Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Hamster hibernando: cuidado no inverno.

Os hamsters são animais biologicamente influenciados pelas mudanças das temperaturas. Então, eles podem ser tão sensíveis às ações do tempo quanto outros animais e até os humanos, por isso é importante estar atento aos cuidados e ao sinais de um hamster hibernando.

Com a chegada do frio e de temperaturas mais baixas, os hamsters costumam hibernar, onde para gastar pouca energia o animal consegue desacelerar seu metabolismo, como se estivesse dormindo, com a respiração mais lenta e ficando mais difícil de despertar.

Por que os hamster hiberna?

A mudança repentina de temperatura, para baixas, é um dos principais fatores que levam os hamsters a hibernar.

Outro ponto importante é se a alimentação dos animais não está adequada faltando algum nutriente ou vitamina, isso faz com que o sistema imunológico fique baixo e o animal não tenha a resistência necessária para suportar as baixas temperaturas.

Devido à falta de energia, o organismo do animalzinho pode entender que é melhor poupar energia quando as temperaturas estão mais baixas.

É importante saber que os hamsters são animais naturalmente dorminhocos e de hábitos noturnos. Mas vale dizer que hibernar é diferente desses hábitos.  

O Hamster Sírio é a espécie mais comum no Brasil, e também passam pelo processo de hibernação. 

Como saber se seu hamster está hibernando:

O comportamento de hibernar pode assustar os tutores, mas não se preocupe, porque mesmo não sendo indicado para o bem-estar do animal, é uma coisa normal. 

  • A respiração diminui de frequência. Se o seu animal estiver hibernando lembre-se de que ele ainda está respirando, mas de forma discreta e lenta. 
  • O animal está desanimado, você irá notar que ele fica menos ativo na gaiola.
  • Eles podem criar ninhos, juntando papéis, panos e outros materiais disponíveis para construir um ambiente quentinho.
  • Na alimentação ele irá começar a reduzir a quantidade de vezes em que come. E também deixar de beber água normalmente.

Para deixar seu hamster mais seguro e aquecido é importante deixar a gaiola dentro de casa e sem contato direto com o chão, isso ajuda a deixar seu animalzinho menos suscetível às baixas temperaturas.

Reserve um espaço quente e longe do vento, além de alimentação e água à disposição, isso irá favorecer para que seu hamster aguente as temperaturas mais baixas. 

Para diminuir as chances dele entrar neste estado de defesa da hibernação, reforce o aquecimento da nos dias mais frios. 

Como manter seu hamster seguro nos dias frios

É recomendado manter o ambiente onde o animal vive acima dos 14ºC. Verifique o calor do corpinho dele, se o  animal estiver aquecido é um sinal de que está bem.

Observe os movimentos respiratórios ou certifique a região do tórax para sentir os batimentos cardíacos.

Caso o seu hamster esteja hibernando, o ideal é que você o acorde. Para isso, enrole o animal em um pano aquecido ou utilize o calor das suas mãos. Talvez ele não acorde imediatamente, é comum levar algumas horas. 

É preciso muito cuidado para acordar o roedor de forma correta e não causar nenhum ferimento. Tente acariciar os bigodes, caso haja alguma movimentação é sinal de que o bichinho está bem.

Quando o hamster acordar do momento de hibernar, é recomendado uma visita ao veterinário para avaliação correta.
Você tem hamster? Conta aqui pra gente

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo