Destaques
2 min
Lidar com a queda de pelo em cachorro é um desafio diário para muitos tutores. Afinal, não é nada fácil manter a casa limpa e sem nenhum “rastro” do pet no chão, no sofá, na cama e até nas roupas.
Embora seja um processo natural, a queda de pelo em cães em excesso pode sinalizar alguma doença. Por isso, é importante investigar o verdadeiro motivo para manter a saúde do seu pet em dia.
Você tem um cachorro perdendo muito pelo em casa? Então continue a leitura e confira tudo o que você precisa saber sobre o tema e o que fazer para manter a pelagem do seu cãozinho saudável.
São várias as razões que explicam a queda de pelo em cachorro, desde fatores genéticos até problemas de saúde, incluindo emocionais. Conheça as principais a seguir.
É perfeitamente normal que os cachorros passem por períodos de muda de pelagem durante algumas épocas do ano, especialmente na primavera e no outono.
Durante essas transições sazonais, os cães podem perder mais pelos do que o normal à medida que se adaptam às mudanças de temperatura. Em outras palavras, essa é uma troca natural, como forma do organismo canino se adaptar ao clima.
Pouca gente sabe, mas uma alimentação inadequada, pobre em nutrientes essenciais, como proteínas, vitaminas e minerais, pode afetar negativamente a saúde da pele e da pelagem, levando a problemas como queda excessiva, pele seca, coceira e irritação.
A pelagem canina é composta principalmente por proteínas. Portanto, uma deficiência desse nutriente na dieta do cachorro pode resultar em pelos frágeis e propensos à quebra e à queda, além de doenças e infecções de pele.
Além disso, nutrientes como ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, por exemplo, encontrados em fontes como óleo de peixe, óleo de linhaça e salmão, são essenciais para a saúde da pele e da pelagem, ajudando a mantê-los hidratados e brilhantes.
Assim como acontece com nós, humanos, o estresse pode afetar a saúde dos cachorros de várias maneiras, uma delas pode ser a queda de pelos.
O estresse pode surgir de diversas situações em um cachorro, como mudanças na rotina, tédio, barulhos altos, separação do tutor, brigas com outros animais ou até mesmo visitas ao médico-veterinário.
Pulgas, carrapatos e outros parasitas também podem explicar o pelo de cachorro caindo. Esses visitantes indigestos se alimentam do sangue dos cães, causando uma tremenda coceira e irritação na pele.
Infelizmente, todos os pets podem contrair pulgas e carrapatos em algum momento da vida. Por isso, se o seu cãozinho está perdendo bastante pelo, passe um pente ou uma escova na pelagem e verifique se há algum parasita passeando por ali.
Fungos e bactérias podem provocar infecções de pele e, consequentemente, muita coceira, vermelhidão e irritação. Quando o cachorro coça ou lambe a área afetada, isso pode levar à quebra e queda dos pelos.
Assim como acontece com nós humanos, os cães podem desenvolver alergias a diversas substâncias, sendo um dos motivos mais comuns para a queda e quebra dos pelos. As mais comuns são:
Os hormônios ajudam na regulação do crescimento do pelo e na saúde da pele dos cachorros. Quando há um desequilíbrio hormonal, como hipotireoidismo (baixa função da tireoide) ou hiperadrenocorticismo (síndrome de Cushing), isso pode afetar a produção de pelos e resultar na queda excessiva.
Agora que você já conhece as principais razões para a queda de pelos, deve ter percebido que a única situação pela qual não é preciso ter nenhuma preocupação é a troca sazonal de pelagem.
No geral, você deve se preocupar quando a queda de pelos acontece de forma repentina, excessiva ou acompanhada de outros sintomas, como:
Esses sinais podem indicar problemas de saúde que precisam ser tratados para garantir o bem-estar do seu pet. Portanto, o ideal é levá-lo para uma avaliação com o médico-veterinário de sua confiança. Apenas esse profissional poderá dar o diagnóstico correto e prescrever os melhores medicamentos.
Ao contrário do que muita gente pensa, os pets de pelagem curta são os mais propensos a soltar pelos pela casa. Isso acontece porque a troca acontece com uma frequência maior em comparação aos pets de pelagem longa.
As raças de cachorro que mais soltam pelos são:
Quando estamos tratando da saúde dos nossos amigos peludos, a prevenção sempre será o melhor remédio.Por isso, listamos algumas dicas valiosas que podem te ajudar a manter a pelagem do seu filho de quatro patas saudável.
Escovar o cachorro com frequência é a melhor estratégia para manter a pelagem dele sempre macia e saudável, pois ajuda a remover os pelos soltos e, consequentemente, reduz a quantidade de fios que se espalham pela casa.
No geral, o mais indicado é fazer a escovação ao menos uma vez por semana. Porém, a frequência ideal pode variar dependendo da raça, tipo de pelagem e comprimento do pelo do seu cachorro.
Os cachorros com pelagem mais longa, por exemplo, podem precisar de uma escovação diária em algumas épocas do ano para evitar que os pelos se emaranhem e formem nós.
A melhor forma de escovar o seu peludo é com uma escova ou pente adequado para o tipo de pelagem dele. Existem diversos tipos de escovas disponíveis no mercado, como rasqueadeiras, cerdas duplas, entre outras.
Manter o seu pet sempre limpinho e cheiroso também é importante para evitar a queda de pelos. Mas é importante usar apenas shampoos e condicionadores específicos para cães, combinado?
A frequência também varia bastante de acordo com cada cachorro. No geral, um banho a cada 15 ou 20 dias pode ser o suficiente para prevenir problemas de pele.
Usar um bom antipulgas e carrapatos ajuda a prevenir infestações de parasitas e reduz a probabilidade de irritação na pele do seu pet, o que, por sua vez, pode diminuir a queda de pelos.
Por último, mas não menos importante, enriquecer o ambiente do seu cãozinho com brinquedos, atividades e estímulos mentais, bem como atividades físicas regulares, como passeios e brincadeiras ao ar livre, é a melhor forma de evitar o estresse.
Por mais que existam formas de amenizar o estresse, o seu pet ainda pode sofrer com a queda de pelos. Nesse caso, a avaliação de um médico-veterinário é extremamente importante e em hipótese alguma deve ser descartada.
Quando o assunto é alimentação canina, o barato pode sair caro! E não estamos falando apenas de dinheiro, mas sim das possíveis consequências que uma dieta desbalanceada por causar na saúde do seu pet.
É fundamental escolher uma ração de alta qualidade, de preferência as naturais, que são ricas em proteínas de alta qualidade, ácidos graxos essenciais e vitaminas e minerais importantes para a saúde da pele e da pelagem.
Quer conhecer algumas opções de rações naturais para o seu peludinho preferido e evitar a queda de pelos? Clique aqui embaixo e confira!
Somos uma equipe apaixonada por animais! Buscamos ajudar os tutores de pets em diversos cuidados e necessidades. Por isso, nos dedicamos para oferecer os melhores conteúdos e produtos para cachorros, gatos, aves, roedores, peixes e outros bichinhos! 🐶🐭🐱🐰🦜😍
Destaques
2 min
Cachorro
11 min