Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como treinar seu gato a usar a caixa de areia

Para a maioria dos gatos, a relação com a caixa de areia é instintiva, mas pode acontecer que alguns gatos não se acostumem com ela. Por isso, o quanto antes o pet for apresentado à caixinha, mais fácil será para ele utilizar.

A primeira forma de ensinar um gato filhote, ou até mesmo adulto, a utilizar a caixinha é providenciar o acessório antes da chegada do animal à casa. No início, coloque o gato na caixa de areia após o horário que ele se alimenta ou quando ele acorda de uma soneca. Incentive-o a se movimentar ali dentro por um tempo.

É normal que nesse primeiro contato o gatinho queira pular ou fugir. Sempre elogie seu pet após o uso correto da caixinha de areia. É interessante também, no início, não liberar o acesso total e não supervisionado do gato à casa, até que ele se acostume a utilizar a caixa de areia.

A limpeza também é importante para facilitar a adaptação de forma tranquila. Limpe a caixa de areia corretamente e mantenha uma rotina de limpeza. Você pode remover os resíduos da caixa diariamente e trocar a areia uma vez por semana. Também é importante higienizar o recipiente semanalmente com água e sabão neutro, não é recomendado usar produtos de limpeza muito perfumados pois os felinos são sensíveis a aromas.

Dicas para o seu gato a usar a caixa de areia:

1- Escolha a caixa certa

O primeiro ponto é, se certificar que a caixa está adequada para o animal. Caixas muito pequenas são desconfortáveis para o pet, porque não possuem espaço suficiente para mexer na areia, nem para enterrar.

Outro problema comum são caixas perfumadas, se for um cheiro muito forte e específico existe a possibilidade de o cheiro afastar o bichano. E ainda, se você tiver mais de um gato em casa, é preciso adquirir uma segunda caixa, para que os animais fiquem confortáveis.

2- Escolha a areia certa

Outra dica importante é escolher a areia ideal para seu animalzinho. Pode parecer simples, mas existem vários tipos de areia no mercado e cada pet se adapta a uma diferente. Dependendo da areia utilizada, isso pode ser um dos motivos dele estar fazendo xixi fora da caixinha.

No começo vale testar areias que facilitam a rotina de cuidados, como as areias com grãos mais finos e de sílica, são melhores para neutralizar os odores. 

3- Escolha o local certo

O local onde você deixa a caixa influência no uso do animalzinho. Evite deixá-la perto do comedouro, ou em lugares de muita movimentação e barulho e ainda em pontos altos que dificultam o acesso do animalzinho.

Você só precisará mostrar para ele onde ela está a caixinha nas primeiras vezes. O ideal é que ela fique em um local que dê certa privacidade para o animal e onde ele possa ir sem que nada o atrapalhe.

4- Incentive o uso da caixinha 

Uma boa forma de ensinar o seu gato a usar a caixa de areia é incentivando esse hábito. Nunca bata com o jornal para assustar, também sem esfregar o focinho ou gritar, isso só vai fazer com que ele sinta medo de você.

Você pode realizar o reforço positivo, sempre que o gatinho fizer a necessidade no lugar certo você deve premiá-lo com um petisco e carinho. Isso reforça um bom comportamento de forma positiva, agradando o animalzinho.

A ideia é que ele aprenda aos poucos como utilizar a caixinha de areia. Mesmo que no começo seja trabalhoso, depois que o animalzinho se acostuma ele irá fazer suas necessidades de forma muito natural na sua caixa de areia.

O seu gato usa a caixa de areia? Comente aqui!

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo