
Cachorro
1 min
Por causa do trabalho e outras obrigações é comum que cães fiquem uma parte do dia sozinhos em casas ou apartamentos. Alguns não lidam muito bem com a solidão no início, apresentando alterações no comportamento. Tristeza, apatia, destruição de móveis ou objetos, latidos em excesso e xixi e cocô fora do lugar são sinais de algo está errado.
Esses podem ser sinais de que o cão está sofrendo de ansiedade da separação. O cachorro sozinho deve ser constantemente estimulado para que não se sinta entediado e estressado. Reunimos alguns hábitos que você pode adotar para ajudar nessa tarefa. Confira!
Segundo a pesquisadora americana Debra Horwitz, de 20 a 40% dos atendimentos prestados aos cachorros são casos de ansiedade de separação. Uma boa dica para saber se o seu pet sofre com essa ausência é utilizar uma câmera para acompanhar tudo o que acontece quando você não está em casa.
Deixe a TV, rádio ou computador ligado em um volume não muito alto. Você pode até escolher uma playlist de música relaxante para seu pet, o que acha?
Invista em comedouros e bebedouros automáticos que irão facilitar a alimentação e hidratação do seu cão. O modelo se abastece automaticamente, garantindo a quantidade adequada de água e comida sempre fresca para seu melhor amigo!
Não deixe seu cachorro solto pela casa. Ainda que um espaço maior pareça mais adequado, os cãezinhos se sentem ainda mais solitários em locais grandes. Delimite apenas alguns cômodos para eles ficarem enquanto você estiver fora.
Verifique se há riscos no ambiente em que ele ficará. Tomadas, fios, produtos de limpeza e outros itens podem apresentar riscos ao seu cachorro. Lembre-se que você e nem ninguém estará em casa para socorrê-lo caso aconteça algum acidente.
Se o seu cachorro fica sozinho durante muitas horas, instale câmeras nos cômodos. Existem máquinas que filmam, gravam e até opções com visão noturna. Algumas até permitem que você acompanhe tudo pelo seu celular!
Deixe em casa algum item com seu cheiro, como uma camiseta ou um pano. Assim, ele irá sentir sua presença e ficar mais relaxado.
Faça passeios com seu cãozinho antes de sair de casa. Assim, ele gastará energia e ficará cansado, passando uma boa parte do tempo dormindo ou descansando enquanto você estiver fora.
Deixe disponível, no mínimo, três brinquedos seguros. Evite os modelos que soltam peças que podem ser ingeridas, causando engasgues. Não ofereça todos os brinquedos de uma vez só, faça rodízios para que ele não enjoe das brincadeiras rapidamente.
Na hora de sair, manere na despedida. Ela deve ser rápida e pouco sentimental, para que o cãozinho se acostume com esse hábito diário. Alguns especialistas recomendam até não se despedir do animal antes de sair.
Ter mais de um cãozinho é também uma ótima opção. Assim, eles gastam mais energia brincando durante sua ausência e não se sentem desamparados com a falta de companhia. Mas lembre-se que isso envolve ainda mais responsabilidades!
Se for ficar muito tempo fora de casa, não arrisque a vida do seu amigo. Deixe seu cãozinho com alguém de confiança, um pet sitter ou em uma creche ou hotel para cachorros. Você ficará mais tranquilo e ele, com certeza, também!
Assim que chegar em casa, espere um tempo para matar a saudade do seu cachorro. Caso contrário, ele irá passar todos os dias esperando ansiosamente por esse momento. Assim que ele acalmar, você pode fazer a festa, mostrando a “recompensa” que ele teve por esse comportamento.
Caso seu cachorro tenha feito alguma bagunça ou destruído algum móvel, de maneira alguma tente ensiná-lo com punições. Elas são totalmente traumáticas e irão influenciar ainda mais nessa dificuldade de separação.
Se você identificar algum comportamento diferente no seu cachorro que fica sozinho em casa, procure um veterinário qualificado e de confiança. Ele irá apresentar meios para diminuir essa dor da ausência.
Para entender melhor seu amigo peludo, é fundamental saber quais são as principais características da raça dele. Assim, você sabe exatamente como agir em cada situação. Por isso, a Tudo de Bicho preparou um Guia de Raças completinho para você saber tudo sobre o seu pet. É gratuito!
Publicitária, pedagoga, apaixonada pela vida e extremamente curiosa.
Leitora voraz de vários assuntos, vidrada em tecnologia e desbravadora do mundo pet.