Destaques
2 min
Os olhos do gato são uma região bem sensível e vulnerável a algumas doenças. Por isso, é importante que os tutores estejam atentos a qualquer indício de que os olhos do animal não estão funcionando corretamente.
A doença no olho do gato pode ter inúmeras causas e prejudicar a capacidade dos felinos de enxergar, levando-os em alguns casos à cegueira parcial ou total.
No geral, alguns sintomas podem ser identificados facilmente, como o bichano lacrimejando de forma excessiva ou com a membrana do olho aparecendo, chamada de “terceira pálpebra”.
Dessa forma, é preciso ficar atento para que as doenças oftálmicas em gatos não evoluam para um quadro mais grave. Quanto mais cedo diagnosticado, mais eficaz será o tratamento e as chances de cura.
Neste post, vamos descobrir as causas mais comuns e como identificar a doença no olho do gato antes mesmo que ela possa evoluir. Boa leitura!
É a doença mais comum nos bichanos e se trata de uma inflamação da membrana mucosa que cobre o olho do animal. É altamente contagiosa e pode ser provocada por diversos motivos.
Sintomas comuns da conjuntivite em gatos:
Existem alguns tratamentos caseiros para a conjuntivite em gatos com o uso da camomila, mas o mais indicado é procurar um médico-veterinário para o diagnóstico preciso e início do tratamento à base de antibióticos, pomadas, antivirais e outros medicamentos complementares.
Mais comum em felinos idosos, o glaucoma é o aumento da pressão intraocular e acúmulo de líquido aquoso na região dos olhos, causando dificuldade de enxergar e perda progressiva da visão.
É considerada uma doença “silenciosa”, então, os tutores devem estar atentos aos sintomas iniciais da enfermidade. Infelizmente, não é possível recuperar parte da visão perdida, mas é possível retardar o avanço do glaucoma.
Sintomas comuns do glaucoma em gatos:
Para saber como tratar a doença do gato no olho conhecida como glaucoma é necessário ter um respaldo médico, pois, em alguns casos, o gatinho já perdeu boa parte da visão. Colírios específicos e medicamentos controlados geralmente são indicados para o tratamento da enfermidade.
Comum em gatos idosos ou diabéticos, a catarata afeta a lente ocular, que gradualmente assume um tom esbranquiçado, impedindo que a luz entre no olho, deixando o bichano com a visão prejudicada.
Sintomas comuns da catarata em gatos:
Se você não sabe qual é a injeção para tratar doença no olho do gato, é provável que esteja pensando na catarata. O tratamento consiste no procedimento cirúrgico chamado de facoemulsificação, em que a remoção ou substituição da lente ocular, o que pode recuperar total ou parcialmente a visão do felino.
Trata-se da inflamação da úvea, uma região localizada na parte central do olho, composta pela íris, coroide e corpo ciliar. Pode ser causada por pequenas lesões e agressões no olho, como também por consequência de doenças preexistentes nos gatos, como a catarata.
Sintomas comuns da uveíte felina:
O tratamento mais indicado pelos profissionais veterinários após um diagnóstico de uveíte felina é por meio de colírios anti-inflamatórios específicos, a fim de diminuir a dor na região e melhorar o campo de visão do gato.
Ao contrário do que se imagina, o terçol nos felinos, assim como em humanos, é uma doença bacteriana que culmina no inchaço e vermelhidão de um ou dos dois olhos do bichano. A doença não costuma ser grave e pode ser curada em poucos dias.
Os sintomas mais comuns do terçol em gatos são:
É comum que o terçol desapareça sozinho, sem o intermédio de medicamentos ou tratamentos alternativos. Contudo, em alguns casos mais graves, são recomendados antibióticos e colírios específicos.
A origem da blefarite em gatos está na inflamação ocular causada por fungos, bactérias ou ectoparasitas. Na prática, trata-se de uma infecção nas pálpebras dos gatinhos, comprometendo sua visão, além de dores e incômodos na região.
Sintomas comuns da blefarite em gatos:
O tratamento vai depender da gravidade da doença. A blefarite micótica, por exemplo, pode ser tratada à base de antifúngicos tópicos, enquanto antifúngicos sistêmicos são indicados para casos mais graves.
Você sabia que existe uma doença, conhecida como “Doença de gato”, que pode ser transmitida aos humanos? Chamada de toxoplasmose (toxoplasma gondii), ela pode ser transmitida pelos gatinhos por meio de seus excrementos.
O parasita, que se aloja no organismo do gato, é expelido por meio das fezes do animal. Se acaso um humano tiver contato com os excrementos, mesmo que de forma indireta, pode ser acometido pela doença.
Na prática, a doença costuma não afetar tanto os humanos, que terão sintomas parecidos com uma gripe leve. Nos gatinhos, ela é um pouco mais agressiva e pode afetar órgãos importantes, como coração, pulmão e fígado, embora seus níveis de letalidade sejam mínimos.
Sendo assim, lembre-se de higienizar muito bem o local onde o gato circula, além de criar hábitos higiênicos no trato com os bichanos, como:
Seja qual for a doença no olho do gato, a dica mais certeira para evitar problemas oculares nos felinos é sempre prestar atenção no comportamento e sinais que o bichano demonstra.
Se perceber que o animal lacrimeja muito, coça a região dos olhos com frequência ou não parece enxergar bem, pode ser que ele esteja com algum problema de visão.
A higiene com o gatinho também deve ser exemplar, deixando o local da caminha e caixa de areia limpos e em espaços arejados. Cumprir todo o calendário de vacinação e vermifugação também pode evitar doenças oculares nos peludos.
Para saber como acabar com doença no olho do gato, seja ela qual for, é fundamental procurar respaldo de um médico-veterinário de confiança ao perceber qualquer alteração. É esse especialista que indicará o tratamento mais adequado para o seu gato de acordo com a idade e estado de saúde dele.
Tem em mãos a prescrição dos medicamentos feita pelo médico–veterinário? Basta clicar no banner abaixo e conferir os diversos medicamentos para os gatinhos disponíveis no pet shop online da Tudo de Bicho!
Somos uma equipe apaixonada por animais! Buscamos ajudar os tutores de pets em diversos cuidados e necessidades. Por isso, nos dedicamos para oferecer os melhores conteúdos e produtos para cachorros, gatos, aves, roedores, peixes e outros bichinhos! 🐶🐭🐱🐰🦜😍
Destaques
2 min
Cachorro
4 min