Destaques
2 min
Como sabemos, os gatos são criaturas independentes, mas mesmo assim é importante estar atento aos cuidados com eles e também aos sinais que eles expressam. O seu gato está nervoso, estressado, talvez hiperativo ou agressivo? Para acalmar o gato é importante saber como ele está se sentindo. Há alguns sinais que você pode prestar atenção:
Se você acha que seu pet está estressado, tente descobrir o que está o deixando assim. Há vários motivos que podem deixar o gatinho estressado ou agitado, às vezes mudou algo no ambiente, ou existem barulhos, odores ou até pessoas diferentes que podem estar incomodando seu bichinho.
Avalie e observe se tem algo diferente, ou novo, para o seu gato que pode justificar o estresse, dessa forma você pode resolver a situação de forma correta e tranquila. Os gatos às vezes podem ficar estressados ou agressivos como forma de resposta quando sentem falta de cuidado do tutor, por isso é importante aprender a acalmar .
Certifique-se que todas as necessidades do animal sejam atendidas. Os gatos gostam de ter conforto, por isso cuide para que eles sempre tenham acesso a comida, água, caixa de areia e espaço suficiente para brincar. Todas essas coisas terão um papel importante em como eles estão se sentindo.
Cuide para que seu gatinho tenha muitas mantinhas macias, brinquedos e petiscos para ele ficar relaxado e calmo. Deixe também algumas prateleiras altas ou caixas em que ele possa criar um ambiente seguro, onde consiga se refugiar sem se sentir preocupado. Evite também barulhos altos e sons repentinos, para não assustar seu bichinho.
Nunca tente impedir os movimentos de seu gato, e manter ele em um ambiente fechado. Evite agarrar ou sufocar o gato, pois isso pode estressar ainda mais.
Se possível evite criar grandes mudanças na rotina ou estilo de vida do animal, pois isso pode levá-lo a sentir estresse ou ansiedade. Se a mudança for necessária, dê tempo e espaço para que os animais se adaptem.
Brincar com seu gato pode ajudar a livrá-los da hiperatividade e desestressar. Se o animal parece estressado, ofereça para ele seu brinquedo favorito. Com 10 minutos de brincadeiras eles já ficarão um pouco cansados e prontos para descansar.
Se o seu gato estiver fisicamente saudável e com suas necessidades satisfeitas ainda é possível que ele se sinta estressado, nervoso ou hiperativo. Se o comportamento dele mudou é sempre importante avaliar, há muitos sinais quando o animalzinho não está bem. Caso perceba algo diferente consulte um veterinário.
Gostou do nosso post? Comente aqui!
Publicitária, pedagoga, apaixonada pela vida e extremamente curiosa.
Leitora voraz de vários assuntos, vidrada em tecnologia e desbravadora do mundo pet.
Destaques
2 min
Cachorro
6 min
muito bom seu site gostei muito do seu conteúdo.Vou passar mais vezes para ver as atualizações.abraço para vcs.
Olá, Mateus! Tudo bem?
Ficamos felizes em saber disso. Sempre trazemos novos conteúdos, acompanhe!