Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Cuidados com o pet nesse verão

O verão chegou com tudo! Temperaturas altas, aquela vontade de ir para a praia, pegar uma piscina, fazer uma viagem para o sítio e até um passeio no parque. Nada mais gostoso do que fazer toda a programação na companhia da família, amigos e claro com a presença do pet!

É nessa época que o sol não dá muita trégua, deixando os dias sempre bem aquecidos, e assim como é benéfico para produção de vitaminas em nosso corpo, pode ter efeitos negativos se em excesso. 

Para curtir todos esses momentos com tranquilidade é preciso tomar certas precauções, não só para nós, mas principalmente para o nosso amigo de quatro patas. É dever do tutor proteger e prevenir os possíveis danos à saúde do animal.

Confira aqui algumas dicas para evitar que seu pet sofra nesse verão:

Hidratação intensa

Mais que necessário, é primordial manter seu animalzinho sempre hidratado. Assim como os humanos, os animais transpiram, e no calor o suor pode ser intenso, por isso é necessário oferecer água com mais frequência. Você pode colocar pedras de gelo na água para refrescar ainda mais e se a temperatura estiver muito elevada, vale colocar água congelada em garrafas pet e espalhar pela casa, assim o seu animalzinho vai ter mais uma maneira de se aliviar do calor. Além disso, colocar os brinquedinhos no congelador é uma boa pedida, assim a brincadeira fica mais gostosa.

Exposição ao Sol moderada

Os raios solares são menos intensos antes das 10h e após as 16h, por essa razão é melhor optar por esses horários para fazer passeios com os pets. A exposição ao sol intenso pode causar vários danos à saúde do animal, então além de se atentar aos melhores períodos do dia. Procure um veterinário para indicar o melhor protetor solar para seu bichinho, a até mesmo, se preciso, o uso de uma pomada específica para os coxins “almofadinhas das patas”.

Lembre-se que animais braquicefálicos (com focinhos curtos) como cães das raças Pug, Bulldog e Shih-Tzu e gatos Persas, são mais suscetíveis a hipertermia e choque térmico. Eles precisam de cuidado extra! Limite os exercícios, faça mais pausas, ofereça mais água e líquidos, fuja do sol e do calor!

Para ter certeza se é um bom momento para o passeio, faça o teste: coloque sua mão no chão e se conseguir ficar durante 40 segundos ininterruptos, o passeio tá liberado, caso não, espere mais um pouco para sair.

Pelos tosados

Seu pet tem pelos longos ou pelos escuros? Os pelos escuros tendem a absorver mais calor, e os pelos longos tendem a reter mais o calor, por essa razão, nesse período é bom manter o pet tosado. Com pelos baixos e escovação feita com maior frequência, eles podem se refrescar com mais facilidade.

Banho mais regulares

Uma maneira de ajudar aliviar os dias quentes é dar um banho e deixar o animal bem fresquinho, e para isso também existem algumas precauções. Ao chegar de um passeio não dê banho de imediato, isso pode causar choque térmico. Exponha primeiro o pet a uma sombra, ao ventinho do ventilador para diminuir sua temperatura corporal, depois o banho tá liberado. Não se esqueça de molhar primeiro as patinhas e orelhas depois o resto do corpo. Os banhos não precisam ser dados com muita frequência, pois shampoos e sabonetes podem ressecar ou irritar a pele do seu amigo.

Cuidado com Piscina/Mar

Se você for em algum lugar que tenha piscina ou se for na praia, nunca deixe seu pet sozinho. Caso queira que ele entre na água com você, habitue-o primeiro e se for possível utilize colete de flutuação para animais.

Cuidado com a casa e carro

Para proporcionar maior ventilação na casa deixamos as janelas abertas, sacada e até mesmo portas. Para quem mora em apartamento e tem pet é altamente recomendável que coloque tela em todas as janelas e na sacada, e para quem mora em casa, tome cuidado com portas e portões abertos. Os animais costumam tentar amenizar o calor indo para perto dos parapeitos e na parte externa das casas, por essa razão, redobre sua atenção.

O pet não pode ficar sozinho e muito menos com o carro todo fechado. O calor dentro do veículo pode levar o animal a óbito, por isso, o ideal é deixá-lo em lugares frescos.

Utilize enriquecimento ambiental

Uma boa pedida no verão é utilizar o enriquecimento ambiental. Piscininhas rasas de criança, vasos de plantas largos e grandes, baldes rasos e largos cheios de água com gelo proporcionam bons momentos para os bichinhos, são opções excelentes!

Picolés para pet

Você pode fazer em casa mesmo alguns picolés para oferecer ao seu animalzinho. É bem simples, fácil e prático. Você pode colocar em um copinho de plástico suco de frutas, pedaços de frutas, até petiscos em pedacinhos e depois deixe congelar por cerca de 5 horas e pronto, seu pet vai adorar a novidade!

Preste atenção no cansaço

Se seu pet apresenta sinais intensos de cansaço, como dificuldade de respiração, salivação intensa e prostrado preste atenção! Sintomas como intensa ofegação, aumento da frequência cardíaca, fraqueza muscular, vômitos, língua ou mucosas azuladas ou acinzentadas, e em casos mais graves perda de consciência e convulsões indicam choque térmico. Não perca tempo, coloque sacos de gelo nas axilas do pet, na região da barriga e entre as patas traseiras e corra para o veterinário. 

Pulgas e carrapatos

Essa época é a mais propícia para proliferação de pulgas e carrapatos (ectoparasitas), portanto atente-se, prevenção nunca é demais. Além de causar coceira intensa e inflamação da pele, esses ectoparasitas podem transmitir doenças graves para os pets. Portanto, mantenha em dia as doses antipulgas e carrapatos do seu amiguinho. Não compre qualquer produto, busque por recomendação do seu médico veterinário.

Com essas recomendações o sucesso vai ser garantido o verão inteiro, com muita diversão para você e para seu pet.

Gostou das dicas? Conta pra gente nos comentários!

Texto revisado por Verônica Delpino, veterinária parceira da Tudo de Bicho.
CRMV SP. 33.925

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo