Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

O perigo da automedicação para pets

Como sabemos a automedicação não é recomendada para humanos, e isso também se aplica para nossos pets! 

A indústria farmacêutica pet vem evoluindo dia a dia com medicamentos cada vez mais avançados. Desenvolvimento esse, devido a forte necessidade de produtos específicos para o organismo de cada bichinho, pois existem diferenças entre eles.

Por mais que as intenções dos tutores sejam as melhores, medicar seu bichinho sem a prescrição de um veterinário é extremamente nocivo à saúde dele, podendo causar intoxicação, trazer efeitos irreversíveis, como convulsões, insuficiência renal, hepatites, agravar o quadro de uma possível doença ainda não diagnosticada e até mesmo  levar o animal a óbito. 

Cães e gatos também possuem sensibilidade e tolerância bem diferentes aos remédios. Os gatos, em geral, costumam ser mais sensíveis e apresentam grande intolerância a diversos tipos de medicamentos que podem ser utilizados em cães, por exemplo. 

Até mesmo alguns medicamentos que são inofensivos para humanos podem ser fatais para os animais. Aqueles que apresentam determinados princípios ativos como:

– Proibidos para gatos: ácido acetilsalicílico, paracetamol, diclofenaco sódico, ibuprofeno, peróxido de benzoíla.

– Proibidos para cães: diclofenaco de potássio, diclofenaco de sódio, Piridium®.

Caso após medicação, o seu cão ou bichano apresente comportamento fora do comum,  como febre, vômito ou dor de barriga, corra para o atendimento emergencial de uma clínica veterinária. É essencial que todos nos conscientizemos e tenhamos cuidado redobrado com o assunto é a saúde pet. 

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo