Cachorro
2 min
A castração é um processo muito importante para garantir a saúde e tranquilidade de seu cachorro, seja macho ou fêmea. A cirurgia, que tem como objetivo impedir que os cães se reproduzam, é segura e pode ser feito a partir de 4 meses para fêmeas, e entre 7 a 10 meses para machos, podendo variar de acordo com o porte do animal.
Depois da cirurgia, é necessário ficar atento a algumas coisas. Separamos para você os principais cuidados pós-cirúrgicos em cachorros!
Um dos cuidados pós-operatórios em cachorros que passaram pela castração é o uso de roupas especiais. Elas costumam ser resistentes e evitam que o cãozinho mexa nos pontos e, dessa forma, gere, problemas, como infecções e abertura da ferida, o que dificulta o processo de cicatrização.
Nesses casos, o modelo indicado é aquele que cubra todo o torso do cão. É importante que a roupinha tenha abertura para que o cachorro consiga fazer suas necessidades fisiológicas facilmente.
Por mais que não seja obrigatório usar essas roupinhas especiais, elas podem ser de grande auxílio. Porém, caso seu cachorro não se dê bem com roupas, em geral, pode ser melhor investir em outra forma de proteção.
Conhecido também como colar protetor, o colar elizabetano é um dos produtos mais utilizados para evitar que o cachorro mexa nos pontos da cirurgia, assim como no tratamento de outras feridas. Você encontra diversos modelos no mercado, sendo que a escolha deve ser feita tendo em mente o porte do cão.
O colar deve ficar o mais confortável o possível, visto que ele precisará usá-lo por alguns dias. Por isso, certifique-se que ele não está apertado ou dificultando a respiração do pet.
É comum que cachorros fiquem bem desconfortáveis com o colar, mas é possível minimizar os problemas. Antes de tudo, é necessário mostrar para o pet que você não está o punindo ao fazê-lo usar o colar, por isso, faça questão de fazer carinho e, se puder, dê um petisco.
Dependendo da situação, é necessário adaptar o cantinho do cão. Certifique-se que há espaço o suficiente para ele passar por corredores e lugares estreitos facilmente, e também verifique se ele está conseguindo acessar o comedouro e beber água sem dificuldades.
Em alguns casos, é necessário tirar o colar na hora da refeição. Porém, evite tirar o colar toda hora, pois, isso pode dificultar o processo de adaptação.
Tanto nos cuidados pós-cirúrgicos quanto depois disso, a alimentação do cachorro precisa passar por algumas alterações depois da castração.
Um cachorro castrado passa por mudanças em seu sistema, já que ocorre uma diminuição dos hormônios sexuais. Na maioria dos casos, o cão fica mais caseiro e sedentário, o que pode causar obesidade caso a alimentação não seja alterada.
Isso não quer dizer que a quantidade de ração oferecida deve diminuir. O mais recomendado é optar por aquelas rações que sejam ricas em fibras e proteínas e com baixo teor de gordura. Dessa forma, ele continua se alimentando normalmente, sem sentir fome, mesmo que o fornecimento de energia seja menor.
A castração de cachorros traz diversos benefícios para o animal e, seguindo as dicas de cuidados pós-operatórios, o cão irá se recuperar com saúde e força. A Tudo de Bicho tem o que você precisa para garantir a segurança do seu pet durante o período pós-cirúrgico. Clique no banner e conheça a loja virtual!
Jornalista apaixonada por séries e pela minha pinscher Mafalda. Comunicadora que gosta de falar pelos cotovelos e que sempre acompanha os memes no Twitter 😀
Cachorro
2 min
Cachorro
2 min
Muito boa orientação. Clareza. Objetividade. Informações bem estruturadas.
🩷