Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Quanto os cães são inteligentes?

A inteligência, tanto nos humanos quanto nos animais, está relacionada a algumas capacidades cerebrais. A capacidade e velocidade de processamento e respostas, memória, insight, capacidade de observar e relacionar e também de aprender e reter o aprendizado. Existem diversos fatores que são considerados para classificar que os cães são inteligentes.

Assim como existem diversos tipos de cachorro inteligente. Alguns são mais inteligentes quando o assunto é cuidar e vigiar, outros estão mais adaptados ao dia a dia em casa. O importante é entender que qualquer cão pode ser inteligente, em níveis diferentes, tudo depende das tarefas que irá realizar, e se adaptar à rotina do tutor.

Cada pet é único, e a inteligência vai muito além da capacidade de realizar truques. Vale lembrar que todos os cachorros são capazes de aprendê-los. Basta que estejam saudáveis e que você dedique seu tempo a isso, ensinando de forma adequada e incentivando com petiscos. Por isso, os cães podem ser facilmente treinados.

Alguns cães aprendem com mais tranquilidade e são receptivos à nossa vontade, enquanto outros são mais intuitivos e tem sentidos superiores de visão e olfato. Também algumas raças de cães são mais dependentes social e emocionalmente dos tutores. Sabemos que cada cão possui um comportamento diferente.

O que torna um cachorro inteligente?

A inteligência dos cachorros é tão alta que eles podem compreender até 250 palavras e também alguns numerais. Pesquisas indicam que os cães apresentam uma inteligência igual à de uma criança de 2 anos de idade. O olfato dos cães é extremamente poderoso, acredita-se que os cachorros possam ter até 220 milhões células olfativas, por isso seu olfato é tão apurado.

Através da linguagem canina podemos perceber também a inteligência desses animais. A comunicação dos cães é clara, eles possuem a habilidade de indicar por meio do olhar, dos latidos e, até mesmo, do corpo, diferentes vontades e desejos. Por exemplo, quando o cachorro está com fome, ele faz de tudo para sinalizar que precisa de comida. 

A memória dos cães também é bem desenvolvida. É possível perceber quando eles estão aprendendo os comandos, sua capacidade de memorização. Alguns cães conseguem aprender os truques de forma rápida e não esquecem com facilidade. Isso pode acontecer também com nomes, imagens e sons.

Existem muitos estudos sobre a cães inteligentes. Mas o perfil de cada animal e a criação dos tutores definirá quais habilidades serão desenvolvidas. Você já percebeu como o seu cachorro é inteligente? Conta aqui pra gente! 

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo