Cachorro
6 min
A quarentena tem sido um período desafiador para toda a população, a rotina foi mudada por completo e os hábitos precisaram ser moldados à nova realidade. O isolamento tem trazido nova visão de mundo, a percepção das necessidades está sendo alterada progressivamente, e ao mesmo tempo que descobrimos como somos adaptáveis, compartilhamos um sentimento, saudade. Sentimos falta de viver a vida com a habitual liberdade e dividir nossos dias com as pessoas que amamos e que no momento não podemos ver.
Dentro desse cenário vamos encontrando maneiras para tornar os dias mais leves, e quem já é tutor de pet sabe bem como eles ajudam a controlar nossa ansiedade, e essa é uma das principais razões para o número de adoções crescerem durante a quarentena.
De acordo com ONGs e protetores dos animais a procura por cães e gatos teve um aumento de até 50% na quarentena. Além da procura por receber um bichinho como lar temporário, para pessoas que querem cuidar dos peludinhos até serem adotados.
A adoção de um pet envolve uma série de responsabilidades e o futuro tutor precisa estar ciente, assim ele e o bichinho terão uma convivência de qualidade e duradoura.
Confira aqui os principais cuidados que você precisa ter antes de levar um peludinho para casa.
Pesquise sobre o bichinho que está querendo adotar, geralmente as instituições que te conectam ao pet já possuem um grande número de informações. Ter esses dados facilita para saber se o bichinho vai se adaptar ao seu estilo de vida, ao perfil da sua família e a sua personalidade, afinal, vocês serão grandes amigos.
Garanta que tenha o espaço necessário para abrigar o novo integrante da família, quanto maior o animal, mais espaço ele irá precisar. Ele precisará de um cantinho todo só para ele, com sua caminha, bebedouro, comedouro, banheiro e claro para brincar.
Além do fator físico, você como tutor precisará prover qualidade de vida para esse bichinho, então cuide para que ele tenha uma boa alimentação, para que gaste energia e exercite seu corpo e também para que tenha suporte médico.
Assim como nós, os bichinhos também precisam manter uma certa rotina para que tenham um desenvolvimento saudável, então o acompanhamento do veterinário para saber exatamente como está a saúde do animal é imprescindível.
Com as orientações médicas você poderá dar o tratamento correto para prevenir inúmeras doenças, fazer o controle de pulgas e carrapatos e oferecer longevidade ao seu peludinho. Filhotes requerem muito cuidado e consultas mais frequentes ao veterinário, assim como animais que se encontram na melhor idade.
Outro ponto importante é oferecer passeios regulares, para que o pet se exercite tanto fisicamente quanto cognitivamente, afinal o contato com o mundo e com outros animais o auxilia a desenvolver vários comportamentos positivos e importantes para a vida. Lembrando que durante o período da quarentena, se for sair com seu bichinho, tenha todos os cuidados de higienização ao voltar para casa, limpando as patinhas e pelos.
Caso tenha algum outro animal em casa apresente o novo morador de forma gradual e fique sempre atento à convivência, a adaptação será mais fácil nesse período de quarentena por estar mais tempo em casa.
Acima de qualquer coisa, jamais aja por impulso, afinal se trata de uma vidinha. Dependendo do pet que você adotar ele terá uma média de 12 anos de vida, então verifique se você e sua família estão prontos para receber esse bichinho e se todos estarão comprometidos a cuidar dele também.
Tenha certeza que a adoção de um bichinho lhe trará muita felicidade, e que ele será seu companheiro, nessa quarentena e quando tudo passar!
Publicitária, pedagoga, apaixonada pela vida e extremamente curiosa.
Leitora voraz de vários assuntos, vidrada em tecnologia e desbravadora do mundo pet.
Cachorro
6 min
Destaques
2 min