animal, já que pode causar queimaduras graves e doenças infecciosas atreladas ao vento quente que sai do aparelho. Por essa razão, muito cuidado no momento de usar o secador no seu peludo preferido, combinado?
Leve o pet a um oftalmologista veterinário periodicamente, principalmente se ele tiver mais que cinco anos de idade, fase em que é necessário dar mais atenção à saúde dos cães.
O hábito evita que diversas doenças — não só as oculares — se desenvolvem no pet, afinal, existem inúmeras enfermidades que são silenciosas e demoram a mostrar os primeiros sintomas, o que só é possível diagnosticar por meio de exames de imagem, de urina e pela avaliação do profissional veterinário.
Jamais aplique colírio humano nos olhos do seu pet. O medicamento deve ser desenvolvido especialmente para cachorros e recomendado pelo médico-veterinário. Caso contrário, a irritação pode agravar, causando úlcera de córnea e piorando um estado de saúde que poderia ser muito bem resolvido.
Da mesma forma, não dê qualquer outro tipo de medicação e muito menos comida de humanos, já que o tipo de alimentação que o cão recebe contribui para sua saúde e, consequentemente, para o risco de doenças oculares.
Dê preferência para shampoos e condicionadores específicos para cada cachorro e em nenhuma hipótese banhe seu cãozinho com produtos feitos para humanos.
A composição dos produtos que não foram produzidos para cachorros pode ser altamente infecciosa para a saúde deles, gerando inúmeros problemas oculares. Para isso, tenha sempre em mãos shampoos e condicionadores seguros para cães.
No pet shop online da Tudo de Bicho, você encontra produtos que podem auxiliar no excesso de lágrimas do seu pet. Fale com seu médico-veterinário e confira as opções. É só clicar no banner abaixo e conferir tudinho!
Somos uma equipe apaixonada por animais! Buscamos ajudar os tutores de pets em diversos cuidados e necessidades. Por isso, nos dedicamos para oferecer os melhores conteúdos e produtos para cachorros, gatos, aves, roedores, peixes e outros bichinhos! 🐶🐭🐱🐰🦜😍
Cachorro
8 min
Destaques
7 min
Ótima a matéria, sou formado em Agropécuária, tenho um Pet em Codajás – AM, as vezes encontro dificuldades pára diagnosticar e medicar cães e gatos. Se puderem me ajudar enviando as doenças mais comum em animais e o tratamento fico feliz. Obrigado
Francislei, que bom que você gostou do nosso conteúdo! Ficamos extremamente felizes com a sua satisfação! Queremos para te informar cada vez melhor sobre o segmento pet! Obrigada <3
Meu cãozinho Lhasa Apso esta sempre lacrimejando e o pelo abaixo do olho fica sempre molhado e mancha o pelo de cor rosa
Maria Beatriz, é comum que cães de pelagem clara desenvolvam esta macha ao redor dos olhos e boca. Muitas pessoas erroneamente chamam isso de “lágria ácida”, mas a verdade é que a lágrima não é ácida. Se fosse, iria irritar os olhos dos cães.
No geral essa mancha não é problema e sim uma questão puramente estética. Acontece porque bactérias da pele se aproveitam do ambiente favorável para viverem naquela região. O único momento em que essas manchas podem ser um sinal de alerta para algo mais sério, é em casos de obstrução do ducto lacrimal e somente um veterinário poderá avaliar quanto a isso.
Att, Dra. Verônica Delpino (CRMV SP 33.925), veterinária parceira da Tudo de Bicho.
Bom dia sexta terça feira eu mandei minha cachorrinha pra lava e ela voltou com o olho esquerdo muito vermelho tipo assim o Branco tá cheio de sangue, eles falaram que foi por causa do secador que é forte e causou a irritação, oque eu posso aplicar para ajudar a melhorar.
Há ela é uma Shih-Tzu…
Meu cachorrinho lhasa apso mestiço tá sempre lacrimejando e o pelo abaixo do olho fica machado meio alaranjado mais não tem nenhum tipo de irritação no olho, será que isso é normal ?
Olá Jucilaine, tudo bem?
É comum que cães de pelagem clara, como por exemplo, Lhasa Apso, Shih Tzu, Maltês, Spitz Alemão, desenvolvam esta macha ao redor dos olhos e boca. Muitas pessoas erroneamente chamam isso de “lágrima ácida” mas a verdade é que a lágrima não é ácida. Se fosse, iria irritar os olhos dos cães. No geral essa mancha não é problema e sim uma questão puramente estética. Acontece porque bactérias da pele se aproveitam do ambiente favorável para viverem naquela região. O único momento em que essas manchas podem ser um sinal de alerta para algo mais sério, é em casos de obstrução do ducto lacrimal e somente uma veterinário poderá avaliar quanto a isso.
Att,
Verônica Delpino
Médica Veterinária
CRMV-SP 33925
Olá José, tudo bem?
Os cães que tem os olhos mais proeminentes, como por exemplo os Shih Tzu, Pug, Pequinês, tendem a sofrer mais de ressecamento nos olhos, então é sempre bom ficar atento. De fato o secador direto na face desses cães pode causar o ressecamento do olho e consequentemente irritação, então oriente o responsável pelo banho do seu bichinho, para redobrar o cuidado com essa região, evitando posicionar o secador diretamente para o rosto do bichinho, tomando cuidado para que a temperatura do jato de ar não esteja quente e cuidando também para que não caia shampoo ou outros produtos nos olhos do cão durante o banho.
Você pode fazer uso também de colírios lubrificantes, mas certifique-se que o colírio seja indicado para animais e que seja somente lubrificante, pois o uso incorreto de um colírio com antibiótico ou antiinflamatorio pode causar sérios problemas ao animal
Caso o problema se torne frequente, procure um médico veterinário para investigar outras causas.
Att, Dra. Verônica Delpino (CRMV SP 33.925), veterinária parceira da Tudo de Bicho.
muito bem explicado seu artigo parabens amigo
Obrigado pelo carinho Diego! Continue acompanhando nosso Blog, estamos sempre postando novas dicas!
Spits tem lágrimas as vezes escorre e fica mais escuro ele é creme cor,limpo todos os dias com soro fisiológico mas e meio estranho
Tenho 4 york shire, tres meninos e uma menina. Hoje percebi em um dos meninos e na menina, que possuiam uma inflamação abaixo dos olhos, inclusive estava com pús. Imediatamente dei um banho em ambos e limpei aquela região com soro fisiológico e saiu uma casquinha, deixando a mostra, uma ferida. limpei bem com um cotonete e apliquei água oxigenada 10 volumes, para desinfectar. Já os tenho faz 07 anos e nunca havia acontecido antes, o que pode ser esta infecção?
Olá Antônio, tudo bem?
Nesse caso os cachorrinhos precisam ser examinados, pois se há presença de pus, pode existir ali uma infecção que precisa ser tratada, provavelmente com uso de colírio com antibiótico.
Pode ser uma infecção da glândula lacrimal, do ducto lacrimal em caso de obstrução ou simplesmente uma infecção de pele. Isso se dá porque a região é naturalmente úmida (situação normal devido a produção de lágrimas).
De qualquer maneira, é necessária a consulta ao veterinário, para verificar o tratamento correto.
Att,
Verônica Delpino
Médica Veterinária
CRMV-SP 33925
Dra Veronica bom dia! tenho uma cachorra fox PAULISTA e a mesma encontra-se a mais ou menos 16dias com sintomas como vómito. que não é diario coceiras no corpo orelhas e olhos com lacrimejação.esta comendo pouco e emagreceu. ela pelo que notei também estas coceiras nos olhos que chegaram a ficar irritados de tanta coceira, não sei se pode ser algum tipo de intoxicação. desconfio que ela pode ter se intoxicado com produtos de limpeza, uma vez que ela é muito brincalhona e vai brincar com rodos na hora que se esta aplicando produtos de limpeza na casa. é só uma hipótese claro. tudo começou com uma diarréia que logo passou e os vómitos. Amanhã vou leva-la ao veterinário. mas gostaria muito de uma opnião da Dra. gostei muito dos comentários, Grande Abraço!
Olá Nivaldo, tudo bem?
Nesse caso o recomendado é levar sua cachorrinha ao médico veterinário, como já sinalizou que fará.
Falta de apetite, vômito e diarreia são sintomas que quase todas as doenças apresentam, então por ser muito abrangente somente a consulta presencial com um profissional poderá certificar o que está acontecendo.
Caso esteja em dúvida sobre o contato com os produtos de limpeza, suspenda o uso do produto, isso poderá ajudar, mas reforço, é necessário realizar uma investigação minuciosa pra definir a causa.
Desejo melhoras para sua cachorrinha, e se possível nos dê notícias dela por aqui 🙂
Att,
Verônica Delpino
Médica Veterinária
CRMV-SP 33925
Olá! Sou sou tutora de dois cachorros SRD, vieram da rua para mim há 2 anos, eram 3, todos os 3 lacrimejavam quando chegaram, o menor foi adotado recentemente pela minha tia, e lá ele não lacrimeja mais, os dois que ficaram continuam lacrimejando, meu quintal é grande, lavo com água e desinfetante comum, diluído, eles costumam ficar na casinha enquanto lavo, não tem contato direto com o desinfetante. Por o que foi adotado ter sarado, fico pensando se é algo no meu quintal ou na ração, seria possível?
Olá Cássia, tudo bem?
Pode ser um processo alérgico à algo que está no quintal, desde a grama, até poeira, terra ou pólen. Também pode ser alguma alteração no próprio olho, o qual requer um tratamento com colírios específicos, então o indicado uma consulta ao médico veterinário.
Att,
Verônica Delpino
Médica Veterinária
CRMV-SP 33925
Olá minha sptiz fica sempre com olho lacrimejando. Não apresenta sinais de vermelhidão, remela ou pus. E muito constante isso e a região dos olhos fica muito molhada. Ela tem apenas 4 meses, é preocupante?
Olá Polyane, tudo bem?
Se ela não apresenta nenhum outro sinal que possa indicar algum problema no olho, pode ser um lacrimejamento normal. Em algumas raças, principalmente as de pelos claros, podemos ter a sensação que o cão está lacrimejando muito em razão dos pelinhos da região ficarem sempre molhados. Mesmo assim, caso você esteja na dúvida, é recomendável levar sua cachorrinha ao médico veterinário.
Att,
Verônica Delpino
Médica Veterinária
CRMV-SP 33925
Meu filho tem um casal de cachorro shirt shi um nasceu com um olho parece chora isso e normal
Olá Eliane, tudo bem?
Se os cachorrinhos não apresentam nenhum outro sinal que possa indicar algum problema no olho, pode ser um lacrimejamento normal.
Algumas raças, principalmente as de pelos claros, pode dar a sensação ao tutor de estar lacrimejando muito em razão dos pelinhos da região ficarem sempre molhados. Mas caso você esteja na dúvida, é recomendável levar os cachorrinhos ao médico veterinário.
Att,
Verônica Delpino
Médica Veterinária
CRMV-SP 33925
Ola , Dra ! Minha Ilhasa Apso tem 12 anos , dormiiiiiiiiiiiii muito por sinal , e lacrimeja demais , não tem nenhum sintomas de vermelhão , só num olho que ja tem uma pequena mancha branca . Devo me preocupar , por lacrimejar tanto ????
Obrigada .
Olá Helida, tudo bem?
É sempre bom examinar, pois se tem lacrimejamento pode ser sinal de algumas coisas que precisam ser tratadas, inclusive para saber se tem relação com essa mancha branca.
Att,
Verônica Delpino, veterinária parceira da Tudo de Bicho.
CRMV SP. 33.925
Boa Noite!
Tenho uma shitzu que do lado do canto do olho tem pelos que ficam dentro do olhinho dela, sempre está lacrimejando e irritado.
Faço a tosa ao redor dos olhos, mais estes pelos nascem para dentro do olho.
O que eu faço ?
Olá Helen, tudo bem?
Esses pelinhos não costumam fazer mal aos olhos do cãozinho. Porém se você verificar que há alguma lesão, leve ao veterinário para checar 🙂
Meu cachorro Rotweiller está com o olho esquerdo remelando muito,ja tomou antibiótico,melhorou e agora voltou,o que ele pode ter…qual a dica? Obrigado
Olá Bruno, tudo bem?
Sem examinar o cãozinho não é possível diagnosticar. Nesse caso o indicado é retornar ao médico veterinário que receitou o antibiótico ou procurar um especializado em oftalmologia.
Espero ter ajudado!
Dra. Verônica Delpino
CRMV SP. 33.925